Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UTILIZANDO CARDÁPIOS: CARACTERÍSTICAS E USO DO GÊNERO

 

20/12/2009

Autor y Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião e Glória Maria Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer um novo tipo de texto dentro do contexto social

Reconhecer globalmente as palavras

Desenvolver estratégias de leitura

Ampliar seu repertório linguístico

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter familiaridade com diversos tipos de leitura sem a necessidade de nomeá-los.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS DA AULA:

Cardápios encontrados em lanchonetes, restaurantes, bares, casas de conveniência e outros.

Sites:

http://4.bp.blogspot.com/_TTIKy9PKZhc/SS_2lHkat2I/AAAAAAAAAJk/sEnW2sW_Hyw/s320/2_Cardapio_lanches.jpg

http://www.danda.designup.pro.br/files/port/1229011234.jpg

http://images.quebarato.com.br/photos/big/4/A/447F4A_8.jpg

http://gestaodaimagem.files.wordpress.com/2008/12/cardapio-jasmim-2.jpg

Uma cópia para cada aluno de um cardápio específico escolhido pela professora.

ESTRATÉGIAS:

Primeira Atividade:

Em uma roda, a professora mostra vários cardápios de diversas lanchonetes, restaurantes e colégios. Quanto maior a diversidade de material, mais rico ficará o trabalho.

Permita que os alunos manuseiem livremente o material, fazendo algumas intervenções, como:

- Se conhecem o local da onde veio o cardápio?

- O tipo de alimento que é vendido?

- Se reconhecem o nome de algum alimento?

- Quem já utilizou com a família um cardápio para pedir o prato?

- Se é importante ter o cardápio?

Após esta exploração com o grupo e mediação da professora os cardápios são  recolhidos e, em seguida, a professora entrega aos alunos uma cópia de um cardápio previamente selecionado por ela, de preferência o mais legível, que apresente o tipo de letra que a turma está acostumada a trabalhar e que tenha nomes de alimentos do uso cotidiano das crianças.

Neste momento, a professora pede que os alunos identifiquem de qual estabelecimento comercial é o material e pede que os alunos marquem onde está escrito o nome do local.

Faz-se a leitura do cardápio, identificando todas as informações que julgar necessárias para compreensão deste tipo de texto.

Depois dessa leitura para e com a turma, a professora pede que os alunos marquem algumas palavras.

Como proposta de atividade final, a turma, com a ajuda da professora, poderá construir um cardápio.

A professora no quadro de giz escreve as sugestões da turma, criando o nome de um estabelecimento fictício e escrevendo nomes de pratos.

Depois de pronto, os alunos copiam em uma folha de papel ofício e podem colorir e fazer desenhos.  

Avaliação

A avaliação formativa acontecerá durante todo o percurso da aula, onde os alunos, em cada atividade, estarão com a possibilidade de rever sua escrita, leitura e compreensão das características deste tipo de texto, fazendo as modificações necessárias. Fazendo da avaliação um momento de aprendizagem.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.