18/12/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Aula 01: Resgatando a cultura indígena
O professor deverá iniciar a aula questionando seus alunos sobre seus conhecimentos em relação à cultura indígena: (sugestão de perguntas)
- alguém utiliza algum utensílio criado pelos indígenas?
- quem armazena água em filtro de barro?
- quem tem panela de barro em casa?
- quem tem vaso de flor de barro?
- quem tem santo de barro?
Para contextualizar a aula o professor pode levar os objetos a serem identificados pelos alunos, como por exemplo: panelas de barro, vaso de barro, filtro de água, santos de barro.
Após apresentar os objetos para a turma o professor pode utilizar os vídeos: A história do barro disponível em http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/historiadobarro.swf com algumas imagens de objetos produzidas a partir do barro.
O vídeo “Belém” fala um pouco de como são feitos os vasos marajoaras.
Professor verifique em Recursos Complementares alguns sites sobre a cultura marajoara e a técnica de escultura com argila.
Os vídeos a seguir explicam como é preparada a argila e o processo de fabricação dos vasos, panelas, utensílios em geral com barro.
A produção de Cerâmica - http://br.youtube.com/watch?v=BQjCm7Vi6gQ
Cerâmica do Alto Vale do Ribeira - Manoel Nascimento - http://br.youtube.com/watch?v=3I46PCRe-l0
Aula 02: Paneleiras, torneiros e figureiros
Professor apresente para seus alunos os utensílios de cerâmica produzidos na atualidade e contextualize informando a região onde é produzido.
Na cultura popular famílias inteiras trabalham na mesma profissão, e são conhecidos como artesão que criam produtos com couro, madeira ou argila. As funções são bem definidas, por exemplo: os homens são responsáveis por buscar o barro e fazer os potes, são denominados torneiros; as mulheres são as paneleiras, pois produzem panelas seguindo a tradição indígena. As crianças também participam da produção esculpindo bonecas ou pequenos animais, dessa forma vão aprendendo a trabalhar com o barro.
Professor! Relembre a turma o vídeo “A história do barro” e identifiquem as profissões: paneleiras ou torneiros.
Agora vamos conhecer um pouco mais sobre os figureiros! Contextualize com seus alunos.
“As tradições indígena e portuguesa, na produção de cerâmica, juntou-se a influência dos negros, que incrementou as formas e imaginação dos ceramistas figureiros. Pernambuco é o estado-símbolo da tradição da arte figureira, que tão bem expressa o dia-a-dia das pessoas. Na cidade de Caruaru, no bairro do Alto do Moura, encontramos a representação máxima dessa arte, sobretudo na escola que se formou em torno de mestre vitalino, destacando-se Zé Cabloco e Manuel Eudócio Rodrigues”. Tercival Tirapeli.
Conheça um pouco mais da obra desses artesãos no site http://www.ceramicanorio.com/artepopular.html
Professor apresente para seus alunos algumas esculturas produzidas no nordeste.
Bonecas Carajás
Vendedora de cerâmica
Procissão
Pavão
Banda de Pífanos
Grupo de Maracatu
Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre os figureiros é hora de colocar a mão no barro!
Com base nos conhecimentos adquiridos até o momento os alunos irão criar esculturas que remetam a sua história de vida, sua família, comunidade ou região, o objeto a ser criado é livre. Entretanto, tem que contemplar uma cena do cotidiano.
Para realizar a atividade sugerimos duas opções para o professor: utilizar argila ou massa de modelar. Ao optar por argila os alunos necessitarão de um prazo maior para entregar a atividade, pois deverão deixar ao sol para secar e depois pintar.
Aula 03: Exposição dos trabalhos
Professor prepare um espaço na escola para exposição dos alunos!Os alunos deverão elaborar as etiquetas de identificação das obras contendo: artista, técnica, tamanho.
Para entregar ao professor os alunos deverão fazer um texto descrevendo sua obra, o material empregado, o motivo da cena e as dificuldades que encontrou ao realizar a atividade.
Sugestão de Avaliação:
Critérios | 100 | 80 | 50 |
Participação | Participou de todas as atividades propostas e contribuiu para discussão | Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão | Não participou das discussões, apenas realizou algumas atividades, não contribuindo para o grupo |
Criatividade | Bem criativo, soube utilizar os materiais disponíveis, qualidade no contraste de cores, qualidade no acabamento | Bem criativo, pode melhorar o acabamento e combinar melhor as cores | Pouco inovador, precisa melhorar o acabamento e combinação das cores |
Produção de texto | Descreveu com clareza seu trabalho, cena abordada, materiais utilizados. Boa articulação das idéias | Descreveu com clareza alguns pontos do trabalho, deixando de relatar algumas ações e dificuldade de articular as idéias. | Dificuldades de descrever o trabalho e de articular as idéias |
Nome | Tipo |
---|---|
Belém | Vídeo |
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/08/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante e fiquei chateada por ter visto só agora! Poderia ter ministrado uma aula muito mais interessante. Obrigada.
24/03/2010
Cinco estrelaseu achei muito legal