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A leitura do mundo por meio de charges II

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Joseli Rezende Thomaz
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristiva Weitzel Tavala

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O objetivo desta atividade é ampliar a leitura e a compreensão sobre o gênero charge, desenvolvendo a habilidade de leitura de forma gradativa por meio de antecipações a partir do conhecimento prévio que os alunos possuem acerca do gênero e dos conhecimentos de mundo.

Duração das atividades
3horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As atividades foram elaboradas para alunos do 8° ano do ensino fundamental que já tenham certa autonomia na leitura e escrita de textos. Os alunos deverão primeiramente desenvolver as atividades propostas na aula intitulada “Lendo o mundo por meio de charges.”

Estratégias e recursos da aula

Primeira etapa

Professor: retome com os alunos as ideias discutidas na aula anterior “Lendo o mundo por meio de charges”. Relembre-lhes, a partir das charges apresentadas nessa aula, que a charge sempre tem o objetivo de fazer uma crítica político-social e o chargista expressa seu ponto de vista sobre a sociedade através das ilustrações.
Convide, então, os alunos através da leitura do texto “O Chargista” conhecerem um pouco sobre o profissão de chargista . Selecione os alunos interessados e solicite a realização de uma leitura em voz alta do texto.


Texto I: "O chargista"


Chargista
"Pessoa que faz sátiras por meio de caricaturas”
Fonte: Redação Brasil Profissões

O que é ser chargista?


Chargista é o profissional que, em seu dia-a-dia, faz sátiras de acontecimentos atuais, pessoas da mídia ou determinados acontecimentos por meio de ilustrações conhecidas como caricaturas. A palavra charge é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera nos traços de caráter de alguém ou de algo para torná-lo cômico. Muito utilizadas nas críticas políticas do Brasil, muitas vezes é confundida com cartoon (ou Cartum), que retrata situações mais corriqueiras do dia a dia, da sociedade, ao contrário da charge - uma crítica contundente. O chargista tem a habilidade de através de um simples desenho, fazer uma crítica político-social, expressando sua visão ou a do veículo em que trabalha. Para isto, deve estar sempre atualizado e atento a tudo o que acontece a seu redor para fazer uma crítica contundente e atualizada.
Quais as características necessárias para ser um chargista?
Para ser chargista, primeiramente é necessário ter habilidade para o desenho, imprescindível para se produzir uma boa caricatura. Além disso, é necessário apresentar as seguintes características:


• Espírito crítico
• Bom senso estético
• Criatividade
• Originalidade
• Capacidade de criar histórias
• Raciocínio rápido
• Agilidade
• Sensibilidade artística


Qual a formação necessária para ser um chargista?
Embora não se exija diploma universitário para ser chargista, a partir deste ano, o Brasil passou a ter a primeira graduação na área. O curso de Produção em charges, cartuns e histórias em quadrinhos que está sendo oferecido no Rio de Janeiro pela Universidade Estácio de Sá. Com duração de dois anos e meio, autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), a carga horária é de 1900 horas-aula, sendo pelo menos um terço delas, práticas. O objetivo é formar um profissional multidisciplinar com noções de desenho, roteiro, acabamento, edição, direitos autorais, entre outras coisas, sendo que na proposta pedagógica, prevê aulas práticas de desenhos, cartuns, charges, quadrinhos.


Mercado de Trabalho


No mercado de trabalho, o maior desafio e também a maior dificuldade do chargista, é ter seu material publicado e tornar-se conhecido para as editoras e veículos de comunicação. É um processo demorado, porém com a eficiência e perseverança do profissional, seu trabalho se torna mais facilmente reconhecido e admirado. Segundo cartunistas, pode-se, inclusive, ser bem remunerado nesta área, atingindo o gosto do leitor que será o termômetro da qualidade de sua produção.
Atualmente, uma área do mercado que está bastante em alta, é a da internet, com uma maior digitalização das mídias e maior acesso à rede, e no Brasil já possui mais adeptos que leitores de jornal. Assim, torna-se um ponto forte a ser buscado por chargistas que desejam ver seu trabalho divulgado e difundido, visando o reconhecimento e a satisfação profissional.


Curiosidades


A charge sempre foi um eficiente meio de comunicação, com maior penetração, inclusive, que as m atérias de jornais, propriamente ditas. Durante o período da ditadura militar, ela teve presença garantida nos principais veículos da imprensa alternativa. O jornal Movimento, um dos mais importantes e signifi cativos do período, explorou de maneira singular esse recurso iconográfico. Considerando a natureza intertextual, lúdica e humorística da charge, a produção, retratando a luta contra as práticas autoritárias do regime e contra a censura, marcaram as páginas do semanário. Criado em abril de 1975 e tendo circulado semanalmente de julho de 1975 até novembro de 1981, foi, certamente, uma das experiências mais significativas da imprensa alternativa. Sessões como a "Corta Essa", presente no jornal, que tematizavam a luta pela redemocratização no Brasil, eram marcadas pelas caricaturas, que, disfarçadamente, buscavam driblar o regime e inserir nas pessoas o ideal destes profissionais e dos veículos em que trabalhavam, pela liberdade de imprensa e pela volta da democracia.
Texto adaptado

