Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Corpo Humano

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula


• Compreender as partes do corpo humano e suas funções;
• Explorar as relações de gênero (menino X menina);
• Identificar os órgãos do sentido e relacionar suas funções;

Duração das atividades
3 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento (1ª aula - 1 hora):

1. Leitura informativa sobre o corpo humano.

Vocês sabiam?

Em completa sintonia, os órgãos do corpo humano mantêm uma verdadeira máquina em ação, realizando tarefas que os cientistas muitas vezes demoram anos para descobrir como funcionam. O cérebro é quem comanda tudo... Através de milhões de células nervosas, chamadas de neurônios, ligadas a todas as partes do corpo, o controle dos órgãos e glândulas do corpo ocorre de forma harmônica. O sistema respiratório exerce função fundamental: leva o oxigênio do ar até as nossas células. Para os alimentos serem aproveitados, gerando energia para o trabalho do corpo, entra em ação o sistema digestório. Nenhum desses dois sistemas concluiria suas tarefas sem o sistema circulatório, formado por um complexo de vasos sanguíneos, que transportam nutrientes, oxigênio e excretas que devem ser eliminadas. E não para por aí! Ainda temos o sistema excretor, responsável por filtrar e eliminar substâncias do organismo; o sistema imunológico, responsável pela defesa orgânica, o sistema esquelético, que coordena nossas ações, etc.

Sugestão: o(a) professor(a) pode usar uma réplica anatômica do corpo humano usada em laboratórios de ciências ao contar a história e ir mostrando onde se localiza cada órgão e sistema.

2. Música: Boneco de lata – Bia Bedran. Cantar e dançar a música com as crianças destacando o nome de cada membro do corpo humano.

Boneca de Lata
Bia Bedran

Minha boneca de lata
Bateu com a cabeça no chão
Levou mais de uma hora
Pra fazer a arrumação
Desamassa aqui pra ficar boa
Minha boneca de lata
Bateu com o nariz lá no chão
Levou mais de duas horas
Pra fazer a arrumação
Desamassa aqui
Desamassa aqui
Pra ficar boa...

In: http://letras.terra.com.br/bia-bedran/303139/

3. Atividade: Auto-retrato.

Materiais:

• Papel Canson;
• Palito de picolé;
• Palito de dente;
• Foto 3 X 4 dos alunos;
• Lápis de cor;
• Giz de cera;
• Caneta;
• Retalhos de tecido;
• Cola e tesoura;

Pedir que as crianças criem seu auto-retrato utilizando os materiais acima, neste momento pedir que eles observem a si mesmos e aos outros colegas, comparando tamanho, membros (braços e pernas), cor do cabelo, cor dos olhos, etc.

2º Momento (2ª aula - 1 hora): Construção de um painel intitulado: Menino e Menina.

Pedir que as crianças procurem em revistas imagens de meninos e meninas e colem em um painel (papel Kraft grande), neste painel deverá haver dois campos: um destinado para as imagens de meninos e outro destinado às imagens de meninas. Posteriormente pedir que as crianças observem as imagens estereotipadas por elas e levantar as seguintes questões:

• Meninas podem ter cabelos curtos?
• Meninas podem usar bonés?
• Meninos podem usar saia?
• Vocês sabiam que em alguns países a saia é uma vestimenta comum entre os homens?
• Menina pode jogar futebol?
• Menino pode chorar?
• Meninos e meninas são diferentes sim, mas o que os caracteriza diferentes não são as roupas, nem os hábitos, nem as brincadeiras, mas o corpo humano!

Concluir o painel pedindo que as meninas desenhem na parte destinada para os meninos e vice e versa.

3º Momento (3ª aula - 1 hora): Experimentando os órgãos dos sentidos.

Dividir a sala em cantinhos:

• No cantinho do olfato colocar alimentos com cheiros fortes (manga, ovo, chicletes, etc.) e pedir que as crianças cheirem e tentem descobrir de que alimento se trata;

• No cantinho do tato colocar objetos com diferentes superfícies (tampinhas, palitos de picolés, papéis sulfite, etc.) e pedir que as crianças cheirem e tentem descobrir de o bjeto se trata;

• No cantinho da audição colocar músicas com ritmos diferent es e pedir que as crianças sintam e dancem a música;

• No cantinho da visão pedir eu as crianças observem as cores de diferentes objetos, depois pedir que elas fechem os olhos e que definam a cor que aparece quando estão de olhos fechados;

• No cantinho do paladar pedir que as crianças experimentem os mesmos alimentos cheirados no cantinho do olfato e que definam os sabores que cada alimento;

Avaliação

Todo e qualquer plano desenvolvido em sala de aula deve sofrer um processo de verificação do desempenho, capaz de tornar evidente a aprendizagem dos alunos, a atuação do professor, as dificuldades encontradas e a necessidade de abordagens posteriores. Ao professor compete estabelecer critérios de avaliação e dar um retorno aos alunos em relação aos resultados obtidos. No caso deste plano, observar se os alunos desempenharam as atividades com interesse, pesquisa e motivação.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Aparecida, Escola Municipal Professora Aparecida Silva , São Paulo - disse:
    cidaxavier1945@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Não havia pensando em explorar o corpo humano desta forma... Muito legal!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.