20/12/2009
Soymara Vieira Emilião e Glória Maria Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Conhecer um novo tipo de texto dentro do contexto social
Reconhecer globalmente as palavras
Desenvolver estratégias de leitura
Ampliar seu repertório linguístico
Ter familiaridade com diversos tipos de leitura sem a necessidade de nomeá-los.
RECURSOS DA AULA:
Cardápios encontrados em lanchonetes, restaurantes, bares, casas de conveniência e outros.
Sites:
http://www.danda.designup.pro.br/files/port/1229011234.jpg
http://images.quebarato.com.br/photos/big/4/A/447F4A_8.jpg
http://gestaodaimagem.files.wordpress.com/2008/12/cardapio-jasmim-2.jpg
Uma cópia para cada aluno de um cardápio específico escolhido pela professora.
ESTRATÉGIAS:
Primeira Atividade:
Em uma roda, a professora mostra vários cardápios de diversas lanchonetes, restaurantes e colégios. Quanto maior a diversidade de material, mais rico ficará o trabalho.
Permita que os alunos manuseiem livremente o material, fazendo algumas intervenções, como:
- Se conhecem o local da onde veio o cardápio?
- O tipo de alimento que é vendido?
- Se reconhecem o nome de algum alimento?
- Quem já utilizou com a família um cardápio para pedir o prato?
- Se é importante ter o cardápio?
Após esta exploração com o grupo e mediação da professora os cardápios são recolhidos e, em seguida, a professora entrega aos alunos uma cópia de um cardápio previamente selecionado por ela, de preferência o mais legível, que apresente o tipo de letra que a turma está acostumada a trabalhar e que tenha nomes de alimentos do uso cotidiano das crianças.
Neste momento, a professora pede que os alunos identifiquem de qual estabelecimento comercial é o material e pede que os alunos marquem onde está escrito o nome do local.
Faz-se a leitura do cardápio, identificando todas as informações que julgar necessárias para compreensão deste tipo de texto.
Depois dessa leitura para e com a turma, a professora pede que os alunos marquem algumas palavras.
Como proposta de atividade final, a turma, com a ajuda da professora, poderá construir um cardápio.
A professora no quadro de giz escreve as sugestões da turma, criando o nome de um estabelecimento fictício e escrevendo nomes de pratos.
Depois de pronto, os alunos copiam em uma folha de papel ofício e podem colorir e fazer desenhos.
A avaliação formativa acontecerá durante todo o percurso da aula, onde os alunos, em cada atividade, estarão com a possibilidade de rever sua escrita, leitura e compreensão das características deste tipo de texto, fazendo as modificações necessárias. Fazendo da avaliação um momento de aprendizagem.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!