21/11/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
• Conceituar resenha;
• conhecer as partes de uma resenha;
• resenhar um filme;
• ter autonomia na e para a escolha de textos em ambiente virtual que correspondam ao solicitado pelo professor.
Os alunos devem ter noção do que seja resumo e do que seja crítica.
• Aula no laboratório de informática com conexão à internet;
• recurso de vídeo para exibir o filme “Ensaio sobre a cegueira”;
• atividades que visam à autonomia discente na aprendizagem.
Aula 1
Atividade 1
No laboratório de informática, o professor pedirá aos alunos que acessem algum site de busca, como o www.google.com.br ou www.cade.com.br, a fim de procurarem por resenhas (conceito e exemplos).
Importante: neste momento, o aluno terá autonomia nas leituras que fará, pois acessará os links que julgar mais interessantes. Isso é produtivo porque o aluno se sente mais motivado à pesquisa e lê com mais atenção, uma vez que busca o que lhe desperta o interesse.
Neste momento, será dada ao aluno a oportunidade de confrontar muitas resenhas, o que lhe possibilitará mais adiante formalizar o conhecimento sobre o gênero.
Atividade 2
Depois de alguns minutos (sugestão: 20 minutos), o professor, então, pedirá que todos os alunos acessem o site http://www.youtube.com/watch?v=KUXu_u8OU3w Acesso em 19/11/09.
Neste site, os alunos encontrarão uma pessoa explicando o que é uma resenha e, ao final, o vídeo exemplifica o conceito, resenhando o filme Tróia. O professor ainda poderá solicitar aos alunos uma visita aos sites:
http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/ Acesso em 19/11/09 e
http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php Acesso em 19/11/09.
Depois disso, o docente abrirá um debate oral cujo objetivo é questionar os alunos sobre as características da resenha. Para participar do debate, os alunos terão de necessariamente lembrar do que pesquisaram na internet sobre resenha e, mais do que isso, lembrar da exposição sobre o conceito assistido no youtube.com.
À guisa de formalização, o professor poderá apresentar aos alunos, após o debate, o conceito:
“É um texto que, além de resumir o objeto cultural, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião.”.
Quanto às partes da resenha, como os alunos já puderam comparar muitas resenhas, deverão chegar à conclusão de que não deve faltar em uma resenha:
• O título
• A referência bibliográfica da obra
• Alguns dados bibliográficos do autor da obra
resenhada
• O resumo ou síntese do conteúdo
• A avaliação crítica
Aulas 2, 3 e 4
Atividade
Nessas aulas será exibido o filme “Ensaio sobre a cegueira”, de Fernando Meirelles, diretor brasileiro. A proposta é que os alunos assistam à produção cinematográfica para produzirem uma resenha. Mais detalhes sobre a obra que podem enriquecer posteriormente a resenha estão disponíveis em:
http://www.ensaiosobreacegueirafilme.com.br/ Acesso em 19/11/09.
Importante: A temática do filme é muito produtiva para abrir uma discussão sobre sentimentos humanos como egoísmo, oportunismo e indiferença.
A proposta é que a resenha do filme seja feita (digitada) no computador, corrigida pelo professor, e, em seguida, enviada para possível aprovação (publicação) em sites como http://www.lendo.org/ ou http://recantodasletras.uol.com.br/resenhas/
Como a proposta desta aula é aliar autonomia na aprendizagem e formalização do conceito de resenha, os alunos serão avaliados ao longo das aulas no que concerne, inicialmente, à pesquisa realizada na internet e à produtiva participação do aluno na formalização do conceito de resenha (por meio do debate), e, posteriormente, na produção e refacção do gênero estudado.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!