Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tique - Taque

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reconhecer, usar, escrever e ordenar os números escritos (de 1 a 12);
• Compreender as noções de tempo: passado, presente e futuro.
• Identificar o relógio como um produto tecnológico e histórico e as principais características, propriedades e transformações que teve ao longo da história.

Duração das atividades
1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

Chegada das crianças com painel de fotos de família, exposição de materiais que remetem ao tempo (relógio, ampulheta, calendário) e a música “Vovô” do grupo Palavra Cantada;

1. Música Vovô – Grupo Palavra Cantada
Quando eu vejo o meu vovô
Que é pai do meu papai
Penso que um tempo atrás
Ele era o que eu sou

Agora sou criança
E o vovô também já foi
A vida é uma balança
Ontem, hoje e depois

Amanhã, talvez, quem sabe
Eu serei um outro avô
E o filho do meu filho
será o que hoje eu sou

In: http://vagalume.uol.com.br/palavra-cantada/vovo.html

2º Momento:

Em uma roda de conversa, primeiramente dialoga-se sobre a rotina do dia, as novidades da turma, uma chamada viva, e o relembrar as atividades realizadas no dia anterior. Posteriormente, será apresentado aos alunos o tema, através da música “Vovô” do grupo Palavra Cantada, que será novamente exibida às crianças, todavia neste momento elas poderão acompanhar através da letra da música. Posteriormente será feito um debate, iniciado com uma breve história do relógio e da ampulheta, instigando-os e motivando-os sobre a importância de conhecer a história da sua família, respeitar e compreender o modo de ser e viver de outras famílias. Neste momento também será explicado às tarefas realizadas no 4º e 5º momentos, onde estas serão feitas em casa. A professora mostrará a sua árvore genealógica, a fim, de motivá-los na pesquisa em casa.

2. Vídeo sobre a história do relógio:
In: http://www.youtube.com/watch?v=GFuWRqJO85c

3º Momento:

Construção de um relógio

Materiais:

• Papel Kraft;
• Canetinhas;
• Relógio de parede;
• Tachinha;
• Papel cartão.

Cortar o papel Kraft em círculo e pedir que as crianças ordenem os números neste círculo de 1 a 12, cortar duas setas (uma grande e outra pequena) de papel cartão e fixar as setas com tachinhas.

Avaliação

Além do painel individual que será produzido, registrando as conclusões do grupo, a professora observará toda a dinâmica do trabalho (como as crianças se organizam no trabalho em grupo, como é a participação de cada membro, a criatividade na elaboração do relógio, na contação de suas histórias, observando elementos de clareza, coerência e encadeamento de idéias e ainda, a iniciativa na obtenção dos recursos necessários para a realização das atividades).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.