Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música - Batidinhas: música com objetos cotidianos

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Daniel Fils Puig
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Educação Escolar Indígena Artes Arte e pluralidade cultural
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Canal
Educação Escolar Indígena Artes Arte, expressão e conhecimento
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a prática da música em conjunto e da improvisação, a escuta através da pesquisa sonora com sons obtidos de objetos de uso diário, a execução de diferentes intensidades na música em conjunto, a leitura e a precisão rítmicas, bem como a precisão de timbre na execução.
Compreender que qualquer objeto que produza som ou qualquer som pode ser utilizado para fazer música desde que haja intencionalidade musical.
Nesta aula os alunos pesquisarão sons obtidos de objetos de uso diário para realizar uma partitura de improvisação guiada, entitulada “Batidinhas”, inspirada tanto na música eletrônica popular atual, quanto na composição “In C” de Terry Riley, que inaugurou o Minimalismo na música. Desta forma, poderão vivenciar profundamente a música de conjunto, bem como nuances de intensidade na execução e na forma musical como um todo.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (1h40min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de leitura rítmica, de leitura de notas no pentagrama, de timbre, de intensidade, de altura, de duração e de forma musical. Alguma prática anterior de música em conjunto.

Estratégias e recursos da aula

Conceitos


A ideia da composição entitulada de “Batidinhas” foi inspirada tanto na música eletrônica popular e em seu uso de pequenos motivos e variações deles sobre uma base rítmica, quanto na composição “In C” (“Em Dó”) de Terry Riley, onde uma pulsação constante soa no conjunto e sobre ela são executadas diferentes células melódicas, em um arco de improvisação que pede grande atenção auditiva, precisão e criatividade na execução. Essa composição inaugurou o minimalismo e mais detalhes acerca da peça, desse movimento e da aleatoriedade na música podem ser encontrados nos “Recursos Complementares” abaixo.
Em “Batidinhas”, a improvisação do conjunto sobre as células rítmicas aumenta e diminui a densidade — entendida aqui como quantidade de ataques no decorrer do tempo — do discurso musical ao longo da forma.

Preparação a ser feita pelo Professor, anterior à aula


Professor(a), peça a seus alunos, na aula anterior a esta, que pesquisem em suas casas um objeto do qual possam obter, no mínimo, três sons de alturas diferentes e dois sons de timbres diferentes, podendo utilizar-se de diferentes materiais para percutí-lo (dedos, mão, lápis, caneta, palito, vareta, moeda, pedrinha, etc.). Peça também que tragam este objeto para esta aula.
Tenha à mão alguns lápis, canetas e/ou varetas de madeira (sem ponta) para que seus alunos possam usar como baquetas, caso tenham esquecido de trazer as suas. Se sua escola possuir baquetas de diferentes tipos e/ou suficientes do mesmo tipo para toda a turma, deixa-as também à disposição.
Faça cópias da partitura de improvisação para seus alunos. Se quiser, faça cópias também da partitura de “In C” para acompanhar a discussão acerca da obra.

Observações importantes


Caso os alunos tragam para a aula objetos que possam oferecer riscos à saúde deles ou que se tornem cortantes ao serem quebrados, tome precauções contra qualquer acidente. No caso de materiais pontiagudos, procure retirar, cortar, proteger ou desbastar as pontas.

Desenvolvimento da aula


Professor(a), esta aula está dividida em três momentos: um de pesquisa de sonoridades e treinamento da execução, outro de apreciação musical e discussão teórica e um — que deve ficar para o final — de execução da partitura de “Batidinhas”. Você pode decidir em que ordem estes momentos terão lugar na aula e pode até mesmo incluir seus alunos nesta decisão.

Momento de pesquisa de sonoridades e treinamento da execução


Coloque seus alunos sentados em roda no chão, cada qual com o seu objeto trazido de casa e o material para percutí-lo. Peça a eles que mostrem, um a um, os sons que conseguem obter dos seus objetos. Faça observações e perguntas acerca das diferenças de altura, timbre e duração dos sons, procurando instigar a escuta consciente da turma. Faça observações também sobre a forma de execução e o material utilizado para executar, questionando como seria executar com outros materiais ou de outras formas.
Terminada a apresentação de todos os alunos dos objetos trazidos para a aula, peça à turma que pesquise sonoramente seu objeto, testando a forma de execução e o material utilizado para executar, e escolha três sons diferentes, com alturas variadas do grave para o agudo. Observe que é necessário ter uma certa precisão na execução a fim de obter sempre o mesmo resultado e dê um exemplo em algum dos objetos trazidos por um aluno, executando-o de forma ligeiramente diferente, mas que provoque uma significativa mudança qualitativa na sonoridade. Peça que treinem também o toque desejado, a fim de obterem sempre o mesmo som para a mesma forma de execução do objeto. Frise que eles só devem ficar contentes com o resultado quando forem capazes de obter os mesmo três sons escolhidos repetidamente.
Se algum aluno tiver esquecido de fazer a tarefa de casa e não tiver trazido um objeto, esta é a hora de pedir que pesquise os três sons em um objeto da sala de aula (cadeira, mesa, quadro, parede, janela — cuidado com o vidro! —, caixas, prateleiras, papel, estojo, caderno, etc.). Distribua o material que você tiver à mão para que eles usem como baquetas (ver “Preparação a ser feita pelo Professor, anterior à aula”), se for necessário.
Muito importante: deixe claro para eles que nenhum material deverá ser danificado de forma alguma nesse processo!
Professor(a), monitore todo esse processo para que ninguém se machuque nem danifique qualquer material da sala de aula ou objeto trazido de casa.

