10/12/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Selecionar uma área/terreno no entorno da escola para a realização de um evento de lazer para a comunidade escolar;
Selecionar uma ou mais atividades físicas para compor o evento de lazer para a comunidade escolar;
Compreender a importância das atividades de lazer na sociedade contemporânea e sua relevância para a integração da comunidade escolar.
Dominar o conceito de lazer e atividade física.
O estímulo à prática de atividades físicas, de forma saudável nos momentos de lazer, é um dos objetivos das aulas de educação física. Apresento as etapas de construção de um projeto que objetiva: 1) mapear o entorno da escola para a seleção de espaços adequados para a prática de atividade física, 2) selecionar, após o mapeamento, a atividade física que será realizada; 3) organizar um evento esportivo ou recreativo com toda a comunidade escolar.
Caro professor, a primeira atividade da aula será uma apresentação dos grupos de alunos dos espaços mapeados no entorno da escola. Cada grupo deverá apresentar os espaços que observou e considerou interessante para a prática de atividades físicas. Os alunos deverão ser capazes de destacar potencialidades e problemas observados. Por exemplo: o terreno nos fundos da escola conta com uma área de grama e árvores muito agradável, porém está suja com sacos de lixo e muitas garrafas de vidro.
Essa descrição detalhada dos espaços será importante para a seleção do melhor local. Terminada a explanação dos grupos, o professor deverá iniciar o segundo momento da aula, que será a seleção da pratica corporal pela turma. Inicialmente, a turma irá destacar as atividades corporais que ela conhece e que gostaria de organizar em um evento para a comunidade escolar. Caso as opções destacadas pelos alunos sejam muito restritas na avaliação do professor ele deverá ampliar o quadro apresentando novas possibilidades de atividades corporais. Ao final será realizada uma votação com a turma para definir a escolhida.
Para esse plano, irei trabalhar com a Corrida de Orientação, uma atividade muito conhecida no meio militar no Brasil e que, aos poucos, está se difundindo nas Escolas de Educação Física. Essa atividade pode ser muito interessante para os propósitos desse projeto, uma vez que não demanda técnicas corporais específicas (apenas a caminhada e a corrida) e configura um desafio – orientar-se no percurso e correr o mais rápido possível – para ganhar a competição.
Após a definição da atividade, os alunos deverão selecionar o espaço físico mais apropriado para essa atividade. A corrida de orientação demanda um terreno grande para a montagem do circuito. Na organização do evento os alunos, junto com o professor, poderão criar mais um circuito com dificuldades distintas para indivíduos com níveis de condicionamento físico diferentes.
Tarefa de Casa: para a próxima aula os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre o histórico e as principais regras dessa modalidade. Para a coleta de dados os alunos deverão visitar o site da Confederação Brasileira de Orientação:
Dica: No site da Confederação Brasileira de Orientação está disponível o contato via email e o endereço de diferentes federações estaduais de orientação. Procure mais informações no seu estado para criar parcerias e auxiliar no planejamento de eventos na sua escola.
Para auxiliar a pesquisa dos alunos indico o site da Confederação Brasileira de Orientação:
Ao final da aula, o professor deverá indagar os alunos sobre:
1) Qual o local selecionado pela turma para a organização do evento para a comunidade escolar?
2) Qual será atividade organizada no evento?
A correção da tarefa de casa, indicada no final do plano de aula, será outra estratégia de avaliação.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!