Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CONSTRUINDO UM PRATO SAUDÁVEL – TRABALHANDO COM DIVERSAS LINGUAGENS

 

20/12/2009

Autor y Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Soymara Vieira Emilião e Glória Maria Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Utilizar a criatividade para expressar seus conhecimentos.

 Preparar um prato saudável.

Ampliar o repertório linguístico.

Refletir sobre a construção da escrita.

Transpor os conhecimentos adquiridos para o cotidiano.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno precisa conhecer sobre alimentação saudável.

Na aula:  ENTREVISTA COM UMA NUTRICIONISTA: UMA OPORTUNIDADE DE LER, ESCREVER E APRENDER, o professor encontra encaminhamentos para os alunos terem acesso a esse conteúdo.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS:

Prato de sobremesa de papelão

Cola

Massinha de modelar (diversas cores)

Papel ofício

Pirâmide Alimentar

ATIVIDADE DA PIRÂMIDE ALIMENTAR:

Para ajudar no entendimento dos alunos, sobre quais alimentos devem compor um prato saudável, o professor traz para sala uma foto da Piramide Alimentar.

Com a Pirâmide Alimentar, o professor discute sobre como os alimentos estão dispostos, mostrando a quantidade necessária de cada alimento para o bom funcionamento do corpo.

O professor encontra a Pirâmide Alimentar em livros de nutrição ou no site:

http://emedix.uol.com.br/dia/nut004_1f_piramide.php

http://www.labiska.net/images/saude/piramide_alimentar_old.jpg

http://fmu.br/site/graduacao/nutricao/img/piramide_alimentar.gif


ATIVIDADE CONFECCIONANDO O PRATO SAUDÁVEL:

A proposta da atividade é que os alunos primeiro escrevam  em uma folha, quais alimentos colocariam no seu prato, de modo que fique balanceado e saudável.

Após todos escreverem os alimentos do seu prato, é discutido com a turma se os alimentos escritos, seguem a orientação da nutricionista e da Pirâmide Alimentar para um prato saudável.

Após o registro, em uma folha ofício, cada um faz, de massinha, os alimentos que escreveu, colocando organizadamente em um pratinho de sobremesa descartável e, se preciso, colando as massinhas com cola branca nos pratinhos.

É interessante montar um mural com os pratos que os alunos confeccionaram, anexando a escrita elaborada no início da atividade e convidar outras turmas da escola para ouvir dos alunos as explicações sobre alimentos que eles utilizaram para a confecção dos pratos.

O resultado é que os alunos se divertem enquanto aprendem sobre alimentação, ainda fazendo o uso da escrita de uma forma contextualizada e significativa.

Exemplo de prato feito pelo aluno de uma turma de 1º ano: 

comida

Avaliação

É feita a avaliação durante todo o processo observando o interesse do aluno sobre o tema, os conhecimentos adquiridos, a ampliação do seu repertório lingüístico e o quanto demonstrou avançar na escrita das palavras do cardápio. 

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.