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Geometria: usando os blocos lógicos nas noções básicas de conceitos matemáticos

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
Josélia Soares Nunes dos Santos
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:
• Brincar com os blocos lógicos;
• vivenciar noções básicas de conceitos matemáticos;
• resolver situações problemas com a mediação da professora.


Duração das atividades
em três momentos com duração de aproximadamente 20 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos prévios: Para realização desta aula é necessário que a professora tenha claro se as crianças compreendem as noções de peso e quantidade para que possam emitir opiniões a respeito dos objetos apresentados em relação a seus atributos: pesado, leve; muito, pouco; grande, pequeno; dentro, fora.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

Levar para a roda uma caixa com blocos lógicos e iniciar uma conversa com perguntas como: alguém conhece esse objeto? Qual o nome dele? Qual é a forma da caixa? A caixa está CHEIA ou VAZIA? O que tem DENTRO da caixa?

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Disponivel em: http://erikaneri.blogspot.com/2009/06/explorando-diferentes-bases-numericas.html

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Disponível em: http://www.cort9.com/page5/files/category-poemas.php

2º Momento:

Após ouvir as respostas das crianças, oportunizar situações que propiciem a construção de noções de peso, em que a professora vai passando a caixa de mão em mão e perguntando: A caixa está PESADA ou LEVE? Ouvir as crianças e pedir que expliquem porque ela é pesada ou leve.
Apresentar uma caixa menor e colocá-la ao lado da anterior, perguntando: as caixas são IGUAIS ou DIFERENTES? Qual é a caixa GRANDE e a PEQUENA? Em seguida, esvaziar a caixa, colocando o conteúdo em uma caixa menor e ir questionando onde tem MAIS e onde tem MENOS blocos. Embora a criança observe a professora colocando todo o conteúdo da caixa maior para a menor, a tendência desta será responder que na caixa menor há menos objetos, porque as crianças nessa faixa etária associam o peso ao tamanho dos objetos e ainda não têm construído as noções de reversibilidade.

3º Momento

Em seguida a professora coloca de volta os objetos na caixa maior e pergunta às crianças onde há mais. Ouvir as crianças e fazer anotações quanto a suas maneiras de pensar sobre estes conceitos matemáticos, nesse momento.
Para concluir esta aula, a professora deve disponibilizar o conteúdo das caixas, os blocos lógicos, para que as crianças possam manipular e explorar à vontade, de forma livre.

Avaliação

Com esta atividade é possível avaliar que noções as crianças já têm construídas em relação a peso, quantidade, tamanho e reversibilidade dos objetos, a forma como exploram os blocos lógicos em atividades livres e a capacidade de resolver situações problemas com a mediação da professora.

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