Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desafios ortográficos_Revisão

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá ser capaz de consolidar habilidades ortográficas, sobretudo aquelas já introduzidas e trabalhadas previamente pelo professor. Serão enfatizadas na presente aula a capacidade dos alunos em observar possíveis trocas de letras na escrita de algumas palavras e a habilidade de realizar revisões de frases e palavras com algum erro ortográfico.
Grazi, o que acha? Se quiser discutir pode me ligar, ok!

Duração das atividades
aproximadamente 1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética e leitura.

Estratégias e recursos da aula

A atividade proposta visa revisar e consolidar habilidades sobre a língua, que foram trabalhadas pelo educador(a), mas que necessitam ser consolidadas. Apresentarei, algumas indicações de capacidades que são essenciais para a aquisição da língua, muitas delas abordam equívocos comuns entre as crianças, como por exemplo, a troca de letras.


Assim, é necessário que você professor(a), prepare frases ou trecho de textos, como, por exemplo parlendas, que tragam palavras com erros ortográficos. A criança deverá observar e então sinalizar e fazer a correção necessária.

Como fonte de material para organizar seu trabalho, é interessante avaliar e ter o registro das palavras e “equívocos” comuns entre seus alunos. Para isso, observe os registros dos cadernos e em especial indico ditados. É um tanto rico, propor erros surgidos na própria turma, para que as crianças sejam desafiadas a identificar tais erros e então corrigi-los.

Vejamos alguns exemplos comuns, que você poderá utilizar em sua matriz, para um ditado que evidenciará possíveis trocas, que precisarão ser trabalhadas:

a) F – V

Fátima mora com sua família na favela.
Um furacão devastou a plantação.
A vaca da fazenda se alimenta de alfafa e cevada.

b) T – D

O telefone do escritório toca o dia todo.
A salada era de tomate e agrião.
Todos os sapatos que calcei ficaram apertados.

c) RR

O cachorro enterrou o osso no jardim.
Eu adoro churrasco.
A parreira de uvas está carregada.

d) M ante de P e B

O rocambole tem recheio de chocolate.
Eu quero aprender tocar trompete.
Meu irmão é campeão de basquete.

e) U – L

Quantas letras possui nosso alfabeto?
A coruja é um animal de hábito noturno.
Juliana aguardava ansiosa o pouso do avião.

f) Lh – l

Minha família é mineira.
Hoje ganhei uma sandália nova.
O olho de Sofia é azul.

Após realização deste ditado de frases e também de outros mais que já tenha desenvolvido, prepare uma matriz que traga erros que tenha observado como marcante entre vários alunos do grupo e então desafie as crianças a um exercício contrário. Neste exercício, elas devem encontrar o(s) erro(s) da frase e então reescrevê-la corretamente.
Para desafiar ainda mais, coloque também algumas frases que estejam corretas e observe assim a reação do grupo. Mas, deixe claro para o grupo que poderá haver essa possibilidade.

Vejamos alguns exemplos:

A escrita a ser apresentada ao grupo poderá ser como os exemplos a seguir, lembrando que eles terão em mãos erros a descobrir e corrigir.

_ Minha famíLHa é mineira.

_ Quantas letras possui nosso aUfabeto?
_ O caRo do meu amigo é maRon

_ Hoje Giovanny e Lucas não cuNpriram os coNbinados da sala

Como pode observar nossa proposta parte de dois eixos principais. O primeiro deles é propiciar uma escrita espontânea por meio de ditado, por exemplo, ou mesmo em observação dos registros cotidianos do caderno. Mediante esta observação e coleta de dados o professor(a) separa as que considerar mais comum e então prepara uma matriz com estes erros para que as crianças desenvolvam um habilidade muito importante que é a capacidade de revisão. Na atividade a criança deve sinalizar o erro e em seguida registrar corretamente a frase.

Avaliação

Esta atividade traz para você, elementos de avaliação desde o momento de observação dos registro em caderno e também do ditado realizado com desafios ortograficos a serem consolidados pela turma, mediante conteúdo já trabalhado pelo professor responsável. Por fim, poderá conhecer também as capacidade da turma, em fazer um exercício de revisão e reconhecimento de “erros”, em especial os cometidos por equivos propiciado pelo vínculo que se estabelece nesta fase da alfabetização, entre a particularidade,especificidade, da oralidade e da escrita. Ressalto, que isso se dá também por questões culturais de sotaques entre outros comuns em nosso país. E que portanto devem ser observados, considerados e trabalhados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.