Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Meu caro barão”: uma proposta de atividade com a sílaba tônica das palavras.

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reconhecer que as palavras proparoxítonas são bem raras comparadas às paroxítonas;
• identificar as palavras proparoxítonas na canção “Meu caro Barão” e acentuá-las
• reconhecer o efeito sonoro produzido pela ausência intencional dos acentos nas palavras proparoxítonas presentes na canção.

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos já devem saber identificar a sílaba tônica das palavras e classificá-las quanto à tonicidade.

Estratégias e recursos da aula

Para começar a aula, o professor deverá levar para a sala uma imagem de um circo e fixá-la no quadro. Em seguida, ele deverá solicitar aos alunos que listem em seus cadernos dezenas de palavras que eles considerem interligadas ao circo: palhaço, mágico, espetáculo.

Sugestão de imagem:

Disponível em http://www.pititi.com/shop/avactis-images/DJ07587-desc-circo_0.jpg  

Depois de algum tempo, o professor solicitará aos alunos que dividam as palavras listadas de acordo com a sílaba tônica. Sugere-se entregar uma tabela xerocada para eles fazerem a atividade.

 

OXÍTONAS PAROXÍTONAS PROPAROXÍTONAS

Em seguida, o professor fará no quadro de giz uma tabela semelhante a dos alunos e escreverá, de acordo com a sílaba tônica, as palavras que eles ditarem. Feito isso, o professor deverá iniciar uma discussão que leve os alunos a concluírem alguns fatos em relação às palavras que escreveram:

• Quais tipos de palavras apareceram com maior frequência?
• Qual é a característica marcante das proparoxítonas?
• Existem mais palavras acentuadas ou sem acento?

Importante: Professor, saiba que a língua portuguesa tem origem no latim vulgar, aquele que era falado pelos soldados dos exércitos romanos, conquistadores das novas províncias do império, como a antiga Lusitânia, depois reino de Portugal. Havia, já no latim vulgar, a tendência para a supressão da penúltima sílaba das palavras proparoxítonas como no caso de apícola, reduzida a apicla, que veio a ser a palavra portuguesa abelha. Essa redução dos proparoxítonos a paroxítonos prosseguiu na evolução da língua portuguesa. Temos hoje uma quantidade pequena de vocábulos proparoxítonos que, em sua maior parte, transformaram-se em paroxítonos. Quanto às palavras oxítonas, são também em quantidade pequena e predominam no português falado no Brasil, herança, em grande parte, dos nossos índios e negros (cajá, caju, quindim, jiló, etc.).

Disponível em http://www.correiodatarde.com.br/colunistas/gibson_antunes-1191

Aula 2

Nesta aula, o professor colocará o áudio da canção “Meu caro Barão”, interpretada pelos Trapalhões.

Vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=fMNxDkLhJGE  

Após ouvirem a música uma vez, o professor entregará uma cópia com a letra da canção para cada aluno. Eles deverão marcar as palavras que estão sem acento.

Meu caro BarãoOs Trapalhões
Composição: Enriquez - Bardotti - Chico Buarque

Onde quer que esteja
Meu caro Barão
São Brás o proteja
O santo dos ladrão
Tava na faxina
Do seu caminhão
Vi essa maquina
De escrever no chão
Escovei a nega
Lavei com sabão
Deu uma cocega
Nos calo da mão
Pronto
Ponto
Tracinho, tração
Linha
Margem
Meu caro Ba...

Vire a pagina
Continuação
Ai, essa maquina
Tá que tá que é bão
Como eu lhe dizia
Meu caro Barão
A sua ausencia
É uma sensação
O circo lotado
Cidade e sertão
Domingo, sabado
Inverno e verão
Pronto
Ponto
De exclamação
Linha
Margem
Meu caro Barão

Tem gargalhada
Tem sim senhor
Tem muita estrada
Tem muita dor
Venha, Excelência
Nos visitar
Estamos sempre
Noutro lugar

Dizem que vi rgula
Aspas, travessão
Coisa ridicula
Dizem que o Barão
Que o Barão, meu caro
Tinha a faca, o pão
O queijo e os passaros
Voando e na mão
Pois eu tenho ouvido
Que o pobretão
Tá magro, palido
Sem ocupação
Pronto
Ponto
De interrogação
Linha
Margem
Meu caro Barão

Venha, Excelência
Nos visitar
A casa é sempre
De quem chegar
Se a senhoria
Vem pra ficar
Basta algum dia
Se preparar

Pra rodar com a gente
Pra fazer serão
Pra ficar contente
Comer macarrão
Pra pregar sarrafo
Pra lavar leão
Pra datilografo
Bilheteiro, não
Pra fazer faxina
Nesse caminhão
Cuidar da maquina
E não ser mais Barão
Linha
Margem
Etcétera e tal
Pronto
Ponto
E ponto final

Depois disso, os alunos deverão sentar em duplas para responder as atividades seguintes (no caderno) sobre a canção.

1. De acordo com a canção, o que o narrador estava fazendo no caminhão do patrão?
2. Que instrumento ele usou para escrever as palavras ao patrão?
3. De acordo com a resposta da questão anterior, justifique a escrita dos versos seguintes:

“Tracinho, tração
Linha
Margem
Meu caro Ba...

Vire a pagina
Continuação”

4. Muitas palavras da música foram escritas intencionalmente sem acento. Justifique essa omissão.
5. Acentue as palavras que levam acento, mas não estão acentuadas.
6. Se as palavras tivessem sido acentuadas o ritmo da música seria mantido? Justifique.

Recursos Complementares

O professor poderá propor uma atividade com a canção “Construção”, de Chico Buarque, já que todas as últimas palavras dos versos são proparoxítonas.

Vídeo da canção disponível em http://www.youtube.com/watch?v=P7mHf-UCZp0  

Avaliação

A avaliação consistirá em observar se o aluno foi capaz de localizar a sílaba tônica das palavras e classificá-la e se conseguiu responder as questões sobre a canção de forma correta.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.