02/12/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
• Compreender noções de passado presente e futuro;
• Conhecer as origens;
• Conhecer como os pais se conheceram e como nasceram;
• Conhecer sua história de vida e dos colegas e compará-las.
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
Exibir o vídeo clipe “EU” – do grupo Palavra Cantada.
In: http://www.youtube.com/watch?v=2cqcWHs7a_E
Levantar com as crianças algumas hipóteses:
• De onde viemos?
• Como nascemos?
• Como nossos pais se conheceram?
Enviar uma atividade para casa com a letra da música, pedindo que os pais substituam a história contada na música pela própria história de cada um deles.
Solicitar aos pais fotos que registrem esse momento. Juntamente com esta atividade pode-se enviar também uma árvore genealógica simples (avós maternos e paternos, pai e mãe e se for o caso, irmãos) para que a família cole fotos para uma apreensão da criança sobre suas origens.
Eu – Palavra Cantada
Perguntei pra minha mãe: "Mãe, onde é que ocê nasceu?"
Ela então me respondeu que nasceu em Curitiba
Mas que sua mãe que é minha avó
Era filha de um gaúcho que gostava de churrasco
E andava de bombacho e trabalhava no rancho
E um dia bem cedinho foi caçar atrás do morro
Quando ouviu alguém gritando: "Socorro, socorro!"
Era uma voz de mulher
Então o meu bisavô, um gaúcho destemido
Foi correndo, galopando, imaginando o inimigo
E chegando no ranchinho, já entrou de supetão
Derrubando tudo em volta, com o seu facão na mão
Para alívio da donzela, que apontava estupefata,
Para o saco de batata, onde havia uma barata
E ele então se apaixonou
E marcaram casamento com churrasco e chimarrão
E tiveram seus três filhos, minha avó e seus irmãos
E eu fico imaginando, fico mesmo intrigado
Se não fosse uma barata ninguém teria gritado
Meu bisavô nada ouviria e seguiria na caçada
Eu não teria bisavô, bisavó, avô, avó, pai, mãe, não teria nada
Nem sequer existiria
Perguntei para o meu pai: "Pai, onde é que ocê nasceu?"
Ele então me respondeu que nasceu lá em Recife
Mas seu pai que é o meu avô
Era filho de um baiano que viajava no sertão
E vendia coisas como roupa, panela e sabão
E que um dia foi caçado pelo bando do Lampião
Que achavam que ele era da polícia um espião
E se fez a confusão
E amarraram ele num pau pra matar depois do almoço
E ele então desesperado gritava: "Socorro!"
E uma moça apareceu bem no último instante
E gritou pra aquele bando: "Esse rapaz é comerciante!"
E com muita habilidade ela desfez a confusão
E ele então deu um presente, um vestido de algodão
E ela então se apaixonou
Se aquela moça esperta não tivesse ali passado
Ou se não se apaixonasse por aquele condenado
Eu não teria bisavô, nem bisavó, nem avô, nem avó, nem pai pra casar com a minha mãe
Então eu não contaria essa história familiar
Pois eu nem existiria pra poder cantar
Nem pra tocar violão
In: http://vagalume.uol.com.br/palavra-cantada/eu.html
2º Momento ( 1 hora):
1. Leitura do livro “Mamãe botou um ovo” – Babete Colle. Editora Ática (Se possível digitalizar as imagens do livro e exibi-las no momento da contação em Data Show).
2. Música de Umbigo à Umbiguinho – Toquinho.
In: http://www.youtube.com/watch?v=CJgId_BXI0I
Fazer uma pequena reflexão com as crianças levantando as seguintes questões:
• De onde vêem os bebês;
• Somos um pouquinho do papai e da mamãe? Por quê?
• Conseguimos lembrar como era na barriga da mamãe;
3º Momento (1 hora):
Atividade de registro – “Eu na barriga da minha mãe”
Dispor para as crianças papel sulfite A3 e tinta aquarela para que elas registrem como elas imaginam o momento que elas estavam na barriga da mãe.< /p>
Enviar uma ati vidade de registro para casa solicitando aos pais que registrem como foi a gestação do filho (a), a s sensações, dificuldades e alegrias desta fase peculiar às famílias. Pedir que eles enviem fotos que registrem esse momento.
Observação: Em rodinha socializar todas as atividades solicitadas às famílias.
4º Momento - Atividade de Casa:
Fui Crescendo – Com a ajuda dos pais e/ ou familiares pedir que as crianças registrem os fatos que marcaram suas vidas com 1 ano, 2 anos, 3 anos, 4 anos e se for o caso 5 anos e colar fotos desta evolução. Em sala, no momento da rodinha socializar todas as atividades, relembrando as tarefas anteriores e conversando sobre como elas chegaram até aqui.
5º Momento ( 1 hora):
Montar um painel coletivo, onde todas as crianças participam da confecção, com todas as atividades realizadas, este painel deverá conter uma seta indicando a evolução de cada uma das crianças, para que elas apreendam as noções de passado, presente e futuro.
elas imaginam o momento que elas estavam na barriga da mãe.< /p>Enviar uma ati vidade de registro para casa solicitando aos pais que registrem como foi a gestação do filho (a), a s sensações, dificuldades e alegrias desta fase peculiar às famílias. Pedir que eles enviem fotos que registrem esse momento.
Observação: Em rodinha socializar todas as atividades solicitadas às famílias.
4º Momento - Atividade de Casa:
Fui Crescendo – Com a ajuda dos pais e/ ou familiares pedir que as crianças registrem os fatos que marcaram suas vidas com 1 ano, 2 anos, 3 anos, 4 anos e se for o caso 5 anos e colar fotos desta evolução. Em sala, no momento da rodinha socializar todas as atividades, relembrando as tarefas anteriores e conversando sobre como elas chegaram até aqui.
5º Momento ( 1 hora):
Montar um painel coletivo, onde todas as crianças participam da confecção, com todas as atividades realizadas, este painel deverá conter uma seta indicando a evolução de cada uma das crianças, para que elas apreendam as noções de passado, presente e futuro.
A avaliação deve ser reflexiva e mediadora. É preciso observar os alunos individualmente e em grupo, sempre os auxiliando a superarem suas dificuldades, oferecendo-lhes oportunidades de descobrirem as melhores soluções. Cabe também ao professor, registrar o desempenho individual de cada criança, para desenvolver estratégias de estímulos, aprendizagem e superação de dificuldades.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!