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Textos de instrução - Imperativo

 

07/12/2009

Autor e Coautor(es)
Tânia Guedes Magalhães
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula tem o objetivo de fazer o aluno conhecer os textos instrucionais tanto nas habilidades de leitura quanto nas de produção e compreender o sentido dos verbos no modo imperativo.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deve possuir habilidades básicas de leitura e escrita e compreender o que são verbos; e que esta classe de palavras apresenta-se em três modos: o modo indicativo, o modo subjuntivo e o modo imperativo, cada um expressando um sentido.

Estratégias e recursos da aula

Etapa 1:

A) Para o início dos trabalhos sobre a temática proposta, sugerimos que sejam trabalhados os dois textos abaixo :

TEXTO 1:

Você está muito a fim de conquistar uma pessoa, mas sente certa insegurança e por isso se retrai? Longe de ser um problema, é quase certo que esteja precisando de alguns conselhos simples para solucionar suas dúvidas.
Saiba que, com pequenas adaptações, as dicas da arte do xaveco para seduzir e conquistar a pessoa desejada são as mesmas para todos os sexos.
Em muitos casos, a química entre duas pessoas bate de forma tão intensa a partir de um simples olhar que a conquista pode ser consumada sem que nenhuma sílaba seja pronunciada. Entretanto, a admiração por uma pessoa não se restringe apenas aos aspectos físicos, há inúmeros outros fatores que devem ser considerados num processo de sedução.
Por isso, avalie algumas condutas que, independentemente de seus atributos estéticos e da sua experiência em conquistas amorosas, poderão melhorar seu desempenho.
Conquistar uma pessoa que se deseja é daqueles momentos que podem marcar uma vida toda. Conquistar a pessoa que se ama pode não apenas marcar a vida, mas, também, e, principalmente, mostrar como vale a pena viver.

1- Perambule


Vamos começar pelo princípio. O que você tem feito para se encontrar com as pessoas? Se ficar em casa, esperando que elas entrem pelo telhado e caiam no seu colo, continue sentado, porque de pé só irá se cansar. Você já deve saber que mulheres e homens não caem no colo assim.
Dê um tempo longe das tarefas e divertimentos caseiros. Desligue um pouco o computador, esqueça a televisão, o videogame e outras atividades que o impeçam de circular.
A ordem agora é perambular, sair da inércia, mexer-se. Freqüente lugares onde as pessoas estejam, como festas, baladas e bares que combinem com seu estilo.

2- Freqüente sua praia


Reflita comigo: se você já está inseguro, será fácil deduzir como irá se sentir transitando por lugares que não conhece ou não o deixem confortável. Se você não tem o hábito de sair, no princípio poderá ficar meio deslocado. Por isso não desista nas primeiras investidas, insista até estar mais familiarizado e à vontade para estreitar os primeiros relacionamentos.
Uma boa iniciativa é conversar com amigos que estejam acostumados a sair; eles poderão indicar os lugares mais freqüentados pelas pessoas do seu círculo social. Assim, você terá com quem conversar e não se sentirá só.

3- Coma pelas bordas

Vá de leve. Nada de investir logo de cara nos aviões, pois esses homens e mulheres são assediados o tempo todo, e escorregam com uma facilidade esconcertante. Para começar, faça amizade com a moçada mais receptiva, aberta, sem nariz empinado ou estrelismo, aqueles que não aspiram passarelas ou capas de revistas.
Com o tempo você, por intermédio dessa turma, poderá se aproximar dos "puros-sangues" e aumentar as chances de conquista. Mas, aí talvez já tenha chegado à conclusão de que as pessoas mais comuns, de maneira geral, embora nem sempre sejam tão bonitas, são mais interessantes. Bem, mas ainda não é o momento de escolher, dê um passo de cada vez.
Eu disse "coma pelas bordas" porque quanto mais sutil, jeitoso e natural você se aproximar de um homem ou de uma mulher, maiores serão suas chances de sucesso.
Se você for mulher, saiba que por mais liberadas que as mulheres estejam, as melhores táticas femininas para se sair bem na conquista são o charme e a insinuação.
Se você for homem, a melhor atitude são os comentários aparentemente despretensiosos sobre a roupa ou observações a respeito do próprio ambiente.
Nos dois casos, não se preocupe em ser criativo, genial ou muito divertido nessa aproximação inicial. O importante é que use uma forma interessante e espontânea para começar a conversa.

