21/11/2009
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
• Ler e compreender textos da internet;
• informar-se por meio da leitura;
• elaborar perguntas e alternativas de respostas coerentes sobre um determinado tema.
• Os alunos deverão saber como funciona um “quiz”, ou seja, um jogo de perguntas e respostas e também deverão saber usar a internet.
Uso da internet
Trabalho em grupo
Aula 1
Para começar a aula, o professor deverá dividir a turma em 4 grupos. Depois de formados os grupos, o professor sorteará dois temas para cada um, a saber:
alimentação – ambiente – ciência – cinema e TV – cotidiano – cultura – esporte – geografia – história – mundo animal – religião – saúde – tecnologia
Em seguida, no laboratório de informática, cada grupo, munido de seus temas, deverá ler e elaborar perguntas sobre o tema.
Importante: Cada grupo deverá elaborar 10 perguntas para cada tema, bem como as respostas com alternativas A, B e C, sendo apenas uma delas a correta.
Os alunos deverão acessar o site www.mundoestranho.com.br e ler as várias perguntas curiosas sobre o tema deles.
Em seguida, deverão elaborar as 10 perguntas sobre cada tema e entregá-las ao professor.
Aula 2
Esta aula será destinada à navegação na internet. Os alunos deverão navegar à vontade por todos os temas sorteados, com o objetivo de estudarem para o jogo.
Importante: O professor deverá ler as perguntas dos alunos e, se for necessário, fazer a correção com cada grupo.
Aula 3
Nesta aula acontecerá o quiz. As perguntas elaboradas serão sorteadas entre os grupos (lembrando que o grupo não poderá responder as perguntas que criou). O professor fará as perguntas e determinará um tempo de 30 segundos para que o grupo dê a resposta certa. Vencerá o grupo que acertar o maior número de perguntas.
O professor poderá aproveitar a sessão “Debate” do próprio site Mundo Estranho e propor uma atividade de debate com o tema que é proposto semanalmente.
Os alunos serão avaliados de acordo com a boa participação na aula e a elaboração das questões. Também deverá ser avaliado o entrosamento do grupo durante a criação das perguntas e a realização do jogo.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei sua aula muito interessante e criativa. Você conseguiu aliar um recurso moderno e motivador com a aprendizagem dos alunos. É bom mesmo utilizarmos mais os recursos da internet, visto que, estamos em plena era digital. Já vou aproveitar sua ideia nas minhas aulas, só que os temas serão outros, ligados à literatura. Um abraço!!