Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ENTREVISTA COM UMA NUTRICIONISTA: UMA OPORTUNIDADE DE LER, ESCREVER E APRENDER.

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião e Glória Maria Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ter participado das aulas:

UTILIZANDO CARDÁPIOS: CARACTERÍSTICAS E USO DO GÊNERO

CONSTRUINDO UM PRATO SAUDÁVEL – TRABALHANDO COM DIVERSAS LINGUAGENS f

CARDÁPIO – UMA POSSIBILIDADE DE ESCRITA NO COTIDIANO

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber trabalhar em grupo

Ter noção dos procedimentos necessários para uma entrevista

Saber ouvir

Esperar a vez para falar

Saber fazer perguntas pertinentes ao tema debatido

Estar em contato com o tema alimentação

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS:

Papel

Lápis

Nutricionista

ESTRATÉGIAS:

Atividade: ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO

Nas aulas em que a turma estiver tratando do tema alimentação, o professor sugere a visita de um nutricionista, para enriquecer os estudos sobre o assunto.

O professor conversa com os alunos sobre a necessidade de antecipar algumas perguntas para a visita da nutricionista, tendo em vista que, durante a entrevista, algumas dúvidas podem ser esquecidas, perdendo a oportunidade de esclarecimento.

Junto com os alunos o professor vai anotando no quadro as perguntas elaboradas pelas crianças.

Após o registro, os alunos anotam as perguntas no caderno e decidem quem vai perguntá-las ao nutricionista.

Neste momento, também é importante decidir quem vai anotar as respostas. No caso, é necessário combinar com os alunos para formarem duplas cujas crianças estejam em fases próximas de escrita, para ajudarem umas as outras.

Atividade: ENTREVISTA

A entrevista inicia-se com a nutricionista falando sobre alimentação saudável e depois, os alunos fazem as perguntas combinadas.

O nutricionista convidado pode ser algum parente ou amigo das crianças ou, na falta deste, o professor pode tentar um contato com o Posto de Saúde local, para verificar a possibilidade de algum profissional ir até a escola conversar com as crianças.

Atividade: ELABORAÇÃO DE TEXTO COLETIVO

Após a visita, a turma se reúne para a confecção de um texto coletivo com base nas anotações dos alunos durante a entrevista.

O texto pode ser digitado, copiado e distribuído na escola, ou colocado no jornal, caso a escola tenha um.   

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação acorrerá durante toda atividade, observando o interesse dos alunos pela  proposta, as contribuições e intervenções de cada aluno na escrita em dupla e a participação da turma na elaboração do texto coletivo, verificando se os alunos utilizam as informações passadas pelo nutricionista sobre alimentação saudável e a composição de um prato balanceado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.