20/12/2009
Soymara Vieira Emilião e Glória Maria Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Utilizar a criatividade para expressar seus conhecimentos.
Preparar um prato saudável.
Ampliar o repertório linguístico.
Refletir sobre a construção da escrita.
Transpor os conhecimentos adquiridos para o cotidiano.
O aluno precisa conhecer sobre alimentação saudável.
Na aula: ENTREVISTA COM UMA NUTRICIONISTA: UMA OPORTUNIDADE DE LER, ESCREVER E APRENDER, o professor encontra encaminhamentos para os alunos terem acesso a esse conteúdo.
RECURSOS:
Prato de sobremesa de papelão
Cola
Massinha de modelar (diversas cores)
Papel ofício
Pirâmide Alimentar
ATIVIDADE DA PIRÂMIDE ALIMENTAR:
Para ajudar no entendimento dos alunos, sobre quais alimentos devem compor um prato saudável, o professor traz para sala uma foto da Piramide Alimentar.
Com a Pirâmide Alimentar, o professor discute sobre como os alimentos estão dispostos, mostrando a quantidade necessária de cada alimento para o bom funcionamento do corpo.
O professor encontra a Pirâmide Alimentar em livros de nutrição ou no site:
http://emedix.uol.com.br/dia/nut004_1f_piramide.php
http://www.labiska.net/images/saude/piramide_alimentar_old.jpg
http://fmu.br/site/graduacao/nutricao/img/piramide_alimentar.gif
ATIVIDADE CONFECCIONANDO O PRATO SAUDÁVEL:
A proposta da atividade é que os alunos primeiro escrevam em uma folha, quais alimentos colocariam no seu prato, de modo que fique balanceado e saudável.
Após todos escreverem os alimentos do seu prato, é discutido com a turma se os alimentos escritos, seguem a orientação da nutricionista e da Pirâmide Alimentar para um prato saudável.
Após o registro, em uma folha ofício, cada um faz, de massinha, os alimentos que escreveu, colocando organizadamente em um pratinho de sobremesa descartável e, se preciso, colando as massinhas com cola branca nos pratinhos.
É interessante montar um mural com os pratos que os alunos confeccionaram, anexando a escrita elaborada no início da atividade e convidar outras turmas da escola para ouvir dos alunos as explicações sobre alimentos que eles utilizaram para a confecção dos pratos.
O resultado é que os alunos se divertem enquanto aprendem sobre alimentação, ainda fazendo o uso da escrita de uma forma contextualizada e significativa.
Exemplo de prato feito pelo aluno de uma turma de 1º ano:
É feita a avaliação durante todo o processo observando o interesse do aluno sobre o tema, os conhecimentos adquiridos, a ampliação do seu repertório lingüístico e o quanto demonstrou avançar na escrita das palavras do cardápio.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/08/2012
Quatro estrelasA ideia da massinha 'e genial.