30/11/2009
Ana Letícia Lima Guedes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
- Pesquisar parlendas conhecidas pelos colegas de turma e funcionários da escola.
- Anotar informações importantes para a apresentação da pesquisa, como por exemplo: nome do entrevistado, sua ocupação, data da pesquisa, e a parlenda dita pelo entrevistado,...
- Entrevistar pessoas da escola de maneira cordial e atenciosa.
- Conhecer o conceito de parlenda , como de uma brincadeira cantada.
Exemplificando:
“O/A (nome da criança) roubou pão na casa do João.
Assaltou a geladeira e levou tudo na mão.
Quem eu? Tu sim!
Eu não! Então quem foi?”
- Preparar os alunos para entrevista, de forma que abordem as pessoas com jeito, explicando a proposta da atividade
- prancheta com lápis e papel
- folha de papel A3
- material para colorir (lápis de cor, giz de cera, guache, etc.)
Organizar com a turma uma pesquisa entre eles e com funcionários da escola. Primeiro separar a turma em pequenos grupos, distribuir uma prancheta com lápis e papel (ou um bloquinho) e pedir aos grupos que perguntem aos colegas e funcionários da escola se conhecem uma parlenda. Os grupos irão escrever o nome do entrevistado, o que faz na escola (sua função) e a parlenda ditada por ele. Será necessário marcar o tempo para a realização da pesquisa, no máximo 30 minutos, pedir o retorno dos grupos para que apresentem a leitura da parlenda pesquisada.
Será possível que algumas pessoas entrevistadas, desconheçam o significado de uma parlenda. Então os alunos poderiam explicar.
Outros exemplos de parlendas:
"Rei, capitão,
soldado, ladrão,
moça bonita
do meu coração."
"Meio-dia,
panela no fogo,
barriga vazia;
macaco torrado
que vem da Bahia;
panela de doce
para dona Maria."
"Lá em cima do piano
Tem um copo de veneno
Quem bebeu, morreu
O culpado não fui eu.
Lá na rua vinte e quatro
A mulher matou um gato
Com a sola do sapato
O sapato estremeceu
A mulher morreu
O culpado não fui eu."
Aproveite para fazer um levantamento de dados sobre a pesquisa e monte uma tabela com os alunos, desde a parlenda mais conhecida até a menos citada.
Depois, peça à turma que escolha algumas parlendas para serem escritas no quadro pelo professor e copiadas por todos numa folha A3. Neste momento, o professor poderá rever algumas regras ortográficas já trabalhadas com os alunos e trabalhar outras que sejam necessárias: (r/rr, s/z, u/l) Ao final da cópia, sugira ao grupo que ilustrem as parlendas e faça uma exposição no mural da sala de aula.
Os alunos geralmente adoram ler parlendas por causa das rimas e dos versos sonoros, semelhantes a uma leitura cantada. Aproveite este momento de troca e descontração para trabalhar a leitura em voz alta ou se preferir um jogral bem animado.
Peça aos alunos que digam o que observaram nas parlendas apresentadas e escreva no quadro o que disserem com as palavras deles, para que possam copiá-las depois no caderno.
Imaginamos que os alunos possam sugerir algo como:
Nós observamos que as parlendas apresentam palavras com rimas e parece que estamos cantando quando lemos.Avalie com o grupo as impressões que tiveram sobre a realização da pesquisa: se foram importante as anotações realizadas, se ouviram com a atenção necessária para anotar o que era dito pelo entrevistado e se o tempo proposto foi suficiente.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!