14/12/2009
Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Dimensões histórico-sociais e culturais da dança e seus aspectos estéticos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Cantar a música proposta;
Familiarizar-se com o modo menor;
Vivenciar a pulsação através do canto, da percussão corporal e da dança;
Internalizar o ritmo característico do bumbo na ciranda;
Executar os passos da ciranda;
Cooperar com o professor e os colegas para o bom andamento da atividade;
Tocar, em instrumentos de percussão, o ritmo característico do bumbo na ciranda.
O hábito do canto coletivo nas aulas de música;
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal;
Internalização dos passos da ciranda.
Atividade 1
Apresente aos alunos a segunda ciranda a ser trabalhada: “Mamãe Oxum” (autor desconhecido) e inicie um rápido processo de memorização. Como tonalidades adequadas à extensão vocal infantil, sugerimos Dó Menor ou Ré Menor e, para a realização do acompanhamento, instrumentos harmônicos como teclado, violão ou acordeon.
“Mamãe Oxum”
(autor desconhecido)
Eu vi Mamãe Oxum na cachoeira
Sentada na beira do rio
Colhendo lírio, lirulê
Colhendo lírio, lirulá
Colhendo lírio pra enfeitar o seu congar
Colhendo lírio, lirulê
Colhendo lírio, lirulá
Colhendo lírio pra enfeitar o seu congar
Para conhecer a melodia da música, acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=WlhzBNcMGnI
Abaixo apresentamos uma transcrição em Dó menor:
Observação:
1) A harmonização é simples, variando entre os primeiro e quarto graus menores e a dominante, além da dominante do quarto grau menor, quando da repetição da estrofe “Colhendo lírio”. No caso da tonalidade escolhida ser Dó Menor, os acordes são: Cm (primeiro grau menor), Fm (quarto grau menor), G7 (dominante) e C7 (dominante do quarto grau menor). Em Ré Menor, temos: Dm (primeiro grau menor), Gm (quarto grau menor), A7 (dominante) e D7 (dominante do quarto grau menor).
Proponha algumas dinâmicas para esse momento inicial da aula:
1) Leia, com a turma, o texto da música. Essa prática é importante pelo fato de os alunos estarem em processo de alfabetização;
2) Divida a turma em grupos para cantar estrofes diferentes. Faça a troca posteriormente;
3) Proponha variações no andamento e na tonalidade, e levante questões sobre as diferenças entre as execuções;
4) Organize a turma em roda, e peça para que cante a música e execute o passo de pisar à frente com palmas, a cada tempo forte.
Atividade 2
Faça uma revisão dos novos passos da ciranda aprendidos na aula anterior, conjugando com a nova música aprendida - a turma estará organizada em roda, e deverá executar o passo de pisar à frente, de mãos dadas e levantadas a cada tempo forte, juntamente com o canto. Sugerimos que você permaneça na roda e faça os passos com as crianças neste momento.
Após algumas execuções, proponha a junção das duas cirandas aprendidas até então – “Frevo e Ciranda” e “Mamãe Oxum”, conjugando-as com os passos da dança.
Observação:
É importante que haja a presença de um instrumento harmônico para fazer a modulação entre as duas tonalidades o que serve de referência auditiva para os alunos.
Atividade 3
Divida a turma em dois grupos. Um grupo ficará responsável por tocar a marcação do bumbo nos instrumentos de percussão disponíveis (surdos, atabaques ou instrumentos alternativos como latões de lixo de plástico) e o outro grupo comporá a roda de ciranda, realizando os passos da atividade 2. Posteriormente, faça a troca.
Sugerimos, inicialmente, que a marcação feita pelos instrumentos de percussão seja apenas no tempo forte (1) de cada compasso, enquanto você faz a “levada” no pandeiro. Proponha algumas execuções estritamente rítmicas para que o grupo da percussão internalize a técnica do instrumento e a prática de tocar em grupo. Ressalte para os alunos a importância do trabalho em equipe para que a atividade dê certo.
Após algumas execuções, acrescente o canto das duas cirandas – “Frevo e Ciranda” e “Mamãe Oxum”.
Dica
1) Proponha pequenos arranjos que sejam compreensíveis e que possibilitem sugestões posteriores por pa rte da turma. Como exemplo, indicamos: quatro compassos iniciais de percussão e palmas (as crianças da roda são responsáveis pelas palmas), mais quatro compassos nos quais a dança é acrescentada e, a partir de então, inicia-se o canto das duas cirandas (a ordem fica a seu critério). A partir do canto, as crianças da roda começam a realizar os passos aprendidos até então.
Recursos da aula
Sugerimos a utilização de instrumentos harmônicos (teclado, violão ou acordeon) e de percussão (pandeiro; surdo ou atabaque) para a realização das atividades propostas.
Sobre o gênero ciranda:
http://www.portaledumusicalcp2.mus.br/historiamusica/Ritmos_e_Generos_Nacionais/ritmos_e_generos_nacionais4.htm
http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=300&textCode=921&date=currentDate
Ritmo da ciranda no pandeiro:
http://www.youtube.com/watch?v=9ByfW2xGzZ0&feature=related
Dança e “levada” do tarol na ciranda:
O(a) professor(a), ao final da aula, deverá observar se os alunos cantaram as músicas propostas, realizaram os passos da dança e tocaram o ritmo característico do bumbo na ciranda nos instrumentos de percussão.
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