Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Resenha: uma proposta de ensino autônoma para o conhecimento do gênero

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conceituar resenha;
• conhecer as partes de uma resenha;
• resenhar um filme;
• ter autonomia na e para a escolha de textos em ambiente virtual que correspondam ao solicitado pelo professor.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter noção do que seja resumo e do que seja crítica.

Estratégias e recursos da aula

• Aula no laboratório de informática com conexão à internet;
• recurso de vídeo para exibir o filme “Ensaio sobre a cegueira”;
• atividades que visam à autonomia discente na aprendizagem.


Aula 1
Atividade 1

No laboratório de informática, o professor pedirá aos alunos que acessem algum site de busca, como o www.google.com.br ou www.cade.com.br, a fim de procurarem por resenhas (conceito e exemplos).


Importante: neste momento, o aluno terá autonomia nas leituras que fará, pois acessará os links que julgar mais interessantes. Isso é produtivo porque o aluno se sente mais motivado à pesquisa e lê com mais atenção, uma vez que busca o que lhe desperta o interesse.
Neste momento, será dada ao aluno a oportunidade de confrontar muitas resenhas, o que lhe possibilitará mais adiante formalizar o conhecimento sobre o gênero.

Atividade 2

Depois de alguns minutos (sugestão: 20 minutos), o professor, então, pedirá que todos os alunos acessem o site http://www.youtube.com/watch?v=KUXu_u8OU3w Acesso em 19/11/09.
Neste site, os alunos encontrarão uma pessoa explicando o que é uma resenha e, ao final, o vídeo exemplifica o conceito, resenhando o filme Tróia. O professor ainda poderá solicitar aos alunos uma visita aos sites:

http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/     Acesso em 19/11/09 e

http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php      Acesso em 19/11/09.

Depois disso, o docente abrirá um debate oral cujo objetivo é questionar os alunos sobre as características da resenha. Para participar do debate, os alunos terão de necessariamente lembrar do que pesquisaram na internet sobre resenha e, mais do que isso, lembrar da exposição sobre o conceito assistido no youtube.com.

À guisa de formalização, o professor poderá apresentar aos alunos, após o debate, o conceito:
“É um texto que, além de resumir o objeto cultural, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião.”.

Quanto às partes da resenha, como os alunos já puderam comparar muitas resenhas, deverão chegar à conclusão de que não deve faltar em uma resenha:
• O título
• A referência bibliográfica da obra
• Alguns dados bibliográficos do autor da obra
resenhada
• O resumo ou síntese do conteúdo
• A avaliação crítica

Aulas 2, 3 e 4
Atividade

Nessas aulas será exibido o filme “Ensaio sobre a cegueira”, de Fernando Meirelles, diretor brasileiro. A proposta é que os alunos assistam à produção cinematográfica para produzirem uma resenha. Mais detalhes sobre a obra que podem enriquecer posteriormente a resenha estão disponíveis em:

http://www.ensaiosobreacegueirafilme.com.br/    Acesso em 19/11/09.


Importante: A temática do filme é muito produtiva para abrir uma discussão sobre sentimentos humanos como egoísmo, oportunismo e indiferença.

Recursos Complementares

A proposta é que a resenha do filme seja feita (digitada) no computador, corrigida pelo professor, e, em seguida, enviada para possível aprovação (publicação) em sites como http://www.lendo.org/ ou http://recantodasletras.uol.com.br/resenhas/

Avaliação

Como a proposta desta aula é aliar autonomia na aprendizagem e formalização do conceito de resenha, os alunos serão avaliados ao longo das aulas no que concerne, inicialmente, à pesquisa realizada na internet e à produtiva participação do aluno na formalização do conceito de resenha (por meio do debate), e, posteriormente, na produção e refacção do gênero estudado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.