18/12/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Conquista do lugar como conquista da cidadania |
Introdução
A construção da maquete e da planta da sala tem uma característica fortemente simbólica. Trabalhando as noções de projeção e representação simbólica, serve de ponte entre o espaço real e sua representação gráfica. Através da representação gráfica torna-se possível perceber os diferentes níveis de redução do tamanho real representado, compreendendo os princípios de equivalência e proporcionalidade. (Mastrangelo, 2002)
Baseada na idéia de que o aluno deve construir noções espaciais elementares através de ações no espaço conhecido, esta etapa sugere a construção da maquete da sala de aula, servindo de base para se explorar a projeção dos elementos do espaço vivido - sala de aula - para o espaço representado - planta; as relações espaciais topológicas desses objetos em função de um ponto de referência; desses objetos entre si; e dos mesmos em relação aos sujeitos (alunos). (Mastrangelo, 2002)
Caro professor, para saber mais visite:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-14102004-153931/
Aula 1: Representando a sala de aula com uma maquete
Materiais necessários:
Para essa atividade os alunos deverão observar a sala de aula e identificar os objetos que se encontram em seu interior. Deixe-os andar pela sala para observar o seu tamanho, os objetos, mobílias, todos os detalhes;
Após o reconhecimento da sala, cada aluno escolherá a caixa cujo tamanho e formato melhor representa a sala, no seu ponto de vista. Peça que cada um recorte ou pinte o desenho representativo de janelas e portas, observando a sua posição.
Concluída essa etapa de preparação, convide seus alunos a iniciar o trabalho de confecção da maquete, representando os objetos no interior da sala conservando a mesma posição em que ocupam originalmente.
Exemplos de maquete feita com o material sugerido.
Estando pronta a maquete, o professor deverá explorar os elementos de localização, através de deslocamentos pela própria maquete.
Inicialmente, a partir de sua posição na sala, o aluno projeta-a e passa a localizar a posição de seus colegas, identificando-os:
Após trabalhar a localização tendo por referenciais os colegas, sugere-se outros referenciais. O professor pode, por exemplo, dividir a sala em quatro partes e numerá-las em sentido horário ou ante horário.
A localização das posições será feita pela projeção dessas linhas na maquete. Assim cada aluno identifica sua posição, a de sua professora, de seus colegas e mobílias em relação a uma das quatro partes divididas (quadrantes) da sala em que se encontram.
Os quadrantes podem servir de referência para deslocamentos, como: se o aluno "A" trocar de lugar com o aluno "B" em que quadrante ficará?
Atividade 2. Elaborando a planta da sala de aula
A produção da maquete possibilita outras atividades, dando continuidade ao trabalho de construção da percepção espacial. Outra sugestão de atividade é que a partir da maquete da sala, seja feita a representação gráfica desta, mediante um croqui ou planta.
Assim pode-se perceber diferentes níveis de redução do tamanho real representado, compreendendo os princípios de equivalência e proporcionalidade.
Material:
A partir da observação da maquete, os alunos desenharão a sala de aula vista de cima, incluindo seu contorno. Depois, através de comparação entre os desenhos, verificar quem reduziu mais ou menos e comparar com o tamanho normal. O uso de uma rosa dos ventos no desenho, ajuda bastante na localização.
Para alunos do ensino fundamental final, sugere-se a complementação desta atividade da seguinte forma:
Com a ajuda dos professores de matemática e de artes, uma segunda planta da sala pode ser feita, obedecendo a escala. Para isso, os alunos poderão medir as paredes com um barbante ou corda. Em seguida, dobrarão o barbante tantas vezes forem necessárias até que caiba no papel. Esse pedaço de barbante será a medida da parede; a escala será representada pelo número de vezes em que o barbante foi dobrado. As carteiras deverão ser medidas e reduzidas igualmente à parede, assim como as portas, janelas e demais elementos da sala.
Quatro estrelas 1 classificações
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24/03/2010
Quatro estrelasParabens, professor. Seu exemplo de atividade pratica estimula o conhecimento e a participação bem como o entendidmento sobre os conceitos geograficos.