30/11/2009
Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Cantar a música proposta;
Familiarizar-se com o modo menor;
Vivenciar a pulsação através do canto, percussão corporal e dança;
Internalizar o ritmo característico do bumbo na ciranda;
Realizar os passos da ciranda;
Cooperar com o professor e os colegas para o bom andamento da atividade.
O hábito do canto coletivo nas aulas de música;
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal.
Caro(a) professor(a), nessa aula os alunos realizarão, de maneira prioritária, os passos da ciranda. Para tal, serão sugeridas atividades lúdicas que facilitarão a movimentação corporal.
Atividade 1
Com a turma organizada em roda, faça a “levada” (ritmo característico) da ciranda no pandeiro ou a marcação no bumbo, e proponha a eles uma revisão do passo ensinado na aula anterior (a cada tempo forte, os alunos deverão pisar à frente e, como num movimento pendular, jogar seu corpo pra trás, e assim sucessivamente).
Após algumas repetições, apresente aos alunos a nova atividade: a cada compasso, os alunos, um por vez, deverão pisar à frente no tempo forte. Como em um grande dominó, a rodada termina depois que toda a roda tiver realizado o movimento.
Em um segundo momento, faça uma variação dessa atividade: os alunos continuarão a realizar o passo um por vez - a diferença consiste em entoar o próprio nome. O pandeiro (ou o bumbo) permanece com a “levada” e, no tempo forte, cada aluno deverá pisar à frente dizendo o seu próprio nome. Vale ressaltar que a intervenção do professor se fará necessária, visto que alguns nomes serão entoados de forma anacrústica, outros de forma tética, de acordo com a acentuação tônica das palavras. Por exemplo: Cauê (anacrústico) e Júlia (tético).
Como segunda variação, proponha que, em vez de entoar o próprio nome, os alunos, um por vez, entoem o nome de alguém da roda, a cada vez que pisarem à frente. Quem tiver seu nome entoado, será o próximo a realizar o passo e a chamar alguém para seguir com a atividade, e assim por diante.
Dica
1) Entre uma rodada e outra ou mesmo entre as variações da brincadeira, proponha mudanças no andamento, e pergunte à turma sobre as diferenças percebidas.
2) Peça aos alunos que, ao mesmo tempo em que pisam à frente, batam palmas graves no tempo forte, de modo a se aproximar do som grave do bumbo.
Veja o ritmo da ciranda no pandeiro:
http://www.youtube.com/watch?v=9ByfW2xGzZ0&feature=related
Atividade 2
Incremente o passo já aprendido (pisar à frente) com novas movimentações corporais presentes na dança da ciranda. Divida a atividade em três momentos:
1) Execução do passo “pisar à frente” – seguindo a “levada” do pandeiro, peça à turma, organizada em roda, que realize o passo, por alguns compassos.
2) Execução do passo “pisar à frente”, de mãos dadas – para que a roda não se desfaça, é necessário que os alunos prestem atenção aos movimentos dos colegas e façam os seus movimentos em sintonia. Por exemplo: se um aluno faz um passo muito longo, enquanto os outros realizam passos curtos, a roda poderá se desfazer.
3) Execução do passo “pisar à frente”, de mãos dadas e levantando os braços – a execução ocorre da mesma maneira que o momento anterior, havendo a necessidade de muita atenção e cooperação por parte dos alunos para que a roda não se desfaça.
Dica
1) Proponha variações no andamento.
Atividade 3
Em um momento final, e após a internalização dos movimentos corporais propostos, realize os novos passos ao som da música “Frevo e Ciranda” (Capiba) já apresentada nas aulas anteriores. Sugestão de tonalidades: Fá Menor ou Sol Menor.
“Frevo e Ciranda”
(Capiba)
Eu fui à praia do Janga
Pra ver a ciranda
E o seu cirandar, ciranda!
O mar estava tão belo
E um peixe amarelo
Eu vi navegar, navegar!
Não era peixe, não era
Era Iemanjá, rainha!
Dançando a ciranda, ciranda
No meio do mar, ciranda!
Não era peixe, não era
Era Iemanjá, rainha!
Dançando a ciranda, ciranda
No meio do mar!
Para conhecer a melodia e a letra da música, sugerimos os links abaixo. Vale lembrar que, nesse caso, a música é executada como frevo.
http://www.youtube.com/watch?v=OBQJBTPrmr0
http://www.frevo.pe.gov.br/capiba_frevociranda.html
Recursos da aula
Para a execução da “levada” da ciranda nas atividades 1 e 2, sugerimos a utilização de um pandeiro ou de um bumbo (surdo ou atabaque) para a marcação dos tempos na ciranda. Para a atividade 3, sugerimos a utilização de um instrumento harmônico (teclado, violão ou acordeon).
Sobre o gênero ciranda:
http://www.portaledumusicalcp2.mus.br/historiamusica/Ritmos_e_Generos_Nacionais/ritmos_e_generos_nacionais4.htm
http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=300&textCode=921&date=currentDate
Dança e “levada” do tarol na ciranda:
O(a) professor(a), ao final da aula, deverá observar se os alunos:
- realizaram os passos;
- cooperaram para uma realização satisfatória do grupo;
- conjugaram o canto e a dança.
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