Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Passeio pela cidade

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Tempo e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Valorizar o patrimônio histórico de sua cidade.

Conhecer os pontos turísticos da cidade.

Desenvolver a noção de espaço e tempo.

Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos cada atividade.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades de observar, organizar e registrar informações. Os lugares da cidade.

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA :  Conhecendo pontos turísticos da cidade.

 Ressaltamos que as atividades aqui propostas são sugestões que deverão ser adequadas para a realidade local, de cada região.

Para essa aula o(a) professor(a) deverá marcar a visita em alguns  pontos turísticos da cidade com antecedência. No dia da aula, as crianças deverão levar máquina fotográfica, lápis grafite, borracha, uma prancheta pequena e folhas de papel ofício ou bloco de anotações. 

Antes de sair com as crianças para a aula-passeio, organize os grupos orientando-os o que observar nos lugares visitados, por exemplo: arquitetura, objetos, localização; bem como ouvir com atenção as explicações do guia turístico do local e anotar/desenhar as informações que acharem importante. O passeio pode ser realizado na parte antiga da cidade, em prédios antigos,  museus, casarões, igrejas, teatros e praças.

undefined

Memorial Câmara Cascudo

Fonte:www.natal.rn.gov.br/fotos/view.php?gal=culturais&pag=6 

undefined

Casa de Câmara Cascudo

Fonte:www.natal.rn.gov.br/fotos/view.php?gal=culturais&pag=6 

undefined

Igreja de Nossa Sra. da Apresentacao - Antiga Catedral 

Fonte:www.natal.rn.gov.br/fotos/view.php?gal=culturais&pag=6

undefined

Teatro Alberto Maranhão

Fonte:olhares.com/teatro_alberto_maranhao_foto648049.html

undefined

fonte:www.gostodeler.com.br/materia/87/Forte_dos_Reis_.html

2ª AULA: Registro da aula-passeio

Após a aula passeio, o(a) professor(a) inicia uma conversa com as crianças retomando o que viram nos lugares visitados. Solicita a leitura das informações que eles anotaram durante a aula-passeio. Depois solicita que cada grupo organize um cartaz com as informações e desenhos. Durante a conversa com as crianças, retome a necessidade de preservar o patrimônio histórico da cidade. Quando as  fotos retiradas pelas crianças durante a aula-passeio, forem reveladas o(a) professor(a) poderá organizar uma exposição com as fotos e o cartaz de cada grupo contextualizando com informações sobre os monumentos históricos da  cidade.

Recursos Complementares

Avaliação

Com essa aula o(a) professor poderá observar se o(a) aluno(a):

Conhece aspectos da história da cidade.

Reconta oralmente e por escrito a história de alguns pontos túristicos da cidade.

Colaborou com o grupo durante a aula-passeio.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ANDREA BATISTA DOS SANTOS, CIEP 338-ESCOLA MUNICIPALIZADA CÉLIA RABELO , Rio de Janeiro - disse:
    andrea.batistadossantos201@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Colega Elba, É de suma importância a valoração dos pontos ( sejam turísticos ou não) que reportam à nossa história. Gostei da sua aula e aproveito para sugerir que construa junto com sua turma propostas de preservação desses ambientes e posteriormente produzam folders, planfetos e cartazes para serem distribuídos em próxima visita. Um forte abraço, Andrea Batista


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.