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Como varia o comportamento dos gases em função da temperatura, pressão e volume?

 

16/06/2008

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Wildson dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar as relações entre as três grandezas do estado gasoso: pressão, temperatura e volume através do programa “Ideal Gás in 3D”; • Caracterizar qualitativamente as transformações gasosas.
Duração das atividades
Uma aula 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• As Grandezas do Estado Gasoso: Pressão, Volume e Temperatura; • Conversão de Unidades; • Propriedades dos Gases; • Modelo Explicativo do Comportamento dos Gases; • Análise gráfica.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:

  • Transformações Isotérmicas;
  • Transformações Isobáricas;
  • Transformações Isocóricas.
     

Preparando a aula:

Em aula anterior os alunos deverão ser informados que a próxima aula será no laboratório de informática e que eles irão simular dados coletados em laboratório por meio de um programa. Para isso, o professor deverá questionar os alunos sobre o que acontece quando o volume de um gás é aquecido?

Introduzindo a aula: (5 min.)

Inicie a aula no laboratório de informática, apresentando o roteiro de exploração do programa aos alunos. Reforce o propósito de anotar as variações identificadas a partir da mudança de temperatura, pressão e volume.

Obs.:

  1. clique aqui para baixar o programa;
  2. Caso o número de computadores seja limitado divida a turma em grupos;
  3. O roteiro de exploração do programa para o professor está dividido em duas partes: introdução e desenvolvimento, mas para o aluno é um documento único.

Desenvolvendo a aula: (25 min.)

Nesta parte do roteiro, o aluno deverá identificar e caracterizar as transformações gasosas, realizando as atividades propostas no roteiro de exploração do programa a seguir:


Roteiro de exploração do Programa

  1. Primeiro vamos nos familiarizar com o programa:
  • Descreva o que você vê na janela do programa.
  • O que representam os pontos brancos no esquema da janela?
  • De acordo com este esquema como é o comportamento dos gases?
  1. Agora vamos aprender a explorar o programa:

        Temos três janelas no canto superi or direito do programa e embaixo delas temos um cursor e mais embaixo temos a representação de um gráfico. Anote o que se pede:

  • Clique na primeira janela e anote o nome dela (será o nome da transformação gasosa). Depois anote quais grandezas e suas unidades estão sendo representadas nos eixos X e Y do gráfico. Faça o mesmo com as outras janelas.
  • Clique também nas setas verdes no canto inferior e descreva o que acontece.
  1. Agora é a sua vez de ve r como as três grandezas se relacionam nas três primeiras janelas:
  • Volte para a primeira janela, pressione o cursor e arraste (o cursor está acima do gráfico) e veja o que acontece.
  • O que este cursor representa na primeira janela?
  • O que acontece com o recipiente e com o gráfico quando você move o cursor até o final? E quando move até o inicio?
  • Ao mover o cursor a temperatura e o volume variam. Mas, o que acontece com a pressão quando você move o cursor?
  • Percebe-se que o cursor representa uma das três grandezas do estado gasoso: a temperatura. O que acontece com o volume do recipiente quando a temperatura aumenta e quando a temperatura diminui?
  • O nome da janela é o nome da transformação gasosa: Isobárica. E a principal característica desta transformação é a pressão ser constante (não variar). Diga se o volume é direta ou inversamente proporcional à temperatura.

         Agora faça as mesmas observações e anotações com as janelas dois e três. (anote qual grandeza é constante e qual o comportamento das outras duas grandezas)

Sistematizando a aula: (20 min.)

Para sistematizar e evitar a exploração indiscriminada do programa pelos alunos, proponha algumas questões que deverão ser respondidas ao longo da exploração e entregues pelos alunos no final da aula:

  1. Na transformação isotérmica qual variável se mantém constante e como as outras variáveis se comportam?
  2. Considerando as transformações isobáric as como o volume se comporta em relação à temperatura?
  3. Caracterize as transformações isocóricas.

 

Sugestões de alternativas para o desenvolvimento da aula

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório de informática e possua apenas um computador com um datashow, poderá iniciar a aula com o experimento a seguir:
Pegue uma seringa de 20 mL (pode ser com um volume menor, mas será mais difícil de ser visualizada pelos alunos), encha a seringa com ar até a marca de 7 mL e tampe a ponta com o dedo. Depois empurre o êmbolo e veja o que acontece.
Após o experimento explique o conteúdo utilizando o programa como demonstração das transformações.


Anexo

Esse anexo contém informações de como manusear o programa. Foi feito com a intenção de auxiliar o professor, uma vez que o programa é em língua inglesa.

Programa Educativo Ideal Gás in 3D

O programa é uma simulação das transformações gasosas, em que o usuário pode variar uma das grandezas do estado gasoso, enquanto outra é mantida constante, e verificar como a terceira grandeza se comporta. Abaixo temos a janela do programa:



 

1. Arquivo – permite que o usuário saia do programa;
2. Exibir – permite que o usuário transite pelos tipos de transformações;
3. Ferramentas – permite que o usuário altere as configurações de cores do gráfico;
4. Ajuda – contém o manual do programa com algumas introduções teóricas sobre o assunto, em inglês;
5, 6, 7 e 8. Possibilita ao usuário navegar entre as transformações gasosas e a distribuição gasosa;
9. Cursor onde o usuário pode variar uma das grandezas;
10. Visualização do gráfico;
11. Permite mover o recipiente no centro da janela do programa;
12. Simulação de um recipiente contendo partículas de um gás.
 

Avaliação
Será avaliada a participação dos alunos ao longo da exploração do programa, e também as respostas às questões propostas na parte de sistematização da aula.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 1/5 - 20%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
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Opiniões

  • Edna, Colégio Polivalente Governador Antônio Carlos Magalhães , Bahia - disse:
    maedlly@yahoo.com.br

    10/07/2015

    Cinco estrelas

    Achei bem interessante a manipulação gráfica de todo o programa e acredito ter ajudado bastante na compreensão da aula.


  • joesia pereira do nascimento, ceep Joao martins do rego , Piauí - disse:
    jonascimento11@hotmail.com

    26/02/2014

    Quatro estrelas

    muito bom!


  • suzymarie, ciep 257 , Rio de Janeiro - disse:
    suzymariemichels@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    não consegui abrir o aplicativo em 3d, me orienta pois gostei da explanação e distribuição dos conteúdos, obrigado


  • itamara regina rodrigues, E. E. de E. Médio Ciep , Rio Grande do Sul - disse:
    itamararegina@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Boa aula. Não consegui abrir o programa.


  • suzymarie, ciep 257 , Rio de Janeiro - disse:
    suzymariemichels@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    não consegui abrir o aplicativo em 3d, me orienta pois gostei da explanação e distribuição dos conteúdos, obrigado


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