02/12/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
• Compreender a importância de se falar sempre a verdade;
• Explorar a linguagem visual;
• Explorar a linguagem escrita;
Não há a necessidade de conhecimentos prévios
1º Momento (1ª aula - 1 hora): Exibição do filme Pinóquio
Sinopse:
Pinóquio (1940)
Rubens Ewald Filho
Especial para o UOL Cinema 11/05/2009
Inspirado no livro do italiano Carlo Collodi, conta a história de Gepetto, um senhor que constrói um boneco de madeira. O boneco ganha vida graças a uma fada e foge de casa, sonhando em ser um menino de verdade. O Grilo Falante lhe serve de consciência em suas diversas aventuras, inclusive dentre de uma enorme baleia.
Foi o segundo longa-metragem em desenho animado da Disney e um clássico inesquecível, premiado com o Oscar de melhor canção ("When You Wish Upon a Star", eterno tema da Disney). Ficam visíveis as limitações técnicas da época, mas isso é compensado pela história adorável de Gepetto. Até o Grilo Falante consegue ser simpático, apesar da tarefa ingrata de aconselhar o boneco quando ele foge para o circo e depois para a Ilha dos Prazeres.
Não há criança que não se impressione com o nariz que cresce a cada vez que ele diz uma mentira ou quando, aos poucos, vai se transformando em um burro. Um dos pontos altos do filme é a canção "Give a Little Whistle", apesar de que o filme tem poucas músicas e a famosa canção-tema não tem tanto destaque.
Em 2001 saiu uma edição comemorativa do 60° aniversário, sem nenhum extra e legendas apenas em português. Esta edição é superior: vem em dois DVDs e um CD com a trilha sonora.
In: http://cinema.uol.com.br/resenha/pinoquio-1940.jhtm
2º Momento (2ª aula - 1 hora): Minuto cinema – Confeccionar a partir de uma caixa de papelão uma televisão, nesta a professora fará de forma lúdica e criativa as curiosidades do filme:
Você sabia que:
• O livro do menino de madeira foi escrito em 1881 por Mario Collodi, Itália. No livro original, Pinóquio é um menino egoísta que intencionalmente mata seu companheiro grilo, esmagando-o com uma maleta. Ele também tem que aprender o caminho da responsabilidade de um modo mais difícil - ele chega a ser amarrado e a ter seus pés queimados;
• Um problema enfrentado durante a produção era que os personagens de PINÓQUIO não tinham o mesmo charme e carisma dos personagens de BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES, e que o protagonista não era forte o bastante para carregar a estória. Depois de seis meses, Walt resolveu parar a produção para resolver o problema. Ele percebeu que novos elementos tinham que ser adicionados antes que Pinóquio pudesse ganhar vida. Como resultado, surgiu o Grilo Falante, a consciência de Pinóquio que ajudaria a guiar o filme ao lado do boneco de madeira;
• Mesmo com essa solução, o personagem do Grilo ia ganhando cada vez mais destaque à medida que a estória progredia, sendo que a participação de Pinóquio acabava sendo reduzida apenas a algumas falas. Então, os cineastas decidiram que eles teriam que mostrar que Pinóquio era tão inocente como um bebê, e que tudo era uma experiência nova para ele, fazendo o Grilo lhe mostrar o que é certo e o que é errado, e dando seus conselhos de como ele deve se portar diante a certa situações.
3º Momento (3ª aula - 1 hora): “Bate-papo” sobre o filme: levantar com as crianças as seguintes questões sobre o filme:
• “Imagine se todas as vezes que mentimos nosso nariz crescesse?”
• “Qual a importância do grilo falante na estória?”
• “Como Pinóquio se sentiu quando percebeu que colocou seu pai Gepetto em perigo?”
• “O que significa dizer que mentira tem perna curta?”
• “Quantas vezes mentimos e logo a verdade apareceu?”
• “A verdade é importante?” Por quê?”
• “Ser responsável é falar sempre a verdade!”
Registrar as reflexões feitas sobre o filme a partir de um lindo desenho.
4º Momento (4ª aula - 1 hora): Atividade
* Advinha:
“Sou a rainha dos mares, meus dentes são muito bons e, por causa do meu tamanho, sempre dizem que sou gorda. Que animal sou?” (Registrar a resposta através da linguagem escrita e da visual por meio de um desenho).
Em toda e qualquer atividade proposta para crianças, à avaliação deverá ser mediadora. É preciso oportunizar aos alunos momentos de expressão de idéias, observá-los individualmente e em grupo, sempre os auxiliando a superarem suas dificuldades, oferecendo-lhes oportunidades de descobrirem as melhores soluções.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!