Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Atividade Física e Saúde – Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 4)

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
Tiago Lisboa Bartholo
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Elaborar um questionário para a coleta de dados da pesquisa para ser aplicado na escola com alunos, professores e funcionários;

Aplicar o questionário elaborado em três diferentes grupos na escola – alunos, professores e funcionários;

Identificar diferentes formas/técnicas para aplicar o questionário elaborado em sala de aula;

Identificar as etapas de um projeto de pesquisa.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos iniciais sobre técnicas de pesquisa;

Conceito de atividade física; princípios da atividade física.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, essa aula será dedicada à aplicação do questionário de pesquisa construído pelos alunos na aula anterior (conferir “Atividade Física e Saúde – Um Projeto de Pesquisa para a Escola – Aula 3)”. O roteiro de entrevista faz parte do projeto de pesquisa desenvolvido nas aulas de educação física, que tem como pergunta de partida a questão: se as pessoas em geral conhecem os benefícios da prática de atividade física regular (propagadas largamente na grande mídia), por que um número reduzido adota tais hábitos higiênicos no seu cotidiano? Em outras palavras, por que mesmo diante de diversas campanhas governamentais como a “Virada Esportiva” ou o “Mexa-se” um número importante de pessoas insiste no sedentarismo?

Dica: Como se trata de um projeto de pesquisa para iniciantes, indico trabalhar com um número de respondentes pequeno (por exemplo, 10 alunos de outras turmas, de preferência de faixa etária semelhante – Ensino Médio; 10 professores e 10 funcionários da escola). Mais importante que o número total de respondentes é a analise que será feita posteriormente nas aulas de educação física.

O questionário criado pelos alunos deverá ter três fases distintas:

1) Identificar o que os professores, os alunos e os funcionários da escola sabem sobre a relação entre atividade física e saúde;
Exemplos de perguntas: a) quando falamos em saúde, o que vem a sua cabeça? Em sua opinião, a prática de atividade física é importante para o bem estar físico e a saúde? Outras perguntas poderão ser elaboradas sempre buscando identificar o conhecimento dos professores, alunos e funcionários.

2) Conhecer o que os respectivos grupos fazem de atividade física no seu cotidiano;
Exemplos de perguntas: a) Você frequenta academia de ginástica? b)Você pratica algum esporte? c) Como faz os seus deslocamentos diários: de carro, a pé, de ônibus, etc? Nos finais de semana, quais atividades costuma realizar? É importante sempre perguntar a regularidade (quantos dias na semana) da prática da atividade física.

3) Identificar os argumentos para realizar ou não atividades físicas regularmente.
Exemplos de perguntas: Por que você frequenta uma academia? O que te motiva a participar do time esportivo da escola? Por que realiza caminhadas durante a semana? Ou ainda: Por que afirma que não pratica nenhuma atividade física? Por que parou de frequentar a academia? Por que não corre mais no parque da cidade?

Na primeira atividade da aula, o professor deverá esclarecer duas técnicas distintas de aplicação de um questionário de pesquisa com os alunos. A primeira consiste na entrega do questionário por parte dos alunos-pesquisadores para os grupos (professores, funcionários e demais alunos da escola). Após a entrega, os alunos poderão marcar uma data para a devolução do instrumento ou aguardar os respondentes terminarem o preenchimento e recolher o instrumento logo em seguida. A segunda técnica consiste no formato dos alunos-pesquisadores lerem as perguntas individualmente para os respondentes e marcarem manualmente as respostas no questionário.

Dica: Caro professor, cada técnica apresentada tem pontos positivos e negativos. Caso os alunos tenham muito tempo para realizar a coleta de dados, indico a técnica número dois, pois ao realizar as perguntas pessoalmente aos respondentes os alunos-pesquisadores poderão esclarecer eventuais dúvidas que surjam na compreensão das perguntas, diminuindo a possibilidade de respostas em branco.

Outro ponto importante que deverá ser debatido na aula é o local e o momento para realizar a aplicação do questionário com os respondentes. O professor deverá indagar os alunos: na opinião de vocês, qual o melhor momento para aplicar o questionário com os professores, alunos e funcionários?

As respostas certamente irão variar. Alguns indicarão o horário do recreio, out ros apontarão o momento das aulas, ou ainda o momento da saída. O professor deverá enfatizar com os alunos a importância do “momento correto” para aplicar o questionário. Uma vez que a pesquisa não tem, a princípio, significado para os entrevistados/respondentes é importante que os alunos encontrem horários apropriados que não atrapalhem a rotina dos grupos pesquisados. Por isso, desaconselho à aplicação do questionário no horário de recreio dos alunos. Esse é um momento de lazer para os discentes e de descanso para os professores. É preciso negociar com os respondentes para que eles tenham tempo, e mesmo paciência, para responder com atenção as perguntas.

Uma vez que a melhor estratégia foi traçada junto com os alunos, eles deverão iniciar a coleta de dados, que poderá durar uma, duas ou três semanas, dependendo do tamanho da amostra definida pelo professor.

Recursos Complementares
Não há recursos complementares nesse plano de aula.
Avaliação

Ao final da aula, o professor deverá formular algumas perguntas gerais que objetivam revisar os pontos debatidos na aula, a saber:

1) Quais são as duas formas/técnicas que podemos utilizar para aplicar o questionário de pesquisa? Quais são os pontos positivos e negativos de cada uma delas?

2) Por que é importante escolher um horário adequado para aplicar o questionário?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Vanessa , unicsul , São Paulo - disse:
    nessa-shaq@hotmail.com

    29/04/2010

    Cinco estrelas

    Um projeto bem elaborado, e com uma grande indice a ser aplicado.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.