10/12/2009
Soymara Vieira Emilião e Glória Maria Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Conhecer ou reconhecer as letras do alfabeto.
Conhecer a ordem alfabética.
Perceber a relação grafema/fonema.
Reconhecer neste material, um referencial para novas escritas.
Não são necessários conhecimentos prévios.
RECURSOS PARA A AULA:
Livro: ALFABETO DAS COBRINHAS
Autora: Maria Helena Alvarenga
Editora: GRYPHUS
Massinha de modelar de várias cores.
Papel ofício, lápis de cor e cola.
ATIVIDADE:
Inicia-se a aula, contando para os alunos a história do livro o ALFABETO DAS COBRINHAS.
Neste livro, cada letra aparece em um desenho como se fosse uma cobrinha e para cada letra existe um versinho que utiliza palavras que comecem com a letra destacada.
Após a leitura e exploração do livro, a professora sugere a confecção de um alfabeto com as letras feitas em massinha para ficar exposto na sala.
Será combinado com a turma que cada letra do alfabeto será feita de massinha e que junto com a letra, na mesma folha, colocaremos o desenho e a escrita de uma palavra que comece com a letra.
Para escolher a palavra que vai para o alfabeto, a professora coloca no quadro várias sugestões, que a turma vai dizendo, de palavras que comecem com cada uma das letras do alfabeto. Esta é uma parte muito importante da atividade, pois a professora chama a atenção dos alunos para a relação do som da primeira letra das palavras, o que ajuda na percepção de que não é qualquer letra que serve para escrevê-las, mostrando a estabilidade da escrita, o que colabora na reflexão dos alunos que estão na fase pré-silábica e silábica sem correspondência sonora.
Depois, a turma escolhe a palavra que vai para o alfabeto. É importante mostrar aos alunos que eles devem privilegiar palavras de desenhos com fácil reconhecimento.
Exemplo: A turma sugere para letra A : Amor
Amizade
Abacaxi
Na hora de decidir qual será a palavra escrita e desenhada no alfabeto é importante escolher aquela mais fácil de identificação visual, como no caso o abacaxi.
Depois que todas as letras já estiverem com suas palavras definidas, escolhe na turma quem ficará responsável por cada letra, fazendo o desenho correspondente e a letra com a massinha de modelar.
A palavra que ficará no alfabeto será escrita ou digitada pela professora, pois é importante que tenha um bom tamanho e seja bem legível para que os alunos possam consultá-la, sempre que necessitarem.
Ao final, cada criança copia no caderno a letra e a palavra que a turma escolheu colocar no alfabeto, fazendo ao lado o desenho da palavra e colocando como título: “Alfabeto das cobrinhas da turma ...”
Exemplo de algumas letras do mural na sala, feito a partir desta atividade:
A avaliação será feita ao longo da aula, de forma a observar a participação de cada aluno e as relações que já faz na escrita das palavras durante a exploração oral e o empenho com que realiza a atividade.
Observar se os alunos compreenderam que existe uma ordem alfabética.
Ao longo dos dias após a aula, verificar se os alunos estão se reportando ao mural como apoio para novas escritas.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/08/2011
Cinco estrelasOtima aula!!
02/07/2011
Quatro estrelasGostei muito, e utilizarei o livro na minha primeira regência. Obrigada.