29/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sara Villas e Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
É muito importante oferecermos aos alunos oportunidades de refletir sobre o passado, o tempo, a cronologia, pois esses conceitos serão alvo do ensino e aprendizagem da História ao longo dos estudos durante todo o período escolar. Nessa fase da alfabetização, os alunos ainda têm uma noção muito rudimentar do passado ou da noção de tempo em geral. A observação, descrição e a discussão de fotografias são ótimas formas de se desenvolver a noção de tempo, pois através delas os alunos podem reconhecer transformações ou permanências indicativas da relação passado/ presente/futuro. Nesse sentido, procuramos criar oportunidades para que os alunos possam desenvolver suas habilidades de escrita e leitura juntamente com o desenvolvimento de outras noções e habilidades relacionadas à História. As legendas, gênero textual que acompanha as imagens, poderão ser exploradas quanto às suas especificidades e quanto ao uso social e escolar (principalmente nos livros didáticos) das mesmas.
A aula que apresentaremos a seguir foi construída na perspectiva de desenvolvimento conjunto da alfabetização e das noções de tempo. O exemplo que utilizaremos: a Praça Sete, localizada no centro de Belo Horizonte pode e deve ser adaptado para a realidade no qual você e seus alunos estejam inseridos.
I- OBSERVANDO UMA FOTO ATUAL
Iniciamos a aula projetando uma fotografia da Praça Sete atuais (ou de um lugar da cidade conhecido pelos alunos) e solicitando que a observem cuidadosamente. Inicie então a exploração da fotografia com perguntas tais como:
O que essa fotografia nos mostra? Uma escola? Uma cidade? Um cruzamento entre ruas? Uma praça? Vocês sabem que lugar é esse? Ele se parece com algum lugar de sua cidade?
Alguém já esteve nesse lugar?O que elemento ou coisas aparecem nessa fotografia?
EXEMPLO/ PRAÇA SETE- BELO HORIZONTE
FONTE: http://www.mandatoeletronico.com.br/gabinete/imgs/neusinha/clipping2detalhe1praca_sete.jpg
Acessado em 10/11/2009
Em seguida peça que escrevam no caderno uma lista de coisas que podem ser encontradas na fotografia. Se já tiver trabalhado com sua turma com o gênero textual lista, esse será um ótimo momento para verificar se já dominam sua organização na folha. Caso esse gênero ainda não tenha sido apresentado a sua turma aproveite para fazê-lo, explicando-lhes além de sua organização, sua função, e situações mais frequentes de utilização das listas.
A partir da realização individual da lista, faça uma lista completa no quadro, pedindo que um aluno de cada vez cite um aspecto que observou na fotografia. Aproveite esse momento para movimentar a discussão exploratória da fotografia, relacionando os aspectos citados por meio de questionamentos do tipo: Tem pessoas na foto? Muito ou poucas? O que estão fazendo? Tem carros? Ônibus? Como eles são? Eles se parecem com os que vemos em nossas ruas atualmente? O que é que aparece no meio desse lugar? E as ruas como elas são (largura, calçamento etc)? Tem casas? Prédios? Como eles são?
Se não citarem o nome do lugar você deverá falar que ele se chama: Praça Sete. E a partir daí questionar: ele se parece com as praças que conhecemos? Quais são as diferenças? Por que então recebeu esse nome? Deixe então essa questão em suspenso…
É uma foto colorida ou preta e branca? Essa foto é atual, ou seja, foi tirada recentemente, ou parece uma foto antiga? Como isso se comprova? (conduza a discussão para a conclusão de que essa é uma foto atual, principalmente pela semelhança dos seus elementos com os atuais)
Finalize essa atividade discutindo com a turma um título para essa lista orientando para que ele contenha uma síntese da discussão: reconhecendo o lugar e a época da foto.
II- OBSERVANDO UMA FOTO ANTIGA E COMPARANDO COM A ATUAL
Em seguida, projete uma outra fotografia do mesmo lugar, só que em um tempo diferente.
(Foto tirada entre 1940 e 1950)
FONTE: http://www.ufmg.br/boletim/bol1605/img/praca-sete.jpg Acessado em 10/11/2009
Diante dessa segunda fotografia faça questionamentos semelhantes aos feitos inicialmente com a primeira de modo a conduzi-los à conclusão de que as fotografias representam o mesmo lugar só que em tempos diferentes. Solicite, então, que façam outra lista, agora com os elementos dessa segunda foto. Peça que comparem as duas listas e circulem, nessa segunda, os elementos que também apareceram na primeira lista.
Ao discutir essa comparação entre as duas listas, tenha como suporte a projeção das duas fot ografias lado a lado para que possam tirar dúvidas.
Peça os alunos para falarem quais são os elementos que só aparecem em uma lista e discuta o motivo deles não aparecerem nas duas, conduzindo a turma para a identificação das transformações e das diferentes épocas que as fotografias retratam.
Procure direcionar a discussão para o fato de que são fotos tiradas em épocas diferentes (com um intervalo de mais de 60 anos entre elas) fazendo–os perceber que as cidades estão em constante transformação. Nesse sentido, chame a atenção para os elementos que aparecem nas duas listas, questionando a semelhança entre eles nas duas fotografias. Isto é, leve-os a observar e a inferir que as pessoas, as árvores e alguns prédios, mesmo aparecendo nas duas listas, têm quantidades, formas ou aparências diferentes. Chame atenção, também para o modo que as pessoas estão ocupando o lugar, destacando o aparecimento das ruas e a diminuição dos espaços para pedestres, o que caracterizava e justificava o nome do lugar como “praça” chegando, assim, ao entendimento do seu nome, como algo do passado que permanece no presente.
III- FECHAMENTO DA ATIVIDADE
Para que possam ter mais elementos para perceber e entender as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo, peça aos alunos, como dever de casa, que perguntem aos seus familiares se eles se lembram de como era essa praça quando eram crianças? Se passavam por lá?
Outra sugestão é levar para a sala de aula pessoas adultas, funcionários da escola, por exemplo, que possam contar para os alunos como era essa praça em outras épocas.
Solicite ao final que desenhem e (se já estiverem mais adiantados no processo de alfabetização) escrevam um pequeno texto contanto como imaginam que ficará esse lugar daí a 20/30 anos quando forem adultos. Observe nesse desenho ou texto se elementos de transformação serão citados.
Professor, fotografias recentes e antigas de diversos lugares/situações podem ser facilmente encontradas na internet através do google-imagens. Acesse o site:
No decorrer dessas aulas observe o crescimento dos alunos em relação:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!