21/11/2009
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Educação Escolar Indígena | Artes | Arte, expressão e conhecimento |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Educação Escolar Indígena | Artes | Arte e pluralidade cultural |
Educação Escolar Indígena | Artes | Arte, patrimônio e identidade |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
- Vivenciar a prática da música em conjunto.
- Desenvolver as noções de pulsação, compasso e divisão rítmica da pulsação.
- Compreender a atividade musical como forma de expressão de uma cultura: suas contradições, sua história e sua identidade.
- Aprender um passo básico do “Gumboot Dancing” e utilizá-lo para a construção de acompanhamentos rítmicos.
Nesta coleção de duas aulas os alunos aprenderão um passo básico do Gumboot Dancing da África do Sul e ritmos associados, bem como acerca de sua história e de seus aspectos sociais, podendo utilizá-los para o acompanhamento de músicas do seu repertório.
Noções de pulsação, compasso, divisão rítmica da pulsação e, opcionalmente, de início anacrústico.
A “Gumboot Dancing” — ou Dança com Botas de Borracha, Dança de Galochas — é uma dança tradicional da África do Sul. Sua origem está ligada à história de preconceito racial e exploração do trabalho do negro naquele país e ela representa uma forma original de resistência cultural. Sua prática agrega dança, música e performance em uma única atividade. Ela surgiu nas minas de ouro da África do Sul durante a opressão das leis do Apartheid onde os trabalhadores negros trabalhavam em total escuridão, acorrentados aos seus postos de trabalho e proibidos de falar uns com os outros. Como método de comunicação, os mineiros estalavam as correntes e batiam com as botas. Mais tarde, desenvolveu-se como uma forma de expressão artística autônoma e vários grupos se disseminaram pelo país.
Veja outras informações a partir dos links em “Recursos Complementares”.
O Gumboot Dancing é um tipo de dança que inclui a percussão corporal. Professor(a), tome o cuidado, ao utilizar a percussão corporal, de explicar aos seus alunos que eles não devem se machucar. Para obter um som bonito e alto não é necessário utilizar a força, e sim um toque preciso. No caso de palmas nas coxas, a mão ligeiramente em concha ajuda a obter um maior volume. Para as batidas com os pés no chão, não é necessário utilizar força, o que pode gerar dores no pé, apenas bater com a sola da galocha ou do calçado de forma adequada. Essa forma tem que ser estudada e testada até que se consiga dominá-la tranquilamente para a performance.
Professor(a), se possível, consiga pares de galochas de borracha de cano longo a serem utilizadas por seus alunos. Caso seja comum na sua região que seus alunos possuam galochas desse tipo ou parecidas, peça a eles, na aula anterior, que venham calçados com elas para esta aula.
Faça uma lista de temas ligados ao Gumboot Dancing e sua história. Encontre e selecione informações sobre esses temas que possam enriquecer a sua aula. Caso você deseje dar esse direcionamento a um dos momentos descritos abaixo no “Desenvolvimento da aula”, divida os temas entre os alunos na aula anterior a esta, e peça a eles para que façam uma pesquisa e tragam para a sala de aula os elementos que julgarem mais importantes daqueles que encontrarem na pesquisa (textos, vídeos, músicas, fotos, etc.). Tenha certeza de distribuir apenas temas para os quais os alunos possam achar alguma informação.
Esta aula tem três momentos: um momento de conversa e avaliação que deve ficar para o final, um momento de história e conhecimento e um momento de dança e ritmo. Quanto aos dois últimos momentos, você pode escolher em que ordem irá realizá-los. Pode, inclusive, decidir a ordem deles junto com seus alunos, tanto anteriormente (em outra aula, por exemplo), quanto no momento da aula.
Professor(a), procure estimular uma discussão acerca de temas ligados à história do “Gumboot Dancing”, por exemplo:
- a história da África do Sul e do seu regime de Apartheid;
- a figura de Nelson Mandela e de outros que lutaram para que a África do Sul conhecesse um outro regime de governo;
- outras situações históricas de opressão e exploração, especialmente aquelas ligadas ao preconceito racial e à colonização;
- a importância cultural de uma manifestação como o Gumboot Dancing;
- as manifestações culturais brasileiras que apresentam origem e características oriundas de um sistema parecido de contradições sociais .
Você pode fazer isso:
- levando para a sala de aula vídeos, fotos e/ou textos acerca desses temas;
- iniciando um debate a partir da análise de uma situação concreta (como a história da origem do Gumboot Dancing ou da Capoeira);
- pedindo a seus alunos que tragam informações e elementos acerca desses temas a partir de uma pesquisa feita anteriormente (ver acima “Preparação a ser feita pelo Professor, anterior à aula”); etc.
