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Ampliando o vocabulário - noções de hiponímia e hiperonímia

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Estabelecer relações de sentido das palavras em um contexto;
• entender que algumas palavras fazem parte de um mesmo campo semântico;
• demonstrar habilidades básicas de leitura;
• ampliar o vocabulário por meio de leitura de textos e resoluções de exercícios.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos, ao lerem ou escreverem um texto tenham uma noção geral de que o normal é que partamos de termos mais específicos (hipônimos) para os mais abrangentes (hiperônimos). Por vezes, o caminho inverso pode tornar o texto menos claro. Para tanto, em aula anterior, o professor poderá levar exemplos de trechos ou textos que mostrem que há palavras que dão idéia do todo, do qual se originam várias partes ou ramificações.

Religião - Católica, Batista

HIPERONÍMIA                               HIPONÍMIA

Animal                                         lobo, cachorro, cordeiro

GERAL                                          ESPECÍFICOS

Estratégias e recursos da aula

• Cartaz
• Uso da Internet
• Vídeo e letra da música “Família” - Titãs
• Xerox - História em quadrinho.

AULA 1
ATIVIDADE 1

O professor deverá iniciar as discussões sobre o tema, mostrando um cartaz (que poderá ser feito no computador) grande com cópia ampliada do trecho do poema de Padre Anchieta e explicar a relação de sentido que ocorre entre as palavras: pão, comida e manjar. (modelo abaixo)

AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
(Pe. Anchieta)

Ó QUE PÃO, Ó QUE COMIDAÓ QUE DIVINO MANJARSE NOS DÁ NO SANTO ALTAR
CADA DIA!

Com o auxílio do dicionário, importante instrumento de ampliação de vocabulário, explicar aos alunos que a palavra comida utilizada pelo autor, dá idéia do todo. Já as palavras: pão, fruta, bolo, torta, arroz, feijão são tipos de comida, portanto, termos específicos. Deve-se pensar em uma relação de hierarquia.
Na sequência, o docente deverá solicitar aos alunos que procurem no dicionário significados das palavras comida, manjar e pão para subsidiarem as discussões sobre os sentidos geral e específico das palavras no poema de Anchieta.

Comida – o que se come; o que é próprio para se comer.
Manjar – Iguaria delicada e apetitosa; aquilo que alimenta e ou deleita o espírito.
Pão – Alimento feito de massa de farinha de trigo ou outros cereais; meio de subsistência, sustento.

O professor deverá mediar a discussão referente ao texto de Anchieta. Sugerimos algumas perguntas:

1. O pão do texto de Anchieta não se vende em panificadoras, este pão da vida é comida que se dá de graça? Por quê?
2. O pão, no sentido geral, é o meio de subsistência da vida?

O professor deverá aproveitar as acepções do dicionário e direcionar a discussão para os efeitos de sentido que podem ser percebidos no texto de Anchieta. O professor poderá fazer também uma análise sobre o uso da palavra manjar no sentido conotativo, uma vez que, algumas vezes, usa-se a expressão “manjar dos deuses” se referindo a um alimento delicioso e não o manjar branco propriamente dito.

Na sequência, o docente deverá conversar sobre o uso, em textos escritos, de um termo mais geral em substituição ao específico. Isso também acontece na oralidade.

Por exemplo: Uma garota vai a uma loja comprar um sapato e sai com uma rasteirinha, uma sandália, que não deixa de serem calçados.

O professor deverá enriquecer a aula lembrando também o fato de que muitas pessoas utilizam o nome de, por exemplo, uma pasta ou creme dental como: Kolynos, Colgate como termos gerais. Exemplo:


• “Vou ao supermercado comprar um colgate”, ao invés de: “Vou ao supermercado comprar um creme dental.”


O professor deverá terminar a aula, solicitando aos alunos que, para subsidiar a próxima atividade, deverão procurar no dicionário o sinônimo da palavra “família” que será discutido na aula seguinte.

Importante: Professor, a significação das palavras depende essencialmente do contexto em que elas estão inseridas. Quando o professor aplica um exercício que pede a significação das palavras, ele deve retornar ao texto de onde as palavras foram retiradas para então compreender o significado delas no contexto.

AULA 2
ATIVIDADE

O professor deverá começar a aula aguçando a curiosidade dos alunos, levando-os à Sala de Informática e apresentando o vídeo da música “Família” do Grupo Titãs disponível no site:

http://letras.terra.com.br/titas/48973/   

Na sequência, o professor deverá entregar a cada aluno cópia da letra da música “Família”. Os alunos poderão cantar a música e depois o docente deverá pedir que leiam silenciosamente e que retirem do texto um conjunto de hipônimos (termos específicos que se relacionam a determinado sentido) e o hiperônimo correspondente. (termo mais geral). O professor poderá propor também que os alunos utilizem duas canetas coloridas para separarem os termos gerais dos específicos.

