Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música – Cantando e dançando a ciranda – aula 3

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
LUCIANO CINTRA SILVEIRA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Cantar a música proposta;

Familiarizar-se com o modo menor;

Vivenciar a pulsação através do canto, percussão corporal e dança;

Internalizar o ritmo característico do bumbo na ciranda;

Realizar os passos da ciranda;

Cooperar com o professor e os colegas para o bom andamento da atividade.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito do canto coletivo nas aulas de música;

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal.

Estratégias e recursos da aula

Caro(a) professor(a), nessa aula os alunos realizarão, de maneira prioritária, os passos da ciranda. Para tal, serão sugeridas atividades lúdicas que facilitarão a movimentação corporal.


Atividade 1

Com a turma organizada em roda, faça a “levada” (ritmo característico) da ciranda no pandeiro ou a marcação no bumbo, e proponha a eles uma revisão do passo ensinado na aula anterior (a cada tempo forte, os alunos deverão pisar à frente e, como num movimento pendular, jogar seu corpo pra trás, e assim sucessivamente).

Após algumas repetições, apresente aos alunos a nova atividade: a cada compasso, os alunos, um por vez, deverão pisar à frente no tempo forte. Como em um grande dominó, a rodada termina depois que toda a roda tiver realizado o movimento.

Em um segundo momento, faça uma variação dessa atividade: os alunos continuarão a realizar o passo um por vez - a diferença consiste em entoar o próprio nome. O pandeiro (ou o bumbo) permanece com a “levada” e, no tempo forte, cada aluno deverá pisar à frente dizendo o seu próprio nome. Vale ressaltar que a intervenção do professor se fará necessária, visto que alguns nomes serão entoados de forma anacrústica, outros de forma tética, de acordo com a acentuação tônica das palavras. Por exemplo: Cauê (anacrústico) e Júlia (tético).

Como segunda variação, proponha que, em vez de entoar o próprio nome, os alunos, um por vez, entoem o nome de alguém da roda, a cada vez que pisarem à frente. Quem tiver seu nome entoado, será o próximo a realizar o passo e a chamar alguém para seguir com a atividade, e assim por diante.

Dica

1) Entre uma rodada e outra ou mesmo entre as variações da brincadeira, proponha mudanças no andamento, e pergunte à turma sobre as diferenças percebidas.

2) Peça aos alunos que, ao mesmo tempo em que pisam à frente, batam palmas graves no tempo forte, de modo a se aproximar do som grave do bumbo.


Veja o ritmo da ciranda no pandeiro:

http://www.youtube.com/watch?v=9ByfW2xGzZ0&feature=related

Atividade 2

Incremente o passo já aprendido (pisar à frente) com novas movimentações corporais presentes na dança da ciranda. Divida a atividade em três momentos:

1) Execução do passo “pisar à frente” – seguindo a “levada” do pandeiro, peça à turma, organizada em roda, que realize o passo, por alguns compassos.

2) Execução do passo “pisar à frente”, de mãos dadas – para que a roda não se desfaça, é necessário que os alunos prestem atenção aos movimentos dos colegas e façam os seus movimentos em sintonia. Por exemplo: se um aluno faz um passo muito longo, enquanto os outros realizam passos curtos, a roda poderá se desfazer.

3) Execução do passo “pisar à frente”, de mãos dadas e levantando os braços – a execução ocorre da mesma maneira que o momento anterior, havendo a necessidade de muita atenção e cooperação por parte dos alunos para que a roda não se desfaça.

Dica

1) Proponha variações no andamento.


Atividade 3

Em um momento final, e após a internalização dos movimentos corporais propostos, realize os novos passos ao som da música “Frevo e Ciranda” (Capiba) já apresentada nas aulas anteriores. Sugestão de tonalidades: Fá Menor ou Sol Menor.


“Frevo e Ciranda”

(Capiba)

Eu fui à praia do Janga
Pra ver a ciranda
E o seu cirandar, ciranda!

O mar estava tão belo
E um peixe amarelo
Eu vi navegar, navegar!

Não era peixe, não era
Era Iemanjá, rainha!
Dançando a ciranda, ciranda
No meio do mar, ciranda!

Não era peixe, não era
Era Iemanjá, rainha!
Dançando a ciranda, ciranda
No meio do mar!


Para conhecer a melodia e a letra da música, sugerimos os links abaixo. Vale lembrar que, nesse caso, a música é executada como frevo.

http://www.youtube.com/watch?v=OBQJBTPrmr0

http://www.frevo.pe.gov.br/capiba_frevociranda.html


Recursos da aula

Para a execução da “levada” da ciranda nas atividades 1 e 2, sugerimos a utilização de um pandeiro ou de um bumbo (surdo ou atabaque) para a marcação dos tempos na ciranda. Para a atividade 3, sugerimos a utilização de um instrumento harmônico (teclado, violão ou acordeon).

Recursos Complementares
Avaliação

O(a) professor(a), ao final da aula, deverá observar se os alunos:

- realizaram os passos; 

- cooperaram para uma realização satisfatória do grupo;

- conjugaram o canto e a dança.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.