20/12/2009
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Estabelecer relação entre objetos presentes na sala de aula e as formas geométricas;
representar e nomear estes objetos;
vivenciar práticas de escrita.
Para realização desta aula é imprescindível que o professor(a) já tenha trabalhado e apresentado as figuras e os sólidos geométricos a seus alunos.
1º Momento:
Retomar as informações trabalhadas na aula anterior e apresentar as formas geométricas no tamanho aproximadamente de uma folha de papel ofício. Essas formas devem ter sido trabalhadas anteriormente.
Material para o trabalho:
Formas geométricas em cartolina guache;
Uma folha de papel madeira e pincel atômico.
2º Momento:
Fazer questionamentos às crianças, como: qual o nome das formas geométricas que elas conhecem; onde as crianças podem observar/encontrar estas formas etc. A professora deverá levar para a roda o máximo de objetos existentes na sala, como brinquedos, peças de jogos, livros, para que as crianças possam manipulá-los e estabecer relações entre o objeto concreto e as formas que estão sendo estudadas. A professora deve pedir, ainda para que as crianças observem o mobiliário da sala: janelas, portas, material de uso didático etc, e relacionem com as figuras apresentadas. Para isto o professor pode fazer indagações do tipo: quais desses objetos se parecem com estas figuras: círculo, quadrado, triângulo e retângulo? A professora deve ir mostrando a forma e as crianças vão nomeando os objetos realcionados a elas.
3º Momento:
O professor deve registrar na folha de papel madeira, o nome dos objetos citados pelas crianças, abaixo das respectivas formas geométricas, anteriormente coladas no topo da folha de papel madeira em forma de colunas. Assim, além das crianças estarem identificando formas, estarão estabelecendo relações entre estas e os materiais/objetos presentes em seu entorno. Estarão também tendo contato e familiarizando-se com práticas de escrita, tendo o professor como mediador.
Trabalhar as formas geométricas relacionadas a objetos e materiais com os quais as crianças tenham familiaridade é uma forma de tornar mais concreto e vivo este conhecimento e certamente as crianças passarão a estabelecer relação e utilizar estes conhecimentos na seu cotidiano. Todas as vezes que utilizar a bola para jogar, por exemplo, saberão que ela é um objeto que rola, que possui forma esférica, assim como pode estabelecer relacão entre a forma de um retângulo e a porta da sala ou o seu livro preferido.
Com esta aula é possível perceber se as crianças conseguem estabelecer relações entre objetos presentes na sala de aula e as formas geométricas estudadas; se conseguem representar e nomear estes objetos. É possível também avaliar o estabelecimento de relações entre o que dizem e o que a professora registra na forma de escrita.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasEsse tipo de aula desperta a curiosidade do aluno fazendo com que ele se interesse ainda mais pelo conteudo em estudo.