Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 2)

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Selecionar uma área/terreno no entorno da escola para a realização de um evento de lazer para a comunidade escolar;

Selecionar uma ou mais atividades físicas para compor o evento de lazer para a comunidade escolar;

Compreender a importância das atividades de lazer na sociedade contemporânea e sua relevância para a integração da comunidade escolar.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Dominar o conceito de lazer e atividade física.

Estratégias e recursos da aula

O estímulo à prática de atividades físicas, de forma saudável nos momentos de lazer, é um dos objetivos das aulas de educação física. Apresento as etapas de construção de um projeto que objetiva: 1) mapear o entorno da escola para a seleção de espaços adequados para a prática de atividade física, 2) selecionar, após o mapeamento, a atividade física que será realizada; 3) organizar um evento esportivo ou recreativo com toda a comunidade escolar.


Caro professor, a primeira atividade da aula será uma apresentação dos grupos de alunos dos espaços mapeados no entorno da escola. Cada grupo deverá apresentar os espaços que observou e considerou interessante para a prática de atividades físicas. Os alunos deverão ser capazes de destacar potencialidades e problemas observados. Por exemplo: o terreno nos fundos da escola conta com uma área de grama e árvores muito agradável, porém está suja com sacos de lixo e muitas garrafas de vidro.

Essa descrição detalhada dos espaços será importante para a seleção do melhor local. Terminada a explanação dos grupos, o professor deverá iniciar o segundo momento da aula, que será a seleção da pratica corporal pela turma. Inicialmente, a turma irá destacar as atividades corporais que ela conhece e que gostaria de organizar em um evento para a comunidade escolar. Caso as opções destacadas pelos alunos sejam muito restritas na avaliação do professor ele deverá ampliar o quadro apresentando novas possibilidades de atividades corporais. Ao final será realizada uma votação com a turma para definir a escolhida.

Para esse plano, irei trabalhar com a Corrida de Orientação, uma atividade muito conhecida no meio militar no Brasil e que, aos poucos, está se difundindo nas Escolas de Educação Física. Essa atividade pode ser muito interessante para os propósitos desse projeto, uma vez que não demanda técnicas corporais específicas (apenas a caminhada e a corrida) e configura um desafio – orientar-se no percurso e correr o mais rápido possível – para ganhar a competição.

Após a definição da atividade, os alunos deverão selecionar o espaço físico mais apropriado para essa atividade. A corrida de orientação demanda um terreno grande para a montagem do circuito. Na organização do evento os alunos, junto com o professor, poderão criar mais um circuito com dificuldades distintas para indivíduos com níveis de condicionamento físico diferentes.

Tarefa de Casa: para a próxima aula os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre o histórico e as principais regras dessa modalidade. Para a coleta de dados os alunos deverão visitar o site da Confederação Brasileira de Orientação:

Dica: No site da Confederação Brasileira de Orientação está disponível o contato via email e o endereço de diferentes federações estaduais de orientação. Procure mais informações no seu estado para criar parcerias e auxiliar no planejamento de eventos na sua escola.

Recursos Complementares

Para auxiliar a pesquisa dos alunos indico o site da Confederação Brasileira de Orientação:

http://www.cbo.org.br/site/index/index.php

http://www.cbo.org.br/site/orientacao_estados/index.php

Avaliação

Ao final da aula, o professor deverá indagar os alunos sobre:

1) Qual o local selecionado pela turma para a organização do evento para a comunidade escolar?

2) Qual será atividade organizada no evento?

 
A correção da tarefa de casa, indicada no final do plano de aula, será outra estratégia de avaliação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.