4- Cuide bem do visual


Eu disse cuide. Não sugeri que exagerasse. Não me vá aparecer na balada, por exemplo, com aquela roupinha conservadora de ir à missa aos domingos, nem com o mais avançado modelito do último desfile de Milão e muito menos ainda com aquele trapo confortável que talvez use para lavar o carro ou limpar as janelas no sábado à tarde. Vista-se com bom gosto e elegância. Esse é um item que não pode ser negligenciado.
Se tiver dúvida ou não souber como agir, consulte um bom livro sobre o assunto. Você ficará surpreso com o que poderá fazer com as roupas que já possui, ou com aquelas que terá condições de comprar sem gastar muito.
Uma roupa bonita, com bom corte, poderá melhorar sua auto-estima e torná-lo mais confiante para conversar e se relacionar com as pessoas.

5- Esteja antenado


Uma boa conversa é fundamental. Sem papo de qualidade, a conquista amorosa pode não dar liga. Por isso, você precisa ter assunto para conversar. E um estoque bem variado para não patinar com aquela ladainha que sempre vai e retorna ao mesmo ponto.
Mantenha-se atualizado com o noticiário, leia jornais, revistas, bons livros, notícias na Internet e ouça a programação de rádio. Dê preferência aos assuntos ligados a cinema, música, turismo e literatura, porque são os temas que mais agradam.
Embora um papo intelectual possa ser bastante apropriado para alguns homens e mulheres, salvo exceções, o momento da conquista nem sempre é o mais adequado para esse falatório empolado. Deixe Sócrates e a arte etrusca para outra oportunidade.
Ser jeitoso para dançar também ajuda. Se não souber, inscreva-se o mais rápido possível num curso intensivo de dança e ponha a cintura para requebrar. Sem contar que nesses cursos já terá boas chances de treinar suas investidas.
De nada adiantará, entretanto, estar municiado com esse arsenal todo se não tomar a iniciativa de conversar. Encha o peito e tenha um pouco de ousadia.
Aproxime-se conversando naturalmente, sem demonstrar que está preparando o bote. No meio do papo as coisas vão se ajeitando. E mais, se a pessoa ficar resistente, será simples encerrar ou dar outro rumo à conversa.

6- Modere a língua


Quem fala demais corre o risco de se tornar um chato insuportável. Se a outra pessoa estiver falando, fique na sua e não interrompa. Deixe-a concluir o que está dizendo e limite-se a fazer perguntas que a estimulem a falar e demonstrem seu interesse pelo assunto que ela desenvolve.
Se, por exemplo, o assunto for viagens, faça o possível para contar apenas um detalhe da sua viagem mais interessante e dê chance para que ela fale como foi a dela. Pode ter certeza de que assim tornará a conversa mais atraente e estimulante.

7- Saiba ouvir

Insisto. Preste atenção no que a outra pessoa estiver falando e faça perguntas que demonstrem sua inteligência e ressaltem sua presença de espírito.
O processo de conquista de um homem ou de uma mulher inclui o interesse por tudo o que a pessoa diz. Se ela tiver o desejo de contar uma história da vida dela para você, pode ser um excelente sinal de que começa a ficar interessada. Por isso, não vá estragar esse momento abrindo a boca fora de hora.

