Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fábulas em dois gêneros

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

MESQUITA - RJ E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

Simone Alencastre Glória Maria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolver a capacidade de reconhecer os diferentes textos, sobre o mesmo assunto, com apresentação gráfica distinta.
• Identificar o propósito desses textos em suportes e gêneros diversos;
• Interpretar um texto com auxílio dos quadrinhos;

Duração das atividades
1 aula –50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer as características do texto “ Fábula”

Estratégias e recursos da aula

Entregue o 1º texto, contendo imagens, referentes à Fábula “ A formiga e a Pomba” e peça que eles observem e identifiquem as ações que se sucedem.
1º texto:

http://lh5.ggpht.com/_bRECow_nLKI/SfJDENc61XI/AAAAAAAAbUM/_C_SeC8ImK8/socorro%20na%20hora%20certa.jpg


Anote no quadro o entendimento coletivo para cada ilustração.
Depois entregue o 2ª texto, com a história impressa e faça uma leitura para turma:
2ª texto:

http://lh5.ggpht.com/_bRECow_nLKI/SrAUa5GVuEI/AAAAAAAAk-Q/JkslAKW1FFg/a%20formiga%20e%20a%20pomba.JPG


Problematize os textos. Relacionamos uma sequência de perguntas que acho adequadas para facilitar e encaminhar o debate em sala:
• Há algum relação entre o 1º texto e o 2º texto?
• .Qual as semelhanças entre as histórias e quais as diferenças?
• Qual foi de mais fácil entendimento?
• Houve uma ampliação de sentido, após as duas leituras?
• A compreensão da turma sobre o texto com imagens foi consonante com o texto sem imagens.?
No quadro negro, onde já está registrada a interpretação da turma sobre o texto 1, deve-se acrescentar um quadro de registro sobre semelhanças e diferenças entre os textos, para proporcionar elementos ao professor para as considerações finais sobre a atividade.

O papel do professor é de provocar a reflexão, levando-os a compreender de que , ambos os textos, contam a mesma fábula, porém se utilizando de linguagens diferentes,de formas gráfica distintas, porque há várias formas de expressão, públicos com caracteristicas e necessidades diferentes e para cada uma dessas linguagens há um suporte específico.

Encerre a atividade, solicitando que eles produzam um 3º texto, acrescentando legendas para o texto 1 e ilustração para o texto 2. Afixe o resultado do trabalho no mural da sala.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser feita do decorrer do processo , observando como e quais alunos estão avançado na compreensão dos diversos gêneros e suportes, assim como a interpretação textual.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.