Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Nossa cidade

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer aspectos históricos da cidade.

Adquirir noção de tempo e transformação.

Pesquisar e selecionar informações.

Duração das atividades
1 aula com duração de 50 minutos cada atividade
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para essa aula não é necessário conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1        

O(A) professor(a) conversa com seus alunos sobre a cidade onde eles moram, questiona:

  • Para onde vão passear no final de semana em nossa cidade?
  • Qual lugar da cidade você gosta, acha bonito?
  • Que lugares tem em nossa cidade?
  • O que você acha que deveria ter em nossa cidade?
  • Quem nasceu aqui?
  • O que vocês gostariam de conhecer em nossa cidade?          

Após essa conversa, o(a) professor(a) solicita o desenho do lugar que os alunos mais gostam na cidade. Depois as crianças apresentam os seus desenhos e justificam o motivo de sua escolha por um determinado lugar que pode ser: parque, praça, monumentos históricos, prais, o próprio bairro, etc.

Sugerimos fazer um levantamento com o grupo de curiosidades, dúvidas que gostariam de conhecer sobre sua cidade. Como atividade de casa sugerimos que envie um aviso solicitando informações sobre a cidade em que moram.  Segue um exemplo de possiveis questionamentos dos alunos.

O QUE QUEREMOS APRENDER SOBRE NOSSA CIDADE

  QUEM MORAVA AQUI ANTIGAMENTE? ÍNDIOS?

  EM NATAL TINHA DINOSSAUROS?

  POR QUE TEM ESSE NOME DE NATAL?

  ONDE PODEMOS PASSEAR EM NOSSA CIDADE?

  É VERDADE QUE OS AMERICAMOS COLOCARAM O NOME DAS RUAS?

  QUEM MANDOU CONSTRUIR O FORTE DOS REIS MAGOS?

Fonte: Relatório da Prática Pedagógica. Turma 5. NEI-CAp/UFRN, 2004.

ATIVIDADE 2

Para dar continuidade da aula anterior o (a) professor(a)  propõe a leitura das informações pesquisadas em casa. Organize as crianças em duplas. Oriente-as a lerem as informações e escreverem o que consideram importante para elas, ou seja, a informação que achou interessante, não conhecia. Distribua cartolina, lápis grafite, borracha, hidrocor, cola, tesoura, para cada dupla. Oriente as crianças colarem as imagens e as informações organizando um cartaz.

Após a realização do trabalho, sente-se em roda com os alunos para cada dupla apresentar o seu cartaz, trocarem informações sobre o tema em estudo.

Avaliação

Observar se o aluno é capaz de:

Selecionar informações sobre o tema em estudo.

Produzir pequenos textos sobre as informações pesquisadas.

Relatar oralmente aspectos históricos da cidade.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.