Neste momento você ensinará a seus alunos um passo básico do Gumboot Dancing. Para isso, seus alunos já devem estar calçados com a galocha. Caso não seja possível ter galochas para todos, o Gumboot Dancing também pode ser praticado sem elas, embora perca o som característico das batidas em seus canos e de suas solas contra o chão.
O passo consiste em uma marcação contínua com os pés, como em um caminhar sem sair do lugar onde o primeiro passo — à frente com o pé direito — deve soar mais forte que os outros.
Descrevendo por etapas:
Posição inicial: parado com as pernas ligeiramente abertas (Fig.1).
O passo:
1º – pise com o pé direito à frente e levante o pé esquerdo atrás, sem sair do lugar (Fig.2).
2º – pise com o pé esquerdo, na posição em que ele estava, e levante o pé direito (Fig.3).
3º – pise com o pé direito atrás, na posição de início, e levante o pé esquerdo (Fig.4).
4º – pise com o pé esquerdo, enquanto levanta o pé direito para recomeçar o passo levando-o à frente (Fig.5).
Acompanhando as figuras você irá perceber que o pé direito vai à frente e atrás e o pé esquerdo apenas pisa, sem sair do lugar. Este movimento deve causar quatro batidas sonoras dos pés, alternados, no chão. Como dito acima, a primeira pisada, com o pé direito à frente, deve soar mais forte que as outras.
Transcrevendo isso para a grafia musical tradicional temos um compasso quaternário onde cada pisada equivale a uma semínima (Fig.6).
Na sequência, tenha certeza de que seus alunos conseguem executar o passo corretamente e em um andamento razoavelmente rápido (M.M. em torno de 120). Coloque-os em roda, todos olhando para o centro. Diga que você irá contar até quatro para que todos iniciem o passo juntos e no mesmo andamento. Lembre-os de marcar o primeiro passo à frente um pouco mais forte que os outros. Para isso, basta marcá-lo com força normal e aos outros um pouco mais suaves. Conte e inicie o passo em conjunto com eles. Deixe-os sentir a força dessa performance. Em grupos africanos o líder costuma dar alguns gritos enquanto o passo é marcado por todos, como: “— Ha!!” ou “— Hum!!”. Você pode ver exemplos disso em alguns trechos dos vídeos indicados nos “Recursos Complementares” abaixo.
Quando perceber que seus alunos estão cansados, pare e deixe-os descansar. Pare sempre que seja necessário descansar ou ajudar um aluno que não tenha dominado o movimento ou a precisão do ritmo, mas não deixe que as paradas quebrem o “clima” da performance e da brincadeira rítmica. Observe que o primeiro ritmo é anacrústico, preparando a primeira pisada no chão (a mais forte).
As figuras rítmicas do Gumboot Dancing podem ser utilizadas como acompanhamento para diversas canções. Obviamente, terão de ser em compasso quaternário ou, alternativamente, binário. Se achar conveniente nesta primeira aula, cante uma canção que faça parte do repertório conhecido dos alunos (em compasso quaternário), enquanto todos executam o passo. Depois que seus alunos estiverem dominando o passo, peça a eles que cantem com você.
Na segunda aula desta coleção esta prática será ampliada.
Fig.1
Fig.2
Fig.3
Fig.4
Fig.5
Fig.6
Pare para conversar com seus alunos sobre o que eles sentiram ao fazer o Gumboot Dancing, conhecer sua história e sua importância na cultura de um país distante. Procure saber deles se outras manifestações culturais das quais eles tenham participado trouxeram as mesmas sensações. Estimule a conversa a partir desses aspectos deixando com que a turma troque experiências e fale de suas vivências livremente.
Pergunte aos alunos se eles gostaram de fazer o Gumboot Dancing e que idéias teriam para a sua utilização nas aulas de música e/ou em apresentações, que músicas gostariam de acompanhar com a sua utilização, etc. Se possível, use as idéias dos alunos em aulas subsequentes.
Sites informativos sobre Gumboot Dancing:
http://www.gumbootsworldtour.com
http://en.wikipedia.org/wiki/Gumboot_dance
http://www.dance-in-our-footsteps.com/gumboot-dance.html
Vídeos de Gumboot Dancing:
http://www.youtube.com/watch?v=mnAxhQk4drM
http://www.youtube.com/watch?v=A5Nk-VdDuv8
Os alunos serão capazes de:
- Executar o passo básico aqui descrito do Gumboot Dancing em conjunto, associando-o ao acompanhamento de uma canção do seu repertório.
- Compreender os aspectos históricos, sociais e culturais da prática do Gumboot Dancing, associando-os a manifestações culturais brasileiras.
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