Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CARDÁPIO – UMA POSSIBILIDADE DE ESCRITA NO COTIDIANO

 

20/12/2009

Autor y Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

SOYMARA VIEIRA EMILIÃO E GLÓRIA MARIA OLIVEIRA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver o prazer pela escrita.

Identificar a escrita como função de registro.

Ampliar seu repertório linguístico.

Desenvolver autonomia de busca de novas palavras, através de estratégias de leitura.

Conhecer e refletir sobre alimentação saudável.

Conhecer as propriedades de alguns alimentos. 

Ter uma visão interdisciplinar do tema proposto.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos que será repetida todos os dias, durante um período de 15 dias.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer a escrita como processo de comunicação.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS DA AULA:

Folha com o modelo do cardápio:

                                          Meu cardápio Semanal

Cardápio

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Almoço

Suco

Sobremesa

Lista de alimentos afixada no mural para consulta.

ESTRATÉGIAS:

Primeira atividade: LISTA DE ALIMENTOS  e  CARDÁPIO INDIVIDUAL

Inicia-se a aula com uma pergunta:

COMO FOI O MEU ALMOÇO?

A partir das respostas dos alunos, a professora inicia uma lista de alimentos, onde cada criança dita aqueles que fizeram parte do seu almoço no dia.

Para tornar mais atrente sua aula, poderá expor ilustração de alimentos para suscitar a lembrança das crianças. Sugestões de imagens:

http://1.bp.blogspot.com/_O7Ydbp28ygY/SonaxLxxQ8I/AAAAAAAAAKg/LQ1tDK4XwiQ/s320/Prato+Saud%C3%A1vel.bmp

http://aminhadieta.com/files/imagecache/artigos_full/artigos/prato-dieta.jpg

http://3.bp.blogspot.com/_AE-M_v242QI/SwKn5Oxq4II/AAAAAAAAB_M/UOGbaFJwf80/s1600/12_MVG_frutas2.jpg

Para a lista ficar mais ampla, pode-se também anotar outros alimentos preferidos do grupo.

Esta lista ficará em um mural para que os alunos possam tê-la com referência para a escrita dos alimentos do seu cardápio diariamente.

A professora faz então uma proposta de registro do cardápio individual de cada um.

Entrega aos alunos a ficha para o preenchimento do cardápio.

Os alunos que ainda estiverem na fase de apropriação da escrita podem consultar a lista de alimentos para escrevê-los corretamente, e mesmo os que já escrevem convencionalmente, a utilizam como apoio para verificar a grafia correta.

Nos dias que se seguem, no início de cada aula, a professora entrega uma folha para que os alunos preencham com o que cada um almoçou naquele dia. Os alunos que desejarem, podem ler para a turma o seu cardápio.  

Quando aparecer no cardápio de algum aluno um alimento que ainda não consta na  lista, ele é acrescentado com a escrita feita coletivamente.

Essa atividade de escrita do cardápio individual passa a ser uma tarefa diária dos al unos, uma atividade permanente que acontecerá, preferencialmente, no início da aula.

Caso a escola encontre dificuldade em ter as fichas para cada aluno todos os dias, o registro pode ser feito no cader no.

Quando os alunos frequentam o turno matutino, aconselha-se fazer o registro  do café da manhã e seguir o mesmo procedimento.

Quando o almoço é feito na escola, em se tratando de uma escola pública, a professora vai com a turma até o refeitó rio, lê coletivamente o cardápio do dia e depois, na sala de aula, escreve o nome  dos alimentos no quadro de giz,  junto com a turma. Cada aluno re gistra na ficha ou no caderno o cardápio d o dia seguindo suas hipóteses de escrita ou consultando a lista de alimentos que estará na sala, em local visível.

Atividade MURAL

Ao final da escrita do cardápio, cada aluno pode desenhar os seus alimentos preferidos para a confecção de um mural, escrevendo o nome do alimento junto com o desenho.

Desta forma, além da lista, os alunos passam a ter na sala mais uma forma de consulta para a escrita dos alimentos.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será formativa, ao longo da atividade, possibilitando que o aluno, avalie, reflita e avance em suas hipóteses de escrita diariamente, durante o período que a atividade se repetir.

Ao final do período, a professora poderá fazer um ditado de algumas palavras da lista de alimentos e uma frase que contenha uma das palavras ditadas, para verificar em que fase da escrita seus alunos se encontram e pensar em novas atividades e intervenções para a turma.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.