30/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Vida sociofamiliar e comunitária |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Trabalhar o respeito à diversidade;
Ampliar a fluência na leitura e interpretação de textos;
É necessário que as crianças:
Sugiro dois livros que podem ser utilizados para introduzir a discussão:
Na minha escola todo mundo é igual e/ou Tudo bem ser diferente (ver os “Recursos Complementares”).
Comece lendo para seus alunos este texto. Depois permita que todos discutam e problematizem a questão das diferenças humanas dentro da escola a partir da análise de uma das histórias contadas.
Agora, as crianças precisam realizar a leitura de um texto informativo sobre um tema específico. Construí este texto sobre a diabetes por possuir um aluno nesta condição em minha sala de aula, mas nada impede que você extrapole ou adapte o assunto para a sua realidade.
O QUE É A “DIABETES INFANTIL”
HÁ UMA GRANDE CHANCE DE VOCÊ CONHECER ALGUÉM COM DIABETES, OU DIABETES MELLITUS*, ESTA PESSOA POSSIVELMENTE É ALGUÉM QUE PRECISA TOMAR INSULINA TODOS OS DIAS PARA CONTROLAR A DOENÇA.
A DIABETES É UMA DOENÇA QUE OCORRE QUANDO UM ÓRGÃO DO CORPO HUMANO CHAMADO PÂNCREAS NÃO PRODUZ INSULINA SUFICIENTE, OU QUANDO O CORPO NÃO PODE USAR A INSULINA QUE ELE PRODUZ.
A INSULINA É ALGO PRODUZIDO EM NOSSO ORGANISMO QUE ARMAZENA OS NUTRIENTES LOGO APÓS UMA REFEIÇÃO, DIMINUINDO ASSIM AS CONCENTRAÇÕES DE GLICOSE (QUE É UMA ESPÉCIE DE AÇÚCAR), NA CORRENTE SANGÜÍNEA.
COMO A DIABETES É UMA DOENÇA QUE AFETA A HABILIDADE DO CORPO DE USAR GLICOSE, VAMOS COMEÇAR VENDO O QUE É GLICOSE E COMO SEU CORPO A CONTROLA.
GLICOSE É UM AÇÚCAR SIMPLES QUE FORNECE ENERGIA PARA TODAS AS CÉLULAS DO SEU CORPO. AS CÉLULAS USAM A GLICOSE DO SANGUE E A QUEBRAM PARA OBTER ENERGIA. ALGUMAS CÉLULAS, COMO AS CÉLULAS CEREBRAIS E AS CÉLULAS SANGÜÍNEAS VERMELHAS, DEPENDEM SOMENTE DA GLICOSE, QUE É COMO SE FOSSE UMA ESPÉCIE DE COMBUSTÍVEL. A GLICOSE DO SANGUE VEM DO ALIMENTO QUE VOCÊ COME.
QUANDO A CRIANÇA POSSUI DIABETES É EXTREMAMENTE IMPORTANTE ACOMPANHAR OS NÍVEIS DE AÇÚCAR NO SANGUE DAS CRIANÇAS ALÉM DISSO, É NECESSÁRIO ACOMPANHAR A HORA DA REFEIÇÃO E EXERCÍCIOS FÍSICOS.
ALGUMAS CRIANÇAS NASCEM COM DIABETES, OUTRAS A DESENVOLVEM AO LONGO DA VIDA E, EM ALGUNS CASOS, A CULPA É DO EXCESSO DE COMIDAS GORDUROSAS OU CHEIAS DE AÇÚCAR COMO BISCOITOS RECHEADOS, BALAS, DOCES. ETC.
POR ISTO TODAS AS CRIANÇAS DEVEM TER UMA ALIMENTAÇÃO QUE NÃO EXAGERE NOS DOCES E QUE TENHA FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS E SEMPRE PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS PARA SER UMA CRIANÇA SAUDÁVEL E FELIZ!
* VOCÊ SABIA QUE O NOME "DIABETES MELLITUS" SIGNIFICA "URINA DOCE"?
ESTE NOME VEM DA GRÉCIA ANTIGA, QUANDO OS MÉDICOS EXPERIMENTAVAM A URINA DO PACIENTE COMO PARTE DO DIAGNÓSTICO.
Texto adaptado dos sites:
http://saude.hsw.uol.com.br/diabete.htm
http://saude.hsw.uol.com.br/tipos-diabetes-infancia.htm
Peça a toda a turma para fazer a leitura do texto silenciosamente, você pode observar neste momento, cada criança, pedindo a ela que faça a leitura em voz alta para você. Observe e avalie a fluência da leitura de cada criança.
Professor(a), você pode discutir coletivamente a importância de se respeitar crianças diferentes, a observação e respeito aos limites do outro, a importância de ter uma alimentação saudável e balanceada, a vida em sociedade e a solidariedade como forma de tornar o mundo melhor.
Permita que as crianças falem bastante, discutam as informações e argumentações que umas fazem em relação à fala das outras. Seja um mediador e finalize sintetizando e recapitulado tudo que as crianças aprenderam com esta aula.
Reprodução de textos para cada criança.
Um livro que discuta a temática da diversidade social, ex:
• NA MINHA ESCOLA TODO MUNDO É IGUAL. Autoras: ROSSANA RAMOS & PRISCILA SANSON. Editora: Cortez.
• TUDO BEM SER DIFERENTE. AUTOR: TODD PARR .EDITORA: PANDA BOOKS
Professor(a), nesta atividade você pode avaliar a fluência da leitura e interpretações do texto individualmente e coletivamente, o respeito aos colegas e organização para realizar uma atividade de leitura e interpretação.
Observe as reflexões, construções e desconstruções de impressões sobre questões de inclusão e concepções de sociedade que as crianças demonstram em seus diálogos durante esta atividade.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasO TEXTO É CLARO, OBJETIVO E CHEIO DE INFORMAÇÕES. A PARTIR DELE, PODE-SE TRABALHAR VÁRIAS OUTRA ÁREAS DO CONHECIMENTO. AMEI!
24/03/2010
Cinco estrelasA proposta dessa aula é excelente, pode ser muito importante para trabalhar o tema da inclusão, e também da saúde, principalmente, o aspecto da solidariedade com os alunos que tenham Diabetes. Pode trazer um importante momento de reflexão, gostei muito.