10/12/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Discutir e analisar os dados coletados no projeto de pesquisa;
Comparar os dados obtidos na pesquisa realizada na escola com outras pesquisas semelhantes – que apresentem as mesmas questões de estudo – realizadas com diferentes grupos no Brasil;
Organizar uma apresentação para ser exposta na feira de ciências ou outro evento escolar;
Identificar as etapas de um projeto de pesquisa.
Compreender as etapas de um projeto de pesquisa.
Conceito de atividade física; princípios da atividade física.
Caro Professor, essa aula será dedicada à análise dos dados coletados pelos alunos para o projeto de pesquisa desenvolvido nas aulas de educação física. Após a construção de um questionário com perguntas, os alunos aplicaram o instrumento na própria escola, selecionando três grupos: alunos de outras turmas, professores da própria escola e funcionários.
Esse projeto tem como pergunta de partida a questão: se as pessoas em geral conhecem os benefícios da prática de atividade física regular (propagadas largamente na grande mídia), por que um número reduzido adota tais hábitos higiênicos no seu cotidiano? Em outras palavras, por que mesmo diante de diversas campanhas governamentais como a “Virada Esportiva” ou o “Mexa-se”, um número importante de pessoas insiste no sedentarismo?
O questionário criado pelos alunos deverá ter três fases distintas:
1) Identificar o que os professores, os alunos e os funcionários da escola sabem sobre a relação entre atividade física e saúde;
Exemplos de perguntas: a) quando falamos em saúde, o que vem a sua cabeça? Em sua opinião, a prática de atividade física é importante para o bem estar físico e a saúde? Outras perguntas poderão ser elaboradas sempre buscando identificar o conhecimento dos professores, alunos e funcionários.
2) Conhecer o que os respectivos grupos fazem de atividade física no seu cotidiano;
Exemplos de perguntas: a) Você frequenta academia de ginástica? b)Você pratica algum esporte? c) Como faz os seus deslocamentos diários: de carro, a pé, de ônibus, etc? Nos finais de semana, quais atividades costuma realizar? É importante sempre perguntar a regularidade (quantos dias na semana) da prática da atividade física.
3) Identificar os argumentos para realizar ou não atividades físicas regularmente.
Exemplos de perguntas: Por que você frequenta uma academia? O que te motiva a participar do time esportivo da escola? Por que realiza caminhadas durante a semana? Ou ainda: Por que afirma que não pratica nenhuma atividade física? Por que parou de frequentar a academia? Por que não corre mais no parque da cidade?
A primeira atividade será a comparação dos dados obtidos com os três grupos analisados na escola – alunos, professores e funcionários – com outras pesquisas feitas. É importante que as pesquisas tenham a mesma questão de partida, ou seja, compreender as motivações para a adesão ou para não a pratica de atividade física regular. Os alunos deverão apresentar pesquisas que eles encontraram na internet ou em outras fontes.
Como sugestão, indico a enquete realizada e realizada no ano de 2009 pelo Jornal O Globo com a pergunta: “Qual a sua desculpa para não malhar?” No total 947 leitores responderam a pergunta com o seguinte resultado:
a) A preguiça ou o sono – 37,49%;
b) A pouca paciência com a academia – 18,16%;
c) A agenda cheia de trabalho – 13,83%;
d) A falta de rotina no dia a dia – 13,20%;
e) A dificuldade de gostar de esportes – 11,19%;
f) Os compromissos sociais ou familiares – 6,12%.
Esses resultados deverão ser comparados com os dados obtidos na escola. Nesse momento, o professor deverá mediar o debate:
1) Os argumentos dos grupos da escola são semelhantes aos encontrados na enquete do O Globo?
2) Quais são as diferenças observadas?
O professor deverá estimular os alunos a pensarem sobre os resultados. Por exemplo, na enquete do O Globo as respostas “a”, “b”, “e” estão ligadas a linguagem do gosto, ou seja, o sedentarismo é explicado por uma falta de gosto pela pratica de atividade física. Já as respostas “c”, “d”, “f” citam a falta de tempo. O dia a dia cada vez mais cheio de compromissos que, em tese, impediria a pratica de atividades físicas.
Terminado esse primeiro momento, o professor deverá ini ciar a construção de um painel ou pôster , que poderá ser apres entado na feira de ciências da escola ou outro evento de iniciação científica. É necessário que os alunos compreendam a importância de tornar público os resultados da sua pesquisa. Essa é a contrapartida dos pesquisadores para a sociedade.
Dica: os painéis deverão ser feitos em folhas grandes (sugestão Papel 40 Quilos) que permitam a visualização a pelo menos 3 metros. Não utilize textos muito grandes e privilegie os dados mais significativos descobertos na pesquisa. Imagens e outros recursos visuais podem auxiliar na eficácia da comunicação.
A montagem do Painel:
Primeiro ponto a destacar são os itens indispensáveis para a confecção do painel. É importante que os alunos destaquem: 1) o objetivo da pesquisa desenvolvida, 2) o caminho que percorreram para responder a questão do estudo (metodologia) e 3) os principais resultados obtidos.
É fundamental que os alunos comparem as respostas obtidas pelos três grupos da escola – alunos-respondentes, professores e funcionários. 1) Qual grupo (alunos, funcionários ou professores) é mais ativo fisicamente? 2) Qual grupo (alunos, funcionários ou professores) é mais sedentário? 3) Quais os motivos mais comuns destacados pelos grupos para não realizar atividades físicas com regularidade? 4) Afinal, as pessoas conhecem os benefícios da pratica de atividade física regular para a saúde? Qual o percentual, somando os três grupos pesquisados?
Essas análises deverão ser exploradas e destacadas no painel elaborado pelos alunos. Os alunos também poderão expor no painel uma comparação dos dados obtidos na pesquisa realizada na escola com os dados obtidos em outras pesquisas feitas por outros pesquisadores.
Ver site do O Globo – acesso em 14/11/2009 às 12:45hs – Pesquisa sobre prática de atividade física.
http://oglobo.globo.com/participe/vote/resultado.asp?pergunta=4383&editoria=26&resultado=1
Ver site com dicas de "Como elaborar um Pôster"
Indico como leitura complementar para os alunos o capítulo 1 “Pesquisa, pesquisadores e leitores” do livro “A Arte da Pesquisa”.
Booth, W. C.; Colomb, G. G.; Williams J. M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Indico como leitura complementar para o professor o artigo “Espaço, lazer e política: desigualdades na distribuição de equipamentos culturais na cidade do Rio de Janeiro”. Autores: Fabio de Farias Peres e Victor Andrade de Melo.
http://www.efdeportes.com/efd93/rio.htm
Ao final da aula, o professor deverá identificar se os alunos dominam as principais etapas do projeto desenvolvido durante as aulas de educação física. O professor poderá avaliar tanto a confecção do painel quanto a apresentação dos alunos na feira de ciências ou outro evento de iniciação científica que a escola participe.
Os alunos deverão compreender que um bom projeto de pesquisa não responde todas as questões, mas sim permite a formulações de novas perguntas, que serão o ponto de partida para novos projetos de pesquisa.
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