Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Biografia_ "Esta é nossa turma!"

 

01/12/2009

Autor y Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá conhecer a função e o uso de um texto biográfico, bem como exercitar a escrita e leitura deste.

Duração das atividades
aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética, capacidade de leitura e interpretação de texto.

Estratégias e recursos da aula

A finalidade dessa aula é aproximar os alunos de textos biográficos. Sabemos que este texto trás informações sobre a trajetória de vida de uma pessoa, sendo muito comum encontrá-los na contra capa de livros, entre outros meios.

1 - LEVANTAMENTO DA QUESTÃO_ Para desenvolver o trabalho sobre esta temática sugiro que faça uma sondagem e registro da história, poesia ou música preferida de cada aluno. Fica a seu critério a flexibilidade de deixá-los escolher entre três temas ou já estabelecer um único, por exemplo, história.

Com estes dados em mãos questione e apresente às crianças a seguinte questão: quem escreveu está história? Quem é esta pessoa?

Certamente, surgirão algumas hipóteses. Mas, haverá também, crianças que não saberão dizer, quem são os autores, ou mesmo saberão, contudo não terão dados, informações biográficas sobre os respectivos.

2 - INICIO DO DESENVOLVIMENTO_ Diante desta coleta de dados e sondagem, o segundo passo é solicitar ao grupo que pesquise sobre a biografia destes autores ou artistas. Isso poderá ser um para casa/lição de casa. Mas, poderá também, ser uma atividade a ser desenvolvida com matérias da biblioteca de sua escola ou ainda por você somente.

O importante é que as crianças possam ter acesso à leitura, interpretação e observação de um ou mais textos biográficos.

3 – OBSERVAÇÃO E ANALISE_ com todo material de pesquisa em mãos organize a turma em duplas ou trios. Cada criança deverá receber um texto biográfico, o qual deverá ler atentamente duas vezes. Após esta leitura, ela tem a missão de apresentar aos demais colegas do grupo as informações contidas no texto. Assim também, deverão fazer os outros integrantes, de modo que o grupo saiba sobre quem o texto fala e o que fala. Se houver tempo, sugiro que este momento não fique restrito à apresentação oral de cada integrante do grupo. É pertinente que cada criança leia também os outros dois textos do grupo a que pertence.

Após este conhecimento breve, o grupo deverá registrar em uma folha grande (meio Kraft/cartolina ou A3) os principais aspectos comuns a um texto biográfico, de acordo com a observação dos três textos trabalhados pelo grupo.

Uma vez registrado cada grupo deverá fazer uma exposição oral sobre as principais observações e então afixar no mural da sala os textos e a análise.

4 – SITEMATIZAÇÃO INICIAL _ Agora, que as crianças se aproximaram e compreenderam a finalidade e característica de um texto biográfico, solicite que registrem individualmente em seu caderno um texto que visa explicar / definir e caracterizar um texto biográfico.

5 _ ÁLBUM BIOGRÁFICO DA TURMA_ Este álbum visa possibilitar uma maior aproximação entre os colegas e família, além de viabilizar a vivência das crianças com o texto biográfico.

a) Primeiramente, informe aos familiares, por meio de um bilhete que este trabalho será desenvolvido com envolvimento e participação de todos os moradores da casa, onde a criança vive. Portanto, sua família. Aproveite este mesmo bilhete e explique aos repensáveis, o que é um texto biográfico, assim ficará mais fácil à participação e compreensão de todos. Trate do assunto, com as crianças em sala. Ok!

b) Organize em um fichário ou um arquivo grupos de folha A3 dobradas ao meio. Para caprichar, poderá decorar a margem com folha color set, por exemplo. A folha A3, dobrada ao meio (na posição horizontal) deverá envolver a folha tamanho A4. As folhas em tamanho A4, deverão ser na quantidade necessária para cada família, levando em consideração que cada integrante da casa desenvolverá a atividade em uma folha. Então, se na casa da aluna Giovanna há 5 moradores (incluindo a criança) dentro da folha A3 eu devo colocar cinco folhas A4.

Estas folhas deverão ser furadas na posição vertical no lado esquerdo, a fim de serem encaixadas nos ganchos do arquivo ou fichário.


c) Cada criança levará as folhas e a orien tação para que seja feito o registro. Se considerar importante, para complementar, entregue para cada família uma copia de um texto biográfico para que fique ainda mais evidente o que será tratado na escrita.

Solicite então, que cada membro da família escreva sua biografia, priorizando as informações que considerar mais interessante, bem como aquelas que se sentir à vontade para dizer.

Adiante no bilhete que orientará o desenvolvimento da atividade em casa, caso haja algum integrante da família com dificuldade e/ou impossibilidade de registro, um terceiro poderá fazê-lo em seu lugar, podendo ser até mesmo o(a) aluno(a). De modo, que esta pessoa “impossibilitada” relate e a outra escreva. Assim, não faltará nenhum familiar.

Na folha A3 que envolve o registro e deve ter o nome da criança, solicite que a família faça um desenho, um “retrato” de família. Esta será a capa do trabalho!

Evidencie que a criança deverá participar, ler e conhecer todos os textos escritos por sua família.

É importante que estabeleça um prazo de aproximadamente oito a quinze dias para o desenvolvimento do trabalho. Assim, a família terá como se organizar melhor.

d) No dia agendado, recolha todos os trabalhos e o organize em ordem alfabética (de acordo com o nome do aluno, que consta na “capa”). Agora, vamos dar inicio a um “Giro biográfico”. Em um saquinho coloque o nome de todos os alunos, e todo dia você fará um sorteio para saber quem levará para casa o livro de biográfico da sua turma. Defina e esclareça, com os alunos e familiares, o tempo que cada criança poderá ficar com o material em casa. Destaque, que este material possibilita uma maior aproximação da trajetória de vida do grupo. Você pode colocar ainda, no fichário/arquivo um envelope, para que durante a visita do livro biográfico as famílias e as crianças, possam deixar recados, depoimentos.

e) No final do “giro biográfico” você poderá agendar um lanche coletivo, que conte com a presença e participação das famílias. Organize uma roda de bate papo neste encontro para que todos, você, família e crianças possam expressar as provocações desta vivência. Convide-os também a levar álbuns de fotografia das crianças. Estou certa, de que será um encontro diferente e muito divertido!

Avaliação

Professor(a), este trabalho vai para além do conteúdo em que se pode avaliar a escrita, a observação, análise e a compreensão e uso do gênero. Na prática ora proposta o grupo e também você poderá se aproximar e conhecer mais da realidade de vida dos seus alunos e também das pessoas que fazem parte do seu cotidiano. Certamente terá em mãos o resultado de um trabalho que contribui para formação humana do grupo e que poderá colaborar na sua compreensão do perfil da turma e também dos possíveis projetos e/ou atividades a serem propostos a seguir. Por fim, destacamos ainda, que está é uma significativa oportunidade de conhecer a função e uso do texto biográfico, bem como o exercício da leitura deste.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.