Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Copa do Mundo na Escola: o que eu não sei sobre a Copa do Mundo?

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Participar da organização e socialização dos aspectos ontológicos e constitutivos da Copa do Mundo tanto nos espaços coletivos, quanto na aula de Educação Física;
  • Identificar, interpretar e analisar criticamente os aspectos ontológicos e as partes constitutivas da Copa do Mundo;
  • Construir um Quadro Representativo da Copa do Mundo
  • Confrontar e ampliar seu conhecimento diagnosticado inicialmente.
Duração das atividades
Seis aulas de 50min / Total 300 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Vivencia da Estratégia de Ensino para as séries finais do Ensino Fundamental Inicial “Copa do Mundo na Escola: o que eu sei sobre a Copa do Mundo?” – aula publicada no portal do professor.
  • Vivencia da Estratégia de Ensino para as séries finais do Ensino Fundamental Inicial “Copa do Mundo na Escola: a Copinha da Escola.” – aula publicada no portal do professor.
Estratégias e recursos da aula

Os professores organizaram três atividades para auxiliar os/as alunos/as a identificar, interpretar e analisar os aspectos ontológicos e constitutivos da Copa do Mundo, respeitando a forma de materialização conforme a faixa etária e anos de ensino.

Durante a fase classificatória da Copa do Mundo, além de assistir aos jogos e jogar a Copinha da Escola, os/as alunos/as devem responder o questionário entregue na estratégia de ensino “Copa do Mundo na Escola: a Copinha da Escola?”

Aula 1

1ª Atividade:

Organize o Quadro Representativo, explicitando o que os/as alunos/as devem conhecer e saber sobre o tema Copa do Mundo. Sugere-se o modelo abaixo:

QUADRO REPRESENTATIVO DA COPA DO MUNDO

VALORES ASSOCIADOS À COPA DO MUNDO

POSITIVOS

NEGATIVOS

ITENS

ORGANIZADORES

PAIS / CIDADE SEDE

EMPRESAS / MÍDIA

ATLETA /

TÉCNICO /ÁRBITRO

PÚBLICO

CIÊNCIA

DO

ESPORTE

RELIGIÃO

POLÍTICOS

OBJETIVOS

IDEOLOGIA

ESTRUTURA ORGANIZATIVA

INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS

ASPECTOS FINANCEIROS

VEICULAÇÃO NA MÍDIA

ORGANIZAÇÃO DA COMPETIÇÃO

A COMPETIÇÃO

COPA DO MUNOO

A MODALIDADE FUTEBOL

Conhecimentos necessários para a ampliação e confrontação com o conhecimento diagnosticado junto aos/às alunos/as:

  • Quais são os valores que estão associados a Copa do Mundo?
    1. Qual é o significado dos símbolos?
    2. Quem, quando, como se criou tal evento?
    3. O que significa e porque esse evento é importante para os seres humanos/ sociedade?
    4. Identifique valores ou virtudes humanas que devem ser ou que são promovidos durante a realização da Copa do Mundo.
  • Ideologia presente neste evento:
    1. Quais os valores negativos e positivos estão presentes neste evento?
    2. Identificar o porquê esses valores acontecem.
    3. O que a Copa do Mundo propõe é o que realmente acontece?
  • Objetivos da Copa do Mundo:
    1. Quais são os objetivos para os organizadores; os patrocinadores; os atletas, juízes e técnicos; o público; a política; os países e cidades sedes.
  • Sua estrutura organizativa:
    1. Como se consegue o dinheiro, quanto custa e quem paga a estrutura necessária para realizar a Copa do Mundo?
    2. Quais são as instituições esportivas responsáveis por organizar a Copa do Mundo e como estas sobrevivem economicamente?
    3. Qual o caminho institucional que o atleta, o árbitro e os dirigentes precisam seguir para participar da Copa do Mundo?
    4. Quais são os obstáculos que devem superar na sua participação?
    5. Quem e como se definem as regras de organização e competição?
  • A competição em si:
    1. Qual é o regulamento?
    2. Qual é a forma de disputa utilizada?
    3. Quais são as penalidades?
    4. Como ocorre a distribuição das chaves?
    5. Quais são os critérios de desempate?
    6. Como são distribuídas as vagas para participação na Copa do Mundo?
    7. Como são organizados a Tabela e o Quadro de Classificação?
  • A modalidade de futebol:
    1. Regras (regras, gestos de arbitragem, penalidades);
    2. Seus gestos técnicos;
    3. Sua tática de jogo;
    4. A preparação física dos jogadores;
    5. A preparação psicológica dos jogadores;
    6. Quais habilidades são necessárias para a prática do futebol;
    7. Quem são seus Ídolos;
    8. O que precisa para ser um jogador de seleção em termos de habilidade.

Aula 2 e 3

2ª Atividade:

Receba os questionários respondidos pelos/as alunos/as.

Socialize, reflita criticamente com os/as alunos/as as respostas, conforme as categorias de análises presentes no Quadro Representativo da Copa do Mundo (1ª Atividade).

Aula 4, 5 e 6

3ª Atividade:

Construa o Quadro Representativo da Copa do Mundo, sintetizando as respostas dos/as alunos/as conforme as categorias de análises organizadas pelos/as professores/as. Para cada nível de ensino deverá construir sua síntese em forma de Quadro.

Após essa construção do Quadro Representativo para cada nível de ensino, os/as professores/as deverão sintetizá-los, incorporando o resultado de todos os níveis num mesmo quadro. Dessa maneira, teremos um Quadro de cada turma e um Quadro geral com as sínteses de todos os anos finais do Ensino Fundamental.

Organize a exposição dos Quadros Representativos da Copa do Mundo, tanto construídos pelos/as alunos/as de cada turma/nível de ensino, quanto do quadro que tem a síntese de todos os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Nas aulas de Educação Física o/a professor/a deverá utilizar o Quadro Representativo sistematizado pelos alunos, em seu nível de ensino, como objeto de observação, análise crítica e debate quando confrontados com os demais Quadros expostos.

Avaliação

  • Observe se os/as alunos/as participaram da organização e socialização do Quadro Representativo identificando, interpretando e analisando criticamente os aspectos ontológicos e constitutivos da Copa do Mundo;
 
  • Verifique e avalie se, durante sua participação no processo de construção e socialização do Quadro Representativo, os/as alunos/as conseguiram ampliar seu conhecimento diagnosticado inicialmente.
 
  • Avalie se ocorreu o resgate, junto aos/as alunos/as, do sentido e significado da Copa do Mundo, transformando esse evento em um espaço pedagógico de pesquisa, com caráter crítico-reflexivo, propiciando um melhor entendimento sobre sua manifestação no contexto social, político, econômico e cultural.
 
  • Acredita-se que, ao organizar espaços coletivos para refletir e analisar criticamente os aspectos ontológicos da Copa do Mundo e seus elementos constitutivos durante a sua realização contribui-se para a formação de cidadãos mais ríticos e participativos.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • sérgio, Escola Estadual marechal castelo branco , Minas Gerais - disse:
    sergioandfilho@hotmail.com

    02/06/2014

    Cinco estrelas

    Meu professor me passou essa aula muito legal recomendo


  • sueli ferreira, ....................... , São Paulo - disse:
    sf.salles@uol.com.br

    06/06/2010

    Cinco estrelas

    excelente aula, me abriu um leque imenso para trabalhar sobre o assunto.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.