Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jornal

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá pesquisar e conhecer a organização e estrutura de um jornal.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética, capacidade de leitura e interpretação de texto.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula visa propiciar aos alunos, a experiência de uma pesquisa em jornais, de modo que possam conhercer como se dá a estrutura e organização de um jornal. Para isso, a atividade proposta, será desenvolvida por meio de um roteiro de pesquisa orientará o trabalho da turma.

Professor(a), é interessante que opte por trabalhar com jornais que tragam cadernos específicos para o público infantil, assim você poderá ampliar as possibilidades e alternativas de trabalho com jornal.

Combine com a bibliotecaria da sua escola para que, se possível, separe os jornais para um trabalho a ser realizado com sua turma. Ao combinar, explicite que é desejavel que os jornais separados, sejam mantidos com a organização “original” conforme são vendidos. Caso contrário isso poderá comprometer e/ou interferir na observação e pesquisa.

Sugiro ainda, caso considere viavel, que convide e informe às famílias sobre este trabalho. Assim, além do material a ser separado pela biblioteca, você poderá solicitar aos responsavéis que puderem e quiserem contribuir, que no final de semana seja adquirido um jornal, que preferencialmente deverá possuir um caderno especifico para o público infantil. Professor(a), se optar por esta partilha com as famílias, oriente-os, apresentando algumas indicações, que deverão respeitar a distruição da região que vocês moram. Cito, um exemplo que há distribuição em quase todo país (se não em todo). Trata-se, da Folha de São Paulo. Este jornal traz um caderno durante o final de semana, que se chama “folinha”.

Uma vez reunido os jornais, da biblioteca e os enviados pelas famílias, organize uma atividade de observação/conhecimento prévio, que poderá ser desenvolvida em casa, ou em sala se assim preferir.

1 – Em casa, com apoio de um adulto, as crianças deverão responder o seguinte roteiro, baseando-se no jornal que você irá emprestar.

a) Qual o nome e a data de publicação do jornal?
b) Quanto custa este jornal?
c) Agora, com apoio de um adulto, observe o jornal que tem em mãos e elabore um texto que apresente como este se organiza.
d) Escolha um caderno do jornal, leia uma reportagem e em seguida responda:
d1) Em qual caderno está publicada a reportagem que você escolheu?
d2) Qual o título e o(a) autor(a)?
d3) O que motivou e chamou sua atenção para esta reportagem?
d4) Faça um breve comentário sobre a reportagem lida.
2 – Em sala de aula professor(a) converse e análise juntamente com as crianças, as respotas desenvolvidas na observação “individual”, feita em casa (ou em sala). Após esta breve conversa, organize a próxima etapa da pesquisa. Nesta, as crianças deverão trabalhar em dupla. Cada dupla deverá receber um único jornal, mas este deve ser diferente do que foi observado em casa (na primeira atividade).

Agora que todos estão em dupla e com um jornal distinto do trabalhado anterior, apresente o novo roteiro de pesquisa e solicite que reflitam em dupla, mas que cada um faça o seu registro individual. Isto é, a observação será em dupla, com a construção/elaboração da resposta em dupla, porém cada criança deve ter seu registro.

Confiara abaixo, a indicação de um roteiro de observação:

a) Anote, o nome e a data de publicação do jornal
b) Como são organizados os cadernos? Registre os nomes na ordem de apresentação e escreva com suas palavras, o assunto, o tema que cada um deles traz. Para responder esta questão, vocês deverão “ler” e observar cada caderno.
c) Vocês consideram a organização do jornal em caderno, importante? Porque? Justifique.
d) Agora que observaram e conheceram todos os cadernos conte-nos, se vocês fossem “donos” de um jornal o que fariam diferente? Quais cadernos acrescentaria? Apresente no mínimo duas dicas! Se desejar, pode comentar também o que iria retirar.
e) Observando todas as informações registradas e também pensando nas que foram trabalhadas em cas a, quando você conheceu um jornal “diferente” registre uma lista de pelo menos cinco itens que não pode faltar em um jornal.

f) Esta parte deve ser desenvolvida individualmente. Você vai escolher um caderno e um texto, e ler este com bastante atenção, duas vezes. Anote o iaapresentando as principais informações deste texto.

3 – Logo que terminarem esta pesquisa faça a socialização das observações, sobretudo, quanto à organização dos cadernos, a importância e função desta estrutura, assuntos tratados de um modo geral, uma vez que jornal sempre traz informações atuais e por fim destaque também as diferenças e aspectos comuns de cada um deles.

Avaliação

O trabalho com jornal, para crianças em alfabetização tem como finalidade conhecer este meio de comunicação, sua função, organização, etc. Podemos ainda, usar desta ferramenta para propor observações como a sugerida nesta aula e outras como observação e construção de anuncio, propaganda, a importância do título de um texto. Não temos como foco principal que façam e compreendam a leitura de cadernos como o de política ou economia, mas podemos desenvolver a leitura e interpretação de cadernos como de esporte, cultura e assim deve seguir de acordo com a faixa etária e finalidade.
Sendo assim, a avaliação desta aula pauta-se em observar o manuseio deste material, de acordo com o solicitado, quanto ao título, capacidade de ler e compreender função e organização, data, interpretação, resumo. É importante ainda, que tenham percebido o jornal como fonte de informação sobre os diversos acontecimento nacionais, regionais e/ou locais.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.