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Conhecendo a cidade

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a história de sua cidade.

Desenvolver a noção de espaço e tempo.

Identificar mudanças e permanências numa paisagem.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada atividade
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento

Para essa aula, exemplificamos um estudo acerca de uma das cidades brasileiras. Nesse caso específico, sugerimos o estudo sobre Natal-RN. Ressaltamos que as atividades aqui propostas são sugestões que deverão ser adequadas para a realidade local, de cada região. 

A atividade será estruturada a partir da leitura de um livro sobre a história da cidade. O(A) professor deverá ler a história " Natal a Noiva do Sol" da escritora Clotilde Tavares, publicado pela Editora Cortez. Caso na escola não tenha esse livro, o(a) professor(a) poderá ler outro e/ou pesquisar informações históricas sobre a fundação da cidade.

Após a leitura e discussão do texto, o(a) professor(a) poderá propor o desenho, representando acontecimentos/fatos da história da cidade. Depois organizará um painel com os desenhos dos alunos e fotos antigas pesquisadas em sites e livros, documentários, livros didáticos de História do estado em que a cidade está localizada.

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Sinopse do Livro

Natal, a noiva do sol,  conta a trajetória de uma cidade marcada por massacres, alegrias, religiosidade, traição, luta e liberdade. As brilhantes ilustrações intensificam a qualidade do livro. Embora com cara provinciana, Natal provou coca-cola, chiclete e dançou swing antes de muitas cidades maiores do que ela. E, com orgulho, apresenta-nos seu ilustre filho: Luís da Câmara Cascudo que divulgou o nosso folclore e a nossa cultura popular para o mundo.


2º Momento

O(A)  professor(a) deverá providenciar um retroprojetor para que os alunos possam vizualizar melhor as fotos antigas e atuais da cidade. Ao passar os slides com as fotos, o(a) professor(a) propõe a observação das fotos, questionando o grupo, por exemplo:

  • Qual espaço de nossa cidade podemos ver na foto 1?
  • O que tinha nesse espaço alguns anos atrás?
  • Observe a foto 2 e novamente a foto 1. O que mudou ou permanece nesse espaço? 

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Depois, o(a) professor(a) inicia uma conversa sobre as fotos, perguntando se os alunos conhecem alguns dos lugases observados. Após o desenho, o professor organiza com as crianças um quadro comparativo apresentando as mudanças e permanências nos espaços observados, nas fotos. Durante o momento de exposição das fotos, (o) professor(a) deverá falar sobre a história da cidade, como era aquele espaço, apontando as mudanças.

Outra opção é levar os alunos para uma sala onde tenha computador com acesso a internet, para pesquisar informações  sobre a sua cidade. 

Para visualizar fotos da cidade acessar link abaixo:

www.natal.rn.gov.br/fotos/view.php?gal=antigas

www.natal.rn.gov.br/fot os/view.p hp?gal=culturais

   O(A) professor(a) propõe como atividade de casa uma pesquisa sobre o nome da cidade. No dia seguinte, o(a)  professor(a) organiza um momento para as crianças apresentarem o resultado de sua pesquisa. As informações escritas poderão ser organizadas em forma de "CURIOSIDADES" num cartaz.

Recursos Complementares

Sugestão de texto informativo sobre a história da cidade.

História

Tudo começou com as Capitanias Hereditárias quando o Rei de Portugal Dom João III, em 1530, dividiu o Brasil em lotes. As terras que hoje correspondem ao Rio Grande do Norte couberam a João de Barros e Aires da Cunha. A primeira expedição portuguesa aconteceu cinco anos depois com o objetivo de colonizar as terras. Antes disso, os franceses já aportavam por aqui para contrabandear o pau-brasil. E esse foi o principal motivo do fracasso da primeira tentativa de colinização. Os índios potiguares, ajudavam os franceses a combater os colonizadores, impedindo, a fixação dos portugueses em terras potiguares.

Passados 62 anos, em 25 de dezembro de 1597, uma nova expedição portuguesa, desta vez comandada por Mascarenhas Homem e Jerônimo de Albuquerque, chegou para expulsar os franceses e reconquistar a capitania. Como estratégia de defesa, contra o ataque dos índios e dos corsários franceses, doze dias depois os portugueses começam a construir um forte que foi chamado de Fortaleza dos Reis Magos, por ter sido iniciada no dia dos Santos Reis. O forte foi projetado pelo Padre Gaspar de Samperes, o mesmo arquiteto que projetou a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação.

Concluído o forte, logo se formou um povoado que, segundo alguns historiadores, foi chamado de Cidade dos Reis. Depois, Cidade do Natal. O nome da cidade é explicado em duas versões: refere-se ao dia que a esquadra entrou na barra do Potengi ou a data da demarcação do sítio, realizada por Jerônimo de Albuquerque no dia 25 de dezembro de 1599.

Com o domínio holandes, em 1633, a rotina do povoado que começa evoluir foi totalmente mudada. Durante 21 anos, o forte passou a se chamar Castelo de Keulen e Natal Nova Amsterdã. Com a saída dos Holandeses, a cidade volta a normalidade. Nos primeiros 100 anos de sua existência, Natal apresentou crescimento lento. Porém, no final do século XIX, a cidade já possuia uma popuala ção de mais de 16 mil habitantes.

A partir de 1922, o desenvolvimento de Natal ganhou rítmo acelerado com o aparecimento das primeiras atividades urbanas. Pela sua posição geográfica privilegiada é o ponto das Américas mais próximo da Europa, na IIº. Grande Guerra Mundial, já no século XX, serviu de base militar para os nortes americanos, ganhando are s de metrópole interna cional, transformando definitiv amente Natal e a cidad e teve seu nome conhec ido por milhões de ci dadãos pelo mundo.

Nos anos pós-guerra a cidade continuaria a s e desenvolver e sua população cresceria , mas só alguns anos mais tarde é que esse quadro mudaria definitivame nte. Foi no ini cio da década dos anos 80 com a construção da Via Costeira este um marco importante. São 10 km de praias com uma excelente rede de hotéis entre as Dunas e o Mar.

Fonte:http://www.natal.rn.gov.br/natal/ctd-669.html

Avaliação

Avaliar se (a) aluno (a) é capaz de:

Identificar mudanças e permanências na paisagem e espaço observado.

Relatar oralmente e por escrito aspectos da fundação da cidade.

Selecionar informações sobre o tema em estudo.

Opinião de quem acessou

Duas estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • thilia, particular , São Paulo - disse:
    tmmnascimento@hotmail.com

    25/10/2012

    Três estrelas

    uso para norteamento de um projeto sobre conhecendo minha cidade para o pré II.


  • ANDRÉ, ANDRE ESCULTURAS E ARTES , Rio Grande do Norte - disse:
    kennedy_fr@hotmail.com

    04/03/2011

    Uma estrela

    COMO DAR OPINIÃO, SE NÃO ABREM AS FOTOS?


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