30/11/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
• Reconhecer, usar, escrever e ordenar os números escritos (de 1 a 12);
• Compreender as noções de tempo: passado, presente e futuro.
• Identificar o relógio como um produto tecnológico e histórico e as principais características, propriedades e transformações que teve ao longo da história.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1º Momento:
Chegada das crianças com painel de fotos de família, exposição de materiais que remetem ao tempo (relógio, ampulheta, calendário) e a música “Vovô” do grupo Palavra Cantada;
1. Música Vovô – Grupo Palavra Cantada
Quando eu vejo o meu vovô
Que é pai do meu papai
Penso que um tempo atrás
Ele era o que eu sou
Agora sou criança
E o vovô também já foi
A vida é uma balança
Ontem, hoje e depois
Amanhã, talvez, quem sabe
Eu serei um outro avô
E o filho do meu filho
será o que hoje eu sou
In: http://vagalume.uol.com.br/palavra-cantada/vovo.html
2º Momento:
Em uma roda de conversa, primeiramente dialoga-se sobre a rotina do dia, as novidades da turma, uma chamada viva, e o relembrar as atividades realizadas no dia anterior. Posteriormente, será apresentado aos alunos o tema, através da música “Vovô” do grupo Palavra Cantada, que será novamente exibida às crianças, todavia neste momento elas poderão acompanhar através da letra da música. Posteriormente será feito um debate, iniciado com uma breve história do relógio e da ampulheta, instigando-os e motivando-os sobre a importância de conhecer a história da sua família, respeitar e compreender o modo de ser e viver de outras famílias. Neste momento também será explicado às tarefas realizadas no 4º e 5º momentos, onde estas serão feitas em casa. A professora mostrará a sua árvore genealógica, a fim, de motivá-los na pesquisa em casa.
2. Vídeo sobre a história do relógio:
In: http://www.youtube.com/watch?v=GFuWRqJO85c
3º Momento:
Construção de um relógio
Materiais:
• Papel Kraft;
• Canetinhas;
• Relógio de parede;
• Tachinha;
• Papel cartão.
Cortar o papel Kraft em círculo e pedir que as crianças ordenem os números neste círculo de 1 a 12, cortar duas setas (uma grande e outra pequena) de papel cartão e fixar as setas com tachinhas.
Além do painel individual que será produzido, registrando as conclusões do grupo, a professora observará toda a dinâmica do trabalho (como as crianças se organizam no trabalho em grupo, como é a participação de cada membro, a criatividade na elaboração do relógio, na contação de suas histórias, observando elementos de clareza, coerência e encadeamento de idéias e ainda, a iniciativa na obtenção dos recursos necessários para a realização das atividades).
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!