20/12/2009
Soymara Vieira Emilião e Glória Maria Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ter participado das aulas:
UTILIZANDO CARDÁPIOS: CARACTERÍSTICAS E USO DO GÊNERO
CONSTRUINDO UM PRATO SAUDÁVEL – TRABALHANDO COM DIVERSAS LINGUAGENS f
CARDÁPIO – UMA POSSIBILIDADE DE ESCRITA NO COTIDIANO
Saber trabalhar em grupo
Ter noção dos procedimentos necessários para uma entrevista
Saber ouvir
Esperar a vez para falar
Saber fazer perguntas pertinentes ao tema debatido
Estar em contato com o tema alimentação
RECURSOS:
Papel
Lápis
Nutricionista
ESTRATÉGIAS:
Atividade: ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO
Nas aulas em que a turma estiver tratando do tema alimentação, o professor sugere a visita de um nutricionista, para enriquecer os estudos sobre o assunto.
O professor conversa com os alunos sobre a necessidade de antecipar algumas perguntas para a visita da nutricionista, tendo em vista que, durante a entrevista, algumas dúvidas podem ser esquecidas, perdendo a oportunidade de esclarecimento.
Junto com os alunos o professor vai anotando no quadro as perguntas elaboradas pelas crianças.
Após o registro, os alunos anotam as perguntas no caderno e decidem quem vai perguntá-las ao nutricionista.
Neste momento, também é importante decidir quem vai anotar as respostas. No caso, é necessário combinar com os alunos para formarem duplas cujas crianças estejam em fases próximas de escrita, para ajudarem umas as outras.
Atividade: ENTREVISTA
A entrevista inicia-se com a nutricionista falando sobre alimentação saudável e depois, os alunos fazem as perguntas combinadas.
O nutricionista convidado pode ser algum parente ou amigo das crianças ou, na falta deste, o professor pode tentar um contato com o Posto de Saúde local, para verificar a possibilidade de algum profissional ir até a escola conversar com as crianças.
Atividade: ELABORAÇÃO DE TEXTO COLETIVO
Após a visita, a turma se reúne para a confecção de um texto coletivo com base nas anotações dos alunos durante a entrevista.
O texto pode ser digitado, copiado e distribuído na escola, ou colocado no jornal, caso a escola tenha um.
A avaliação acorrerá durante toda atividade, observando o interesse dos alunos pela proposta, as contribuições e intervenções de cada aluno na escrita em dupla e a participação da turma na elaboração do texto coletivo, verificando se os alunos utilizam as informações passadas pelo nutricionista sobre alimentação saudável e a composição de um prato balanceado.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!