Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Geometria: desenhando e escrevendo

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
Josélia Soares Nunes dos Santos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estabelecer relação entre objetos presentes na sala de aula e as formas geométricas;

representar e nomear estes objetos;

vivenciar práticas de escrita.

Duração das atividades
em três momentos com duração de aproximadamente 20 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula é imprescindível que o professor(a) já tenha trabalhado e apresentado as figuras e os sólidos geométricos a seus alunos.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

Retomar as informações trabalhadas na aula anterior e apresentar as formas geométricas no tamanho aproximadamente de uma folha de papel ofício. Essas formas devem ter sido trabalhadas anteriormente. 

Material para o trabalho:

Formas geométricas em cartolina guache;

Uma folha de papel madeira  e pincel atômico.

2º Momento:

Fazer questionamentos às crianças, como: qual o nome das formas geométricas que elas conhecem; onde as crianças podem observar/encontrar estas formas etc. A professora deverá levar para a roda o máximo de objetos existentes na sala, como brinquedos, peças de jogos, livros,  para que as crianças possam manipulá-los e estabecer relações entre o objeto concreto e as formas que estão sendo estudadas. A professora deve pedir, ainda para que as crianças observem o mobiliário da sala: janelas, portas, material de uso didático etc, e relacionem com as figuras apresentadas. Para isto o professor pode fazer indagações do tipo: quais desses objetos se parecem com estas figuras: círculo, quadrado, triângulo e retângulo? A professora deve ir mostrando a forma e as crianças vão nomeando os objetos realcionados a elas.

3º Momento:

O professor deve registrar na folha de papel madeira, o nome dos objetos citados pelas crianças, abaixo das respectivas formas geométricas, anteriormente coladas no topo da folha de papel madeira em forma de colunas. Assim, além das crianças estarem identificando formas, estarão estabelecendo relações entre estas e os materiais/objetos presentes em seu entorno. Estarão também tendo contato e familiarizando-se com práticas de escrita, tendo o professor como mediador.

Trabalhar as formas geométricas relacionadas a objetos e materiais com os quais as crianças tenham familiaridade é uma forma de tornar mais concreto e vivo este conhecimento e certamente as crianças passarão a estabelecer relação e utilizar estes conhecimentos na seu cotidiano. Todas as vezes que utilizar a bola para jogar, por exemplo, saberão que ela é um objeto que rola, que possui forma esférica, assim como pode estabelecer relacão entre a forma de um retângulo e a porta da sala ou o seu livro preferido.

undefined

Avaliação

Com esta aula é possível perceber se as crianças conseguem estabelecer relações entre objetos presentes na sala de aula e as formas geométricas estudadas; se conseguem representar e nomear estes objetos. É possível também avaliar o estabelecimento de relações entre o que dizem e o que a professora registra na forma de escrita.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Francisco Gouvêa, Escola Francisco Sá , Amazonas - disse:
    franciscogouvea@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Esse tipo de aula desperta a curiosidade do aluno fazendo com que ele se interesse ainda mais pelo conteudo em estudo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.