8- Conte histórias

Quase todas as pessoas gostam de ouvir uma história interessante e curtinha de vez em quando. Sentiu? De vez em quando, nada de se transformar num contador de histórias. Ninguém agüenta uma pessoa que não saiba colocar ponto final na hora certa. Por melhor que seja a história, se for longa, resista, não conte.
O melhor laboratório para testar suas histórias e tiradas espirituosas é em casa ou com os amigos. Fique atento, pois se nem com eles funcionar, tenha certeza de que com a pessoa que você deseja conquistar será ainda pior.

9- Seja bem-humorado

Tenha bom-humor, m as não fique c om palhaçada. Muito menos caia na vulgaridade. Se vo cê evitar os trocadil hos grosseiros e aprender a aproveitar bem as informações da própria circunstância para torná-las engraçadas, sempre terá alguém querendo ficar do seu lado para conversar.

10- Não se leve muito a sério

Quer conquistar? Então aprenda a fazer autogozação, brincar com seus defeitos e a rir das próprias gafes. Tudo sem exagero, claro. Você se tornará uma pessoa muito mais simpática e todos terão prazer em estar na sua companhia.
Atenção: Não se esqueça de elogiar com sinceridade.
Este é o início e o ponto final do processo de conquista, o elogio.
Entretanto, todos os elogios que fizer precisam ser e parecer sinceros. Se você não puder encontrar uma qualidade verdadeira que deva ser elogiada, provavelmente essa pessoa não mereça ser conquistada.
Fique bastante atento a essa peculiaridade da arte do xaveco, pois se a pessoa perceber que o seu elogio é vazio e se baseia apenas na demagogia, ficará resistente e dificilmente irá confiar em você.

Boa sorte. Que você consiga conquistar uma pessoa que lhe dê muita felicidade!

Obs.: Embora alguns dicionários definam as gírias "xaveco" e "xavecar" como tratantice, patifaria, velhacada, chantagear, trapacear, o sentido empregado neste texto, conforme você deve ter notado, é conversa e conquista, adotado popularmente.

http://www.tutomania.com.br/artigo/saiba-como-seduzir-uma-pessoa

Texto 2:

DIA DOS NAMORADOS
Dicas para curtir essa data pra lá de especial!

Gatíssima!

Comece pela preparação do grande dia! Cuide do visual: faça as unhas, escolha com carinho a roupa que vai usar (uma que fique bem em vocêm sem exageros de produção) para estar linda na hora de encontrar o gato.

Seja criativa!
Prepare um presentinho divertido, sem gastar muito. Uma ideia é montar um livrinho (estilo diário) contando a história de vocês (como se conheceram etc.). Cole fotos, recortes de revistas, enfim, abuse da criatividade. Também vale montar uma cestinha de bombons ou docinhos feitos por você mesma.

Curta!

Passem horas revendo fotos dos bons momentos que já viveram ou fazendo planos para o futuro. O importante mesmo é ficar bem juntinho do gato.

A dois!

Chame-o para assistir a um filme romântico na sua casa, com direito a pipoca e muita troca de carinho.

Aproveite!

Vá passear com o fofo! Caminhem, andem de bicicleta, apreciem a paisagem, parem no caminho para tomar um sorvete, “refri” ou chocolate quente.

Diminua a distância!

Se não vai dar para encontrar seu amor nesse dia, não fique triste. Telefone, escreva e-mail ou MSN. Com a saudade aumentando, o próximo encontro vai ser ainda mais especial!

Declare-se!

E, claro, diga “eu te amo” milhões de vezes! O importante é transmitir o seu carinho!

(Revista Astral dia a dia, nº 20 – Junho, 2009)

A) Comece a aula entregando uma cópia dos dois textos acima aos alunos.

B) Peça à turma que faça uma leitura silenciosa de ambos os textos.

C) Após a leitura silenciosa, questione os alunos oralmente: se gostaram dos textos; por que gostaram ou não; se os textos provocaram neles alguma reflexão; o que mais chamou a atenção deles e por quê.

