18/12/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Aula 01: Arte Moderna
O professor deverá iniciar a aula apresentando o tema Arte moderna aos alunos, para isso utilize:
O texto “Arte moderna” disponível no site Itaú Cultural: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=355
O texto “ Semana de arte moderna” disponível no site Itaú Cultural: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=marcos_texto&cd_verbete=344&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=10
O texto “Sociedade Pró-Arte Moderna - Spam” disponível no site Itaú Cultural:
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=marcos_texto&cd_verbete=3772&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=10
O vídeo sobre o Modernismo no Brasil e o escritor Mário de Andrade:
O professor deverá discutir com os alunos sobre as transformações apontadas nos textos com os depoimentos do vídeo. Para isso sugerimos que o professor divida a turma em 3 grupos. Cada grupo analisará um texto.
Após a analise dos textos os alunos apresentarão os pontos importantes de cada texto e o professor fará uma complementação com os relatos apresentados no vídeo.
Aula 02: Moderno ou Modernismo
Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre o modernismo e seu contexto histórico deverão explorar o simulador Modernismo passo a passo, disponível no site do Itaú Cultural: http://www.itaucultural.org.br/modernismo/home2.html
Aula 03: Produção
Os alunos deverão escolher um dos artistas apresentados no simulador e fazer uma pesquisa mais apurada sobre ele, isto é, contemplando os seguintes pontos:
- nome do artista
- principais obras
- importância no cenário artístico nacional
- contexto histórico
O resultado da pesquisa deverá ser apresentado em um blog com imagens, áudios e vídeos, além da produção textual sobre o artista escolhido.
A turma poderá ser dividida em duplas ou trios para realizar a atividade. Sugerimos o Blogger para criação do blog. https://www.blogger.com/start?hl=pt-BR%3Futm_campaign&pli=1
Durante a atividade o professor deve orientar os alunos a registrarem suas descobertas, dúvidas ou discussões, além de visitarem os blogs dos colegas fazendo contribuições para as pesquisas.
Professor! Estipule um prazo limite para postagem do material, visite todos os sites e faça comentários sobre os pontos positivos e negativos de cada pesquisa, sugira links e outras fontes para complementar a pesquisa caso necessário.
Nome | Tipo |
---|---|
Mario de Andrade: reinventando o Brasil [Mestres da literatura] | Vídeo |
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/11/2011
Cinco estrelasA proposta é muito instigante e motivadora. Adorei a ideia da criação de um blog como eixo de discussões e pesquisas para os alunos. A dica fica para o ano que vem, pois só agora é que a inclusão virtual chegou à escola.
26/10/2011
Uma estrelapara nos professores e uma ajuda a mais,novas ideias para o nosso desenvolvimentos em sala de aula.
08/08/2010
Cinco estrelasExcelente aula, mas é uma pena que não dispomos de laboratório de informática na escola, para que possamos fazer uso do que a tecnologia tem a nos oferecer de bom, e por se tratar de escola pública, nem todos os alunos tem acesso a internet no seu cotidiano. Enquanto essa realidade não muda, vamos nos esforçando para fazer o melhor, acreditando que algum dia teremos mais recursos para enriquecer nossas aulas. Valeu!
30/05/2010
Cinco estrelaseu amei esse site....e eu gosto tanbem muito das artes marciais