30/11/2009
Simone Alencastre Gloria Maria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Desenvolver procedimentos de leitura;
Ampliar as habilidades de localização de informações implícitas;
Inferir uma informação implícita no texto;
Caracteristicas do gênero textual “ musica”.
Apresentar um vídeo ou CD da música “ Bicharia” dos Saltimbancos.
O CD original, lançado em 1977 tem a seguinte capa:
No YouTube é possivel encontrar várias opções tais como:
http://www.youtube.com/watch?v=FXPB1vQg9ZM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=O2heEiVlj-8&feature=related
Concomitante, distribua a letra da música:
Bicharia
Chico Buarque
Composição: Enriquez/Bardotti/Chico Buarque
Au, au, au. Inha in nhó.
Miau, maiu, miau. Cocorocó.
O animal é tão bacana
Mas também não é nenhum banana.
Au, au, au. Inha in nhó.
Miau, maiu, miau. Cocorocó.
Quando a porca torce o rabo
Pode ser o quiabo
E ora vejam só.
Au, au, au. Cocorocó
Era uma vez
(e é ainda)
Certo país
(E é ainda)
Onde os animais
Eram tratados como bestas
(São ainda, são ainda)
Tinha um barão
(Tem ainda)
Espertalhâo
(Tem ainda)
Nunca trabalhava
E então achava a vida linda
(E acha ainda, e acha ainda)
Au, au, au. Inha in nhó.
Miau, maiu, miau. Cocorocó.
O animal é paciente
Mas também não é nenhum demente.
Au, au, au. Inha in nhó.
Miau, maiu, miau. Cocorocó.
Quando o homem exagera
Bicho vira fera
E ora vejam só.
Au, au, au, Cocorocó.
Puxa, jumento
(Só puxava)
Choca galinha
(Só chocava)
Rápido, cachorro
Guarda a casa, corre e volta
(só corria, só voltava)
Mas chega um dia
(Chega um dia)
Que o bicho chia
(Bicho chia)
Bota pra quebrar
E eu quero ver quem paga o pato
Pois vai ser um saco de gatos
Au, au, au. Inha in nhó.
Miau, maiu, miau. Cocorocó.
Cante com seus alunos mais de uma vez. Peça-os que identifique qual o tema central da música. A resposta provalmente deverá ficar no campo do senso comum.
Buscando uma leitura do intertexto, conte sobre a situação nacional, quando do lançamento do CD, cito:
. O GOLPE DE 64 E OS 30 ANOS DE GOVERNOS MILITARES
. A CENSURA PRÉVIA ÀS ARTES;
. O MOVIMENTO DE RESISTENCIA DOS ARTISTAS, COM OBRAS DE PROTESTOS E DENUNCIA
Apresentando o contexto, leia mais uma vez a música e diga que os autores buscaram ludibriar a censura criandouma analogia entre os setores da sociedade e os animai citados na musica. Questione-os sobre cada animal: Quem o jumento representa? E a galinha? O Cão? E o Gato? Quem é o Barão? Que pais é esse, mencionado na letra? Provoque a procurar as respostas na própia música e nos conhecimentos socialmente construidos que eles têm desses animais .
Possibilite que eles cheguem a conclusão que os autores buscaram identificar o jumento com o trabalhador, a galinha, a família, o cão, a polícia e o gato, os artistas, que o Pais é o Brasil e o Barão, os governantes.
Após o entendimento das informações subilinares presentes na música, marque as expressões contidas na música, tais como: “Quando a porca torce o rabo”, “ Bota pra quebrar”, “ Eu quero ver quem paga o pato”, e construa coletivamente o sentido de tais expressões, dentro do contexto da música e da qual ela foi construida. As opiniões sobre o significado de cada uma das expressões podem compor o mural da sala.
Após cantar mais uma vez a musica, peça-os que, a partir das informações debatidas e construidas em sala identifique qual o tema central da música.
Peça-os que escrevam a opinião sobre qual era ao intenção dos compositores ao lançar essa musica no período da ditadura.
Ao termino , solicite que os alunos leiam suas respostas para o grupo.
CD contendo as gravações,
Dvd
O professor avaliará o aprendizado durante as discussões em sala nas relações cotidianas, observando se os alunos estão praticando o ouvir com atenção , adequando sua intervenções ás diferentes situações sociais e sabendo interagir oralmente respeitando as regras de convencias dos diferentes ambientes.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!