20/12/2009
Maria de Fátima Araújo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Objetivos:
• Brincar com os blocos lógicos;
• vivenciar noções básicas de conceitos matemáticos;
• resolver situações problemas com a mediação da professora.
Conhecimentos prévios: Para realização desta aula é necessário que a professora tenha claro se as crianças compreendem as noções de peso e quantidade para que possam emitir opiniões a respeito dos objetos apresentados em relação a seus atributos: pesado, leve; muito, pouco; grande, pequeno; dentro, fora.
1º Momento:
Levar para a roda uma caixa com blocos lógicos e iniciar uma conversa com perguntas como: alguém conhece esse objeto? Qual o nome dele? Qual é a forma da caixa? A caixa está CHEIA ou VAZIA? O que tem DENTRO da caixa?
Disponivel em: http://erikaneri.blogspot.com/2009/06/explorando-diferentes-bases-numericas.html
Disponível em: http://www.cort9.com/page5/files/category-poemas.php
2º Momento:
Após ouvir as respostas das crianças, oportunizar situações que propiciem a construção de noções de peso, em que a professora vai passando a caixa de mão em mão e perguntando: A caixa está PESADA ou LEVE? Ouvir as crianças e pedir que expliquem porque ela é pesada ou leve.
Apresentar uma caixa menor e colocá-la ao lado da anterior, perguntando: as caixas são IGUAIS ou DIFERENTES? Qual é a caixa GRANDE e a PEQUENA? Em seguida, esvaziar a caixa, colocando o conteúdo em uma caixa menor e ir questionando onde tem MAIS e onde tem MENOS blocos. Embora a criança observe a professora colocando todo o conteúdo da caixa maior para a menor, a tendência desta será responder que na caixa menor há menos objetos, porque as crianças nessa faixa etária associam o peso ao tamanho dos objetos e ainda não têm construído as noções de reversibilidade.
3º Momento
Em seguida a professora coloca de volta os objetos na caixa maior e pergunta às crianças onde há mais. Ouvir as crianças e fazer anotações quanto a suas maneiras de pensar sobre estes conceitos matemáticos, nesse momento.
Para concluir esta aula, a professora deve disponibilizar o conteúdo das caixas, os blocos lógicos, para que as crianças possam manipular e explorar à vontade, de forma livre.
Com esta atividade é possível avaliar que noções as crianças já têm construídas em relação a peso, quantidade, tamanho e reversibilidade dos objetos, a forma como exploram os blocos lógicos em atividades livres e a capacidade de resolver situações problemas com a mediação da professora.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/09/2013
Cinco estrelasAdorei a aula. As crianças realmente aprendem brincando com os blocos.
10/01/2013
Cinco estrelasMuito boa , me ajudou bastante a montar um plano de aula básico mas que abrangesse as noções de grandeza e medidas.
17/04/2011
Cinco estrelasParabéns perfeito