Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Compreendendo as campanhas publicitárias

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reconhecer o valor apelativo das imagens e do texto na campanha publicitária;
• discutir o uso do imperativo na “chamada” das campanha;
• compreender a mensagem transmitida pelo vídeo;
• reconhecer elementos persuasivos de valor emotivo em campanhas publicitárias;
• analisar uma peça publicitária e apresentar suas conclusões em relação a ela.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Os alunos deverão saber um pouco a respeito da doação de órgãos no Brasil e ter maturidade para compreender a mensagem transmitida pelo vídeo;
• os alunos deverão conhecer o modo imperativo dos verbos e compreender seu uso.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Para começar a aula, o professor deverá solicitar aos alunos que se reúnam em duplas para lerem a cartilha explicativa do Ministério da Saúde sobre a doação de órgãos.

Importante: A cartilha está disponível no site http://www.abto.org.br/abtov02/portugues/populacao/doacaoOrgaosTecidos/pdf/entendadoacao.pdf  

O professor poderá fazer cópias da cartilha e entregar aos alunos, se preferir.

Os alunos deverão fazer uma leitura silenciosa rápida apenas para conhecer como funciona a doação de órgãos no Brasil. Essa leitura ajudará na compreensão do vídeo.
Depois disso, o professor conversará com os alunos sobre o assunto e sobre trabalho que deve ser desenvolvido com a população para que ela se sensibilize em relação à doação de órgãos. Nesse momento, é importante destacar o valor emocional que as campanhas sobre doação de órgãos devem apresentar para atingir o público.

Aula 2

Para iniciar a segunda aula sobre o tema, o professor colocará o vídeo de uma campanha sobre doação de órgãos.

http://www.youtube.com/watch?v=f4bTLSLIgbE  Acesso em 15/11/2009

Depois de assistirem ao vídeo, o professor então entregará uma ficha com questões a respeito do vídeo para serem discutidas em trios.

Sugestões de questões:

• Em qual veículo de comunicação essa campanha pode ser veiculada?
• Qual é o público alvo da campanha?
• Que função tem a trilha sonora no vídeo? Ela é adequada às imagens?
• De acordo com o vídeo, o que podemos entender da cena que mostra o cachorro latindo para um homem que caminhava na calçada?
• Que relação há entre a cena descrita na questão anterior e o texto “Quando você doa seus órgãos, uma parte de você continua viva”?
• Em sua opinião, a campanha conseguiu fazer com que as pessoas refletissem sobre a importância da doação de órgãos?
• Por qual razão foi usado o imperativo na oração “Seja um doador”?

Após discutirem as questões em trios, o professor abrirá o debate para toda a sala, seguindo as questões das fichas. Em seguida, deverá solicitar que escrevam as respostas no caderno como atividade de casa.

Aula 3

Nesta aula, o professor levará a turma para o laboratório de Informática e organizará a turma em grupos e explicará que eles deverão fazer uma análise de campanhas publicitárias disponíveis em sites, semelhantemente a que fizeram da campanha de doação de órgãos para apresentar para toda a turma. O professor poderá sugerir os vídeos e sorteá-los entre os alunos. No laboratório de informática, cada grupo acessará seu vídeo e criará as questões. Para ajudar, eles poderão adaptar as questões do trabalho com o vídeo sobre doações de órgãos.

Importante: O professor deverá também pedir que eles entreguem o trabalho por escrito. É importante lembrar aos alunos que as campanhas publicitárias transmitem uma ideia ao telespectador, buscando convencê-lo; e que eles devem atentar-se a esse propósito.

Sugestões de campanhas publicitárias

http://www.youtube.com/watch?v=yxGCM3SeYT8  Campanha Proteja Nossas Crianças

http://www.youtube.com/watch?v=diIvJAJhwf4  Campanha Ajuda Brasil

http://www.youtube.com/watch?v=Y52gy_QIHx4  Campanha ChildFriendly Austrália As crianças veem, as crianças fazem

http://www.youtube.com/watch?v=a8z833HMsW0  Campanha de valorização da pessoa idosa – Governo de Minas Gerais

http://www.youtube.com/watch?v=JYVuJ9BG50I  Campanha Proteja Nossas Crianças

http://www.youtube.com/watch?v=kHOWTZ-dSdw&feature=related  Campanha Bem-me-quer contra a exploração sexual infantil

Aulas 4 e 5

Os alunos entregarão o trabalho escrito e apresentarão o vídeo e a análise que fizeram dele. O professor poderá determinar um tempo para apresentação e outro para debate.

Recursos Complementares


Como atividade complementar, o professor poderá mostrar aos alunos algumas campanhas publicitárias, disponíveis em sites, direcionadas à venda de um produto e propor uma atividade que mostre a diferença entre elas e as trabalhadas na atividade em grupo.

Sugestões:

http://www.youtube.com/watch?v=XTwDAHgSGw0  Coca-cola
http://www.youtube.com/watch?v=H6UbqyQ4PVw  Havaianas
http://www.youtube.com/watch?v=in_oYoFbgNI  Tigre

Avaliação

A avaliação consistirá em observar a boa participação dos alunos nas atividades em grupo. É importante observar se as respostas deles estão corretas e se realmente compreenderam o vídeo. Durante a apresentação oral, é necessário observar a adequação vocabular, postura e a linguagem oral utilizda, como também a análise feita do vídeo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.