Fonte: http://www.brasilprofissoes.com.br/verprof.php?codigo=107

Após a leitura do texto, faça as seguintes perguntas orais aos alunos:

Qual é o título do texto?
Em quantas partes o texto foi dividido? Quais são essas partes?
O que o autor do texto pretende?
De acordo com as repostas dos alunos, pergunte-lhes sobre o tipo de texto apresentado. Enumere, oralmente, algumas opções a fim de ajudá-los a identificar o tipo textual.
a) O texto pretende convencer o leitor sobre as vantagens de ser um chargista?
b) O texto narra a história de um chargista?
c) O texto expõe as informações sobre a profissional da charge?

Solicite aos alunos uma síntese por escrito das principais informações de cada parte do texto:

                                                                              Síntese
Primeira parte:

Segunda parte

Terceira parte:

Quarta parte:

Quinta parte:

Segunda etapa:

Professor: faça a leitura em voz alta da notícia “Ronaldo e "Wolverine" trocam camisas em treino”, publicada no Jornal Terra em 05/05/2009.

Segunda etapa:


Texto II: Notícia " Ronaldo e "Wolverine" trocam camisas em treino"

Ronaldo e "Wolverine" trocam camisas em treino

Diego Ribeiro, Portal Terra

SÃO PAULO - A presença do ator australiano Hugh Jackman, astro do filme X-Men, onde interpreta o mutante "Wolverine" mexeu com os ânimos dos jogadores do Corinthians nesta terça-feira. Presente no Parque Ecológico somente para ver o atacante Ronaldo, o ator ganhou mais que uma foto com o astro do futebol.
Jackman recebeu das mãos do atacante alvinegro uma camisa do Corinthians personalizada. Em vez de o número estampado nas costas, o uniforme do ator tinha uma letra "X" em alusão ao filme, com o nome de "Wolverine" escrito em cima.
Mas Ronaldo não saiu do treino com as mãos abanando. O craque ganhou uma camisa do filme X-Men Origens - Wolverine, longa metragem que Jackman veio divulgar no Brasil.
O clima no Parque Ecológico começou a mudar quando Jackman, em seu Twitter, site de relacionamento, publicou que assistiria ao treino durante sua passagem pela capital paulista. "Estou no aguardo para conhecer o time", escreveu.
18:19 - 05/05/2009

Fonte: http://diversao.terra.com.br/gente/interna/0,,OI3746382-EI13419,00.html

A partir da leitura da notícia, discuta oralmente algumas questões com os alunos:

Qual o título do texto?
Qual é a intenção do autor do texto?
Qual o tipo de texto lido?
Qual é o fato relatad o?
Onde e como ocorre o fato relatado no texto?

Professor: após a breve conversa com os alunos sobre a notícia lida, apresente a charge abaixo:

Texto III

Ronaldo

Professor: peça para os alunos observarem o título da charge e, em seguida, pergunte se algum aluno pode explicar a formação da palavra "Wolverônemo". Chame a atenção para os aspectos físicos atribuídos ao personagem retratado na charge.

Proponha as seguintes questões orais:

Quem é o personagem retratado na charge? Como ele é conhecido?
Qual é a intenção do chargista?
Qual é o fato satirizado na charge?
Quais as características presentes na imagem que nos permitem identificar a alusão a um famoso personagem do cinema? Que personagem é esse?
Qual o significado da palavra "Wolverônemo". Qual o objetivo da criação dessa nova palavra?
Por que a bola está dividida em três partes?

Professor: através da leitura do texto II e do texto III, explique a questão da efemeridade presente em ambos os textos.

Efêmero:
(grego ephêmeros, -os, -on, que dura um dia)
adj.
1. Que dura só um dia.
2. Fig. De curta duração. = BREVE, PASSAGEIRO, TEMPORÁRIO, TRANSITÓRIO ≠ DURADOURO, PERMANENTE.


FONTE: HTTP://WWW.PRIBERAM.PT/DLPO/DEFAULT.ASPX?PAL=EFÉMERO


Professor: após a apresentação da notícia e da charge acima, converse com os alunos sobre a intenção comunicativa de cada texto. Mostre-lhes que embora os textos apresentem a mesma temática, o objetivo comunicativo de cada um é bastante distinto.

A partir dessa explicação, solicite aos alunos a construção de um parágrafo escrito, apresentado a temática e as principais diferenças entre os textos lidos. Para a construção do texto, os alunos devem levar em conta os seguintes aspectos:
Objetivo comunicativo:
Tipo de texto;
Linguagem adotada;
Aspectos gráfico-visuais.


Assim que os alunos realizarem a tarefa, enumere no quadro de giz as principais diferenças entre os textos.

