Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Atividade Física e Saúde – Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 3)

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Elaborar um questionário para a coleta de dados da pesquisa para ser aplicado na escola com alunos, professores e funcionários;

Organizar grupos de trabalho e dividir tarefas com os colegas de turma para desenvolver atividades na pesquisa;

Identificar as etapas de um projeto de pesquisa.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de atividade física; princípios da atividade física.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, essa aula iniciará com a avaliação e a correção da versão inicial do questionário elaborado pelos grupos de alunos (conferir aula anterior “Diferença entre atividade física e esporte – Aula 2)”. O roteiro de entrevista faz parte do projeto de pesquisa desenvolvido nas aulas de educação física, que tem como pergunta de partida a questão: se as pessoas em geral conhecem os benefícios da prática de atividade física regular (propagadas largamente na grande mídia), por que um número reduzido adota tais hábitos higiênicos no seu cotidiano? Em outras palavras, por que mesmo diante de diversas campanhas governamentais como a “Virada Esportiva” ou o “Mexa-se”, um número importante de pessoas insiste no sedentarismo?


A avaliação do roteiro deverá observar se as perguntas elaboradas pelos alunos são claras e concisas. O roteiro deverá ter três fases distintas:


1) Identificar o que os professores, os alunos e os funcionários da escola sabem sobre a relação entre atividade física e saúde;
Exemplos de perguntas: a) quando falamos em saúde, o que vem a sua cabeça? Em sua opinião, a prática de atividade física é importante para o bem estar físico e a saúde? Outras perguntas poderão ser elaboradas sempre buscando identificar o conhecimento dos professores, alunos e funcionários.


2) Conhecer o que os respectivos grupos fazem de atividade física no seu cotidiano;
Exemplos de perguntas: a) Você frequenta academia de ginástica? b) Você pratica algum esporte? c) Como faz os seus deslocamentos diários: de carro, a pé, de ônibus, etc? Nos finais de semana, quais atividades costuma realizar? É importante sempre perguntar a regularidade (quantos dias na semana) da prática da atividade física.


3) Os argumentos para realizar ou não atividades físicas regularmente.
Exemplos de perguntas: Por que você frequenta uma academia? O que te motiva a participar do time esportivo da escola? Por que realiza caminhadas durante a semana? Ou ainda: Por que afirma que não pratica nenhuma atividade física? Por que parou de frequentar a academia? Por que não corre mais no parque da cidade?
As perguntas do item “3” ficam condicionadas às respostas obtidas no item “2”, uma vez que teremos respondentes sedentários ou ativos.


Cada grupo de alunos, previamente escolhido, deverá apresentar para toda a turma e o professor o roteiro de entrevista elaborado. É importante que o professor estimule a critica e a reflexão dos alunos sobre as diferentes perguntas elaboradas. Indico que, para cada item destacado, os alunos, com a mediação do professor, selecionem no máximo 4 perguntas, totalizando um questionário com 12 perguntas.


Ao final da aula, o professor deverá propor que cada grupo, munido do seu questionário, faça um teste com outro grupo para verificar se as perguntas elaboradas estão bem redigidas e se o instrumento (questionário) precisa de algum ajuste final.

O próximo passo da pesquisa será a aplicação do questionário na escola. Para isso, é preciso que os alunos pensem em estratégias para atingir seus objetivos.

Dica: Professor, ao longo da aula estimule os alunos perguntando o que eles esperam das respostas. Em outras palavras: o que eles acham que os professores, funcionários e alunos da escola irão responder nas perguntas formuladas no questionário? Isso certamente auxiliará na motivação do grupo e eles poderão gradualmente formular as primeiras hipóteses para essa pesquisa.

Exemplos de perguntas:

1)Na opinião de vocês, os alunos da escola serão mais ativos fisicamente que os professores da escola? Por quê?
2)Qual será a “desculpa” mais utilizada pelos professores e funcionários para não praticar atividade física regularmente?
3)Qual será a prática de atividade física mais realizada pelos nossos entrevistados?

Recursos Complementares
Não há recursos complementares.
Avaliação

Ao longo da aula, o professor deverá avaliar a capacidade de organização dos diferentes grupos na confecção do questionário. Ao final da aula, deverá avaliar a qualidade do instrumento elaborado pela turma (questionário), observando se as perguntas elaboradas atendem os seguintes pontos: 1) ajudam a responder as questões do estudo; 2) são claras e de fácil compreensão do leitor; 3) são concisas e não se repetem.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cicero, Univercidade , Rio de Janeiro - disse:
    larabsdinda@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa essa sua visão sobre esse tipo de aula, ´parabéns, continue pensando dessa forma, porque pessoas como você, são capazes de mudar a forma da educação do nosso país.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.