Momento de apreciação musical e discussão teórica


Ouça com seus alunos um trecho da composição “In C” de Terry Riley. Mostre a partitura da composição e explique sua forma de execução (ver link para download da partitura em “Recursos Complementares” abaixo), frisando o aspecto aleatório da execução, que será diferente a cada vez, e maleável da forma, que embora guarde um direcionamento claro, sempre se concretizará diferente. Fale sobre o Minimalismo e sua importância para a história da música contemporânea. Toque novamente o trecho ouvido anteriormente e abra a discussão sobre a composição com uma pergunta como:
- Vocês acham que esse tipo de expressão musical é válido? Por quê?

Momento de execução de “Batidinhas”

Professor(a), para montar a partitura de "Batidinhas", junte as imagens abaixo em uma folha A4 deitada. A distribuição das imagens na folha fica a seu critério. Não deixe, no entanto de colocar a imagem que indica a autoria e a licença de distribuição da obra (Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0).
Distribua a partitura de “Batidinhas” a seus alunos(as). Leia com eles as orientações para a performance e cada uma das células rítmicas com as alturas diferentes. Frise que é importante conseguir realizá-las corretamente para que a música tenha o efeito desejado. Dê mais um tempo para que os alunos treinem as diferentes células rítmicas, principalmente aquelas nas quais apresentarem maior dificuldade.
Na primeira tentativa, seja você aquele que irá tocar “O Pulso”. Em outras execuções você poderá pedir a diferentes alunos para que se encarreguem dessa tarefa. Fale sobre a importância crucial desse elemento musical, sem o qual o conjunto estaria fadado a desmoronar e cujo resultado sonoro é um dos grandes responsáveis pela eficácia musical da composição.
Tenha cuidado em demandar de seus alunos a atenção necessária aos aspectos da intensidade, de seu crescendo e diminuindo ao longo da peça, e da escuta atenta ao conjunto e à execução dos colegas, a fim de que possam ser seguidas as orientações da partitura para a improvisação.
Pense em tocar “Batidinhas” com seus alunos em outras aulas, ocasiões, apresentações, etc. Quanto mais vezes a composição for apresentada, melhor será a improvisação e o equilíbrio do conjunto.

Recursos Complementares
Links sobre Terry Riley:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Terry_Riley
http://es.wikipedia.org/wiki/Terry_Riley
http://en.wikipedia.org/wiki/Terry_Riley

Link sobre Minimalismo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Minimalismo

Links sobre a composição "In C" de Terry Riley:

http://www.otherminds.org/shtml/Scores.shtml - ESPECIAL ATENÇÃO para este link onde é disponibilizada a partitura da composição para download com as orientações para execução (em inglês) e um trecho de uma gravação.

http://en.wikipedia.org/wiki/In_C - página sobre a composição

- vídeos no YouTube

http://www.youtube.com/watch?v=OjR4QYsa9nE
http://www.youtube.com/watch?v=vJSEcoeCgus
http://www.youtube.com/watch?v=P7xL46igMdw

Avaliação

Os alunos serão capazes de:
- ouvir atentamente a um trecho de uma performance da composição “In C” de Terry Riley acompanhando seu desenvolvimento, se possível com a partitura em mãos;
- discutir acerca do Minimalismo, da aleatoriedade e de suas influências na música atual, tanto na música de concerto, quanto na música popular;
- pesquisar sonoridades de três alturas diferentes nos objetos trazidos para a aula e treinar seu toque, atingindo a destreza e precisão necessárias para a realização das células rítmicas da partitura de “Batidinhas”;
- improvisar e executar “Batidinhas” em conjunto, atentos às demandas da partitura.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Percutralha, Ufpel , Rio Grande do Sul - disse:
    Percutralha@gmail.com

    01/10/2012

    Três estrelas

    Sua aula me lembrou isso: O novo vídeo do Grupo Percutralha! http://www.youtube.com/watch?v=dFB3gXqX0Vc Música com latas de refrigerante! Percutralha e um quarteto de Pelotas/RS focado em percussão corporal e o uso de "tralhas" como instrumentos musicais. Email - percutralha@gmail.com Facebook - http://www.facebook.com/Percutralha Twitter - https://twitter.com/Percutralha


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.