10/12/2009
Soymara Vieira Emilião e Glória Maria Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Refletir sobre a escrita dos nomes de algumas frutas.
Conhecer o sabor, aroma e textura das frutas.
Elaborar, a partir das suas hipóteses, frases simples.
Valorizar o consumo de alimentos saudáveis.
Não são necessários conhecimentos prévios.
RECURSOS DA AULA:
Uma fruta inteira.
Uma caixa fechada com um pequeno buraco que dê para a mão passar.
A mesma fruta pronta para o consumo (lavada e picada) em quantidade suficiente para que todos os alunos possam prová-la.
Folha modelo para o registro da atividade.
Exemplo da folha modelo:
ATIVIDADE DE DESCOBERTA DA FRUTA:
A professora mostra a caixa e explica para os alunos que toda semana eles terão a atividade da fruta misteriosa, onde uma fruta será colocada em uma caixa e através do tato e do olfato, eles terão de descobrir qual é a fruta.
Desta forma, a professora passa a caixa e cada aluno põe a mão na fruta (dentro da caixa) e sente seu cheiro. É importante colocar um pano no buraco, impedindo que o aluno consiga visualizar a fruta.
Após a caixa passar por todos, os alunos dão palpites para desvendar o nome da fruta. Quando esta for descoberta, a professora convida os alunos para provar seu sabor. Neste momento, é importante deixar os alunos à vontade para escolher se querem provar, mas também incentivá-los a experimentar. Muitas crianças, ao provarem as frutas pela primeira vez, descobrem as delícias de uma fruta bem docinha. Fica como sugestão a escolha de frutas da época, que estarão mais doces, baratas e fáceis de encontrar.
ATIVIDADE DE REGISTRO:
Depois da apreciação, entrega-se uma folha com as letras que compõem o nome da fruta, todas embaralhadas. Os alunos então deverão recortar as letras, organizá-las, formando o nome da fruta que descobriram e colar na folha.
Exemplo de como são dadas as letras para forma o nome da fruta. No caso tangerina:
G | R | E | T | I | A | A | N | N |
Como o professor pode observar na folha modelo acima, também existe um espaço para o desenho e para a escrita de uma frase sobre o que achou da fruta.
Pode-se utilizar outros modelos, sendo importante ter o espaço para o desenho, registro escrito do que achou da fruta e o nome da mesma.
A avaliação ocorrerá durante aula, verificando como os alunos se interessam pelo desconhecido, encaram desafios, mostram-se curiosos, conseguem trazer seus conhecimentos para a descoberta da fruta.
Será avaliado os avanços dos alunos na construção da escrita ao longo das aulas, nos momentos de registro sobre a fruta.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!