Etapa2:

A) Depois de uma breve discussão oral sobre os textos, entregue aos alunos uma cópia dos exercícios sugeridos abaixo:

01) Sobre o texto 1, responda:
a) Sobre o que trata o texto?
b) A quem se destina o texto?
c) Quais são as dicas apresentadas no texto?
d) Resuma, em poucas palavras, cada uma das dicas.
e) Pelo contexto, o que significa a expressão “coma pelas bordas”?

f) Observe:

1- Perambule                              6- Modere a língua
2- Frequente sua praia                 7- Saiba ouvir
3- Coma pelas bordas                  8- Conte histórias
4- Cuide bem do visual                9- Seja bem-humorado
5- Esteja antenado                      10- Não se leve muito a sério

- As palavras em destaque no quadro acima são verbos. O que elas expressam? Marque com um X a opção correta:
( ) certeza ( ) dúvida ( ) possibilidade ( ) ordem/pedido/conselho

g) Após a leitura do texto, verifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (marque V para verdadeiro) ou falsas  (marque F para falso).

( ) É bom começar saindo para lugares a que esteja mais acostumado para, aos poucos, perder a insegurança e então conhecer lugares novos.
( ) É bom não falar demais.
( ) É melhor investir aos poucos, de leve. Um passo de cada vez.
( ) O visual não tem importância nenhuma para a paquera. Não é necessário se cuidar.
( ) Devemos ser rigorosos na conquista.
( ) Ficar contando histórias é desfavorável na conquista.
( ) É desnecessário ouvir o outro. Quanto mais você falar de você mesmo, mais ele se interessará.
( ) O ideal é ficar sentado em casa esperando que o amor bata a nossa porta.
( ) O bom humor é fundamental; mas um humor saudável, sem palhaçadas.
( ) Uma conversa de qualidade não tem importância, só a aparência.

02) Sobre o texto 2, responda:

a) Qual é o assunto do texto?
b) A quem se destina o texto?
c) Resuma, em uma frase, as dicas apresentadas no texto.


d) Observe:
1. “Prepare um presentinho divertido (...)”.
2. “Passem horas revendo fotos (...)”.
3. “Chame-o para assistir a um filme romântico (...)”.
4. “Vá passear com o fofo.”.
5. “(...) não fique triste. Telefone, escreva e-mail ou MSN.”.
6. “(...) diga eu te amo milhões de vezes”.

Alguns verbos que compõem estas orações apresentam um sentido de sugestão/ordem/pedido. Circule-os.

e) O que há de comum entre os textos 1 e 2:
- no que diz respeito à temática?
- sobre a intenção comunicativa?

B) Leia em voz alta os exercícios propostos, esclarecendo possíveis dúvidas e dê um tempo para que os alunos respondam às questões.

C) Terminada a tarefa, corrija os exercícios em sala de aula.

D) Esclareça com os alunos que estes textos apresentam dicas, instruções e que textos desse tipo têm como característica o uso de verbos no modo imperativo.

E) Defina o que é modo imperativo, sua formação e suas ocorrências .

F) Apresente aos alunos outros tipos de textos instrucionais. Sugerimos que se fale sobre a receita. Explique aos alunos que o gênero receita é composto por uma parte instrucional. Pergunte se alguém na turma sabe que parte seria esta. Em seguida, passe no quadro uma receita culinária (pode ser de um simples brigadeiro) apenas para mostrar a turma que a receita possui uma parte em que lista os ingredientes e outra em que orienta o leitor sobre o modo de fazer e é nesta seção que encontramos os verbos no modo imperativo.

As etapas acima gastam, em média, 3 aulas de 50 minutos.

Avaliação

Após a discussão dos textos propostos e a consequente explicação sobre o modo imperativo e sobre o gênero receita, sugerimos como avaliação desta aula a elaboração de uma receita “de um bom relacionamento”. Oriente o aluno sobre a estrutura da receita: ingredientes e modo de fazer. Os alunos deverão fazer esta atividade individualmente, em sala de aula. Após a elaboração, escolher 5 alunos para lerem suas "receitas" para os colegas.

(tempo médio: 2 aulas de 50 minutos)

Opinião de quem acessou

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