16/06/2008
Wildson dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Conteúdos específicos:
Preparando a aula:
Em aula anterior os alunos deverão ser informados que a próxima aula será no laboratório de informática e que eles irão simular dados coletados em laboratório por meio de um programa. Para isso, o professor deverá questionar os alunos sobre o que acontece quando o volume de um gás é aquecido?
Introduzindo a aula: (5 min.)
Inicie a aula no laboratório de informática, apresentando o roteiro de exploração do programa aos alunos. Reforce o propósito de anotar as variações identificadas a partir da mudança de temperatura, pressão e volume.
Obs.:
Desenvolvendo a aula: (25 min.)
Nesta parte do roteiro, o aluno deverá identificar e caracterizar as transformações gasosas, realizando as atividades propostas no roteiro de exploração do programa a seguir:
Roteiro de exploração do Programa
Temos três janelas no canto superi or direito do programa e embaixo delas temos um cursor e mais embaixo temos a representação de um gráfico. Anote o que se pede:
Agora faça as mesmas observações e anotações com as janelas dois e três. (anote qual grandeza é constante e qual o comportamento das outras duas grandezas)
Sistematizando a aula: (20 min.)
Para sistematizar e evitar a exploração indiscriminada do programa pelos alunos, proponha algumas questões que deverão ser respondidas ao longo da exploração e entregues pelos alunos no final da aula:
Sugestões de alternativas para o desenvolvimento da aula
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório de informática e possua apenas um computador com um datashow, poderá iniciar a aula com o experimento a seguir:
Pegue uma seringa de 20 mL (pode ser com um volume menor, mas será mais difícil de ser visualizada pelos alunos), encha a seringa com ar até a marca de 7 mL e tampe a ponta com o dedo. Depois empurre o êmbolo e veja o que acontece.
Após o experimento explique o conteúdo utilizando o programa como demonstração das transformações.
Anexo
Esse anexo contém informações de como manusear o programa. Foi feito com a intenção de auxiliar o professor, uma vez que o programa é em língua inglesa.
Programa Educativo Ideal Gás in 3D
O programa é uma simulação das transformações gasosas, em que o usuário pode variar uma das grandezas do estado gasoso, enquanto outra é mantida constante, e verificar como a terceira grandeza se comporta. Abaixo temos a janela do programa:
1. Arquivo – permite que o usuário saia do programa;
2. Exibir – permite que o usuário transite pelos tipos de transformações;
3. Ferramentas – permite que o usuário altere as configurações de cores do gráfico;
4. Ajuda – contém o manual do programa com algumas introduções teóricas sobre o assunto, em inglês;
5, 6, 7 e 8. Possibilita ao usuário navegar entre as transformações gasosas e a distribuição gasosa;
9. Cursor onde o usuário pode variar uma das grandezas;
10. Visualização do gráfico;
11. Permite mover o recipiente no centro da janela do programa;
12. Simulação de um recipiente contendo partículas de um gás.
Três estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/07/2015
Cinco estrelasAchei bem interessante a manipulação gráfica de todo o programa e acredito ter ajudado bastante na compreensão da aula.
26/02/2014
Quatro estrelasmuito bom!
24/03/2010
Três estrelasnão consegui abrir o aplicativo em 3d, me orienta pois gostei da explanação e distribuição dos conteúdos, obrigado
24/03/2010
Três estrelasBoa aula. Não consegui abrir o programa.
24/03/2010
Três estrelasnão consegui abrir o aplicativo em 3d, me orienta pois gostei da explanação e distribuição dos conteúdos, obrigado