Família

Titãs

Composição: Arnaldo Antunes / Toni Bellotto

Família! Família!
Papai, mamãe, titia
Família! Família!
Almoça junto todo dia
Nunca perde essa mania...
Mas quando a filha
Quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe
Não dão nem um tostão...
Família êh! Família ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família!...
Família! Família!
Vovô, vovó, sobrinha
Família! Família!
Janta junto todo dia
Nunca perde essa mania...
Mas quando o nenêm
Fica doente
Uô! Uô!
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenêm é estridente
Uô! Uô!
Assim não dá pra ver televisão...
Família êh! Família ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família! hiá! hiá! hiá!...
Família! Família!
Cachorro, gato, galinha
Família! Família!
Vive junto todo dia
Nunca perde essa mania...
A mãe morre de medo de barata
Uô! Uô!
O pai vive com medo de ladrão
Jogaram inseticida pela casa
Uô! Uô!
Botaram cadeado no portão...
Família êh! Família ah!
Família!
Família êh! Familia ah!
Família! oh! êh! êh! êh!
Família êh! Família ah!
Família! hiá! hiá! hiá!...

Conforme as respostas dos alunos, o professor deverá explicar a eles NOVAMENTE o que é um termo específico e o que é o termo geral, suas funções e efeitos de sentido em um texto. Deverá também falar sobre a ineficiência de se procurar sinônimos de palavras isoladas, ou seja, fora de um contexto e que nem sempre os sinônimos substituem claramente os sentidos de determinadas palavras em um texto.
No caso do texto, fazem parte da família: pai, mãe, sobrinha, titia, vovó etc. Então, família é o termo geral e assim por diante.

Importante: Professor, não é necessário que os alunos memorizem a terminologia: hiperônimo/Hipônimo. O que importa é que eles estabeleçam a relação de sentido que ocorre com o uso dos hiperônimos e dos hipônimos em um contexto.

AULA 3
ATIVIDADES

1) O professor deverá entregar aos alunos cópia da história em quadrinho MICKEY, escaneada abaixo.
2) Procurar no dicionário o significado das palavras sapato, vestidos e presentes. Escolher as acepções que mais se aproximam dos efeitos de sentido do texto dos quadrinhos abaixo.
3) Na sequência, deverá motivar os alunos para a tarefa principal que é a de estabelecer a relação de sentido entre as palavras sapato, vestidos e presentes.

* Texto do 4º quadrinho: "Obra, está funcionando!"

Importante: O professor deverá saber que a HIPERONÍMIA E A HIPONÍMIA são conceitos mais tradicionais e conhecidos da semântica e que, para alguns estudiosos, só podem ser consideradas sinônimas as palavras que podem ser substituídas em qualquer contexto sem a mais leve mudança no sentido cognitivo ou afetivo.

Para ajudar o professor, optamos por sugerir possíveis análises para que ele possa ser o mediador na discussão que deverá ocorrer quando da correção da atividade.

1. As palavras sapatos, vestidos e presentes não chamaram a atenção da Minie, uma vez que são palavras com significado geral, o que não aconteceu com o último cartaz LIQUIDAÇÃO– TUDO PELA META DE DO PREÇO.
2. Entende-se que a palavra liquidação tem sentido geral, mas abaixo está especificado que é tudo pela metade do preço. Além disso, é comum percebermos que muitas mulheres gostam de uma liquidação e outras análises que podem surgir na sala de aula.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua e ocorrerá no decorrer do processo de aprendizagem do aluno para verificação de seu desenvolvimento: avanços, dificuldades e possibilidades. Todos esses aspectos serão observados na interação por ocasião das discussões: professor x aluno; atividades x aluno.

Sugestões de leitura para o professor:

DIAS, Eliana. Reflexões sobre o ensino do léxico na escola fundamental. In: Léxico e morfofonologia: perspectivas e análises. Org. MARTINS, E; CANO, W; FILHO, W. Uberlândia: EDUFU, 2006.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 4/7 - 57.14%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 1/7 - 14.29%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

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Opiniões

  • caio preihs, colégio módulo , Bahia - disse:
    caiopreihs@gmail.com

    17/04/2012

    Três estrelas

    há confusão entre hierarquia (hiponímia e hiperonímia) e partonímia (meronímia e holonímia)


  • Miler, N/A , Rio de Janeiro - disse:
    milersrio@gmail.com

    12/12/2011

    Cinco estrelas

    Daniela, o ensino do nosso País precisa de seres humanos como você! Excelente plano de aula, parabéns.


  • Bianca Macedo, UEPA , Pará - disse:
    byabelissima@yahoo.com.br

    27/09/2011

    Cinco estrelas

    Eliana Dias Você está de parabéns pelo seu plano de aula. O mesmo me ajudou muito na construção do meu próprio plano de ensino que servirá como parte de uma avaliação da universidade.


  • Rosangela, Escola Estadual Henrique Cyrillo Correa , Mato Grosso do Sul - disse:
    rgs-ms@bol.com.br

    02/09/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa a sugestão !! Estava necessitando de mais exemplos de hiperonímia e hiponímia.Parabéns!


  • Mariana, Não sou pedagoga , Espírito Santo - disse:
    marizanelatos@hotmail.com

    01/07/2010

    Quatro estrelas

    Estou estudano para concurso, e esse material me ajudou bastante para enterder esses termos,que até então era desconhecido por mim. Muito Obrigada.


  • Catia Velasque, unig , Rio de Janeiro - disse:
    CatiaVelasque@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    achei excelente a explicação dada. Parabens


  • Fáti ma Alexandre, Escola Jonhson , Ceará - disse:
    mdfap2@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei a aula excelente. O planejamento do assunto dividido em três aulas. O uso do laboratório de informática como apoio e motivação e a escolha da letra da música Família dos Titãs. Parabéns a professora pela aula e o meu agradecimento por compartilhar esse material. Fátima Alexandre


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