Terceira etapa:


Professor: inicie a aula dividindo a classe em pequenos grupos, distribua a charge abaixo aos grupos. Em seguida, solicite a leitura atenta das charges encaminhadas ao grupo.
Explique aos alunos que a leitura das charges deverá ser realizada a partir do roteiro de leitura proposto. Talvez seja necessário para a realização da atividade levar os alunos ao laboratório de informática a fim de que eles pesquisem informações que possam contribuir para a compreensão da charge.

Professor: aproveite para explicar aos alunos que às vezes a compreensão da charge está atrelada aos conhecimentos do leitor sobre os acontecimentos recentes na política, na economia e na sociedade como um todo. Caso seja necessário, relembre-lhes que a charge é um gênero de texto que tem como objetivo satirizar de forma crítica um fato, por isso, requer do leitor um conhecimento prévio sobre o assunto abordado para a compreensão e interpretação adequada da charge.

Texto IV

Lula

1) Atividade


Observe atentamente a imagem e responda às questões propostas no roteiro:


Roteiro de leitura:


1) Quais são os principais personagens apresentados na charge? A que cenário da sociedade eles estão inseridos?
2) O ex- presidente, Fernando Henrique Cardoso, inicia um famoso ditado popular. Que ditado esse? Por que ele não completa a frase?
3) Explique o que quer dizer o ditado apresentado pelo ex-presidente.
4) O que significa DEM?
5) Como é a relação entre os políticos retratados na charge?
6) Qual é a característica física evidenciada na charge do Presidente Lula?
7) Por que o presidente Lula encontra-se em cima do estandarte da popularidade?
8) Segundo a oposição, formada pelo PSDB, quais são as ações/ projetos do presidente que sustentam sua popularidade?
9) O que significa PAC?
10) O que o tucano representa na charge?
11) Qual a principal crítica apresentada na charge?

Professor: peça aos alunos para apresentarem, com base no roteiro de leitura, as discussões realizadas no grupo. Em seguida, proponha a leitura do texto abaixo a fim de sistematizar os conceitos trabalhados.


Texto: "Resumo dos principais conceitos da charge”


A charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas
A caricatura é um desenho de um personagem da vida real, tal como políticos e artistas. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo. A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura. Diz-se que uma boa caricatura pode ainda captar aspectos da personalidade de uma pessoa através do jogo com as formas
A ironia é a disparidade entre a expressão e a intenção: quando um locutor diz uma coisa mas pretende dizer outra coisa, ou então quando um significado literal é contrário para atingir o efeito desejado. É também a arte de ridicularizar alguém ou alguma coisa, com intuito de se obter uma reação do leitor, do ouvinte ou do interlocutor.
A sátira é uma técnica literária ou artística que ridiculariza um determinado tema (indivíduos, organizações, estados), geralmente como forma de intervenção política ou outra, com o objectivo de provocar ou evitar uma mudança.
A ambigüidade é a duplicidade de sentido em uma construção, ela pode ser proposital ou inconsciente ou, ainda, dar-se por mero descuido do falante ou do escritor ao organizar as palavras do enunciado. O uso proposital da ambigüidade é comum na poesia e também na linguagem informal, sobretudo no cotidiano do registro falado de uma língua (em brincadeiras, insinuações, trocadilhos e jogos de palavras).
A paródia imita outra forma de arte, de uma forma exagerada, para criar um efeito cómico, ridicularizando, geralmente, o tema e estilo da obra parodiada. A paródia é imitativa por definição. O principal objectivo da sátira é político, social ou moral - e não cómico.
Fonte: www.pt.wikipedia.org

Lula 2

Avaliação

Professor: com base na charge VII, solicite aos alunos a leitura interpretativa da charge.

Roteiro de leitura:

2) Quais são os personagens apresentados na charge?
3) Observe o alimento do qual cada personagem se nutre e reponda:
a) Qual a principal fonte de energia do Popai? E do Pateta?
b) Qual é o alimento do terceiro personagem retratado na charge?
4) O que significa a sigla SL, estampada na vestimenta do terceiro personagem?
5) Relacione os dois primeiros personagens ao último, colocando em foco o alimento e a função que de cada um.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

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Opiniões

  • Maria Anália Pinheiro de Lima, Secretaria Municipal da Educação , Ceará - disse:
    analiapinheiro@yahoo.com.br

    17/11/2012

    Cinco estrelas

    As sugestões são interessantes. Conduz os estudantes a uma reflexão importante na construção de consciência crítica.


  • Isabela Almeida, IF Baiano , Bahia - disse:
    izzalmeida@gmail.com

    18/05/2010

    Cinco estrelas

    Material completo e útil, que também pode ser adaptado para o trabalho com séries do Ensino Médio.


  • Viviane Maria Leal, E.M. EDITH CASTRO DOS SANTOS , Rio de Janeiro - disse:
    vivianeleal7@hotmail.com

    28/04/2010

    Cinco estrelas

    <MUito bom!!! Ideias e propostas interessantes que incentivam os nossos alunos e torna a aula mais dinâmica. Parabéns!!!


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