17/12/2009
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Tempo e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Valorizar o patrimônio histórico de sua cidade.
Conhecer os pontos turísticos da cidade.
Desenvolver a noção de espaço e tempo.
Habilidades de observar, organizar e registrar informações. Os lugares da cidade.
Ressaltamos que as atividades aqui propostas são sugestões que deverão ser adequadas para a realidade local, de cada região.
Para essa aula o(a) professor(a) deverá marcar a visita em alguns pontos turísticos da cidade com antecedência. No dia da aula, as crianças deverão levar máquina fotográfica, lápis grafite, borracha, uma prancheta pequena e folhas de papel ofício ou bloco de anotações.
Antes de sair com as crianças para a aula-passeio, organize os grupos orientando-os o que observar nos lugares visitados, por exemplo: arquitetura, objetos, localização; bem como ouvir com atenção as explicações do guia turístico do local e anotar/desenhar as informações que acharem importante. O passeio pode ser realizado na parte antiga da cidade, em prédios antigos, museus, casarões, igrejas, teatros e praças.
Fonte:www.natal.rn.gov.br/fotos/view.php?gal=culturais&pag=6
Fonte:www.natal.rn.gov.br/fotos/view.php?gal=culturais&pag=6
Igreja de Nossa Sra. da Apresentacao - Antiga Catedral
Fonte:www.natal.rn.gov.br/fotos/view.php?gal=culturais&pag=6
Fonte:olhares.com/teatro_alberto_maranhao_foto648049.html
fonte:www.gostodeler.com.br/materia/87/Forte_dos_Reis_.html
Após a aula passeio, o(a) professor(a) inicia uma conversa com as crianças retomando o que viram nos lugares visitados. Solicita a leitura das informações que eles anotaram durante a aula-passeio. Depois solicita que cada grupo organize um cartaz com as informações e desenhos. Durante a conversa com as crianças, retome a necessidade de preservar o patrimônio histórico da cidade. Quando as fotos retiradas pelas crianças durante a aula-passeio, forem reveladas o(a) professor(a) poderá organizar uma exposição com as fotos e o cartaz de cada grupo contextualizando com informações sobre os monumentos históricos da cidade.
Com essa aula o(a) professor poderá observar se o(a) aluno(a):
Conhece aspectos da história da cidade.
Reconta oralmente e por escrito a história de alguns pontos túristicos da cidade.
Colaborou com o grupo durante a aula-passeio.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Três estrelasColega Elba, É de suma importância a valoração dos pontos ( sejam turísticos ou não) que reportam à nossa história. Gostei da sua aula e aproveito para sugerir que construa junto com sua turma propostas de preservação desses ambientes e posteriormente produzam folders, planfetos e cartazes para serem distribuídos em próxima visita. Um forte abraço, Andrea Batista