06/12/2009
Ana Letícia Lima Guedes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
- Identificar quando as palavras são escritas juntas ou separadas.
- Perceber a função do espaço entre as palavras para a compreensão dos versos.
- Observar quando termina uma palavra e começa a outra.
Pesquisar algumas quadrinhas da nossa cultura popular. As quadrinhas são pequenos poemas que as pessoas sabem de cor e ensinam umas às outras.
Cada dupla irá receber uma quadrinha pesquisada para recitar.
Só que as palavras das quadrinhas estarão escritas juntas e o desafio será separá-las.
Ex: Vocês pesquisaram várias quadrinhas, com seus familiares e amigos, eu (professora) digitei no computador para não esquecer, mas na pressa, não notei que as palavras estavam todas grudadas.
A missão de cada dupla é descobrir onde começa e termina cada palavra, ou se escreve junto ou separado e copiar os versinhos das quadrinhas na folha pautada.
Batatinhaquandonasceespalhaaramapelochão
Omeninoquandodormepuxaacamaecainochão
Soupequeninacriança mimosa
Tragonasfacesascoresdarosa
Mandeifazerumbarquinhodacascadocamarão
Obarquinhosaiupequenosócoubemeucoração
http://www.jangadabrasil.com.br/revista/novembro96/ca96011a.asp
Pedir a turma sugestões para separar as palavras, por exemplo: colorir cada palavra de uma cor diferente, recortar ou separar com barras (/).
O trabalho em dupla servirá para que os alunos possam confrontar suas ideias e refletir antes de concluir a atividade. Também será interessante, estimular a conversa entre outras duplas para descobrir quais as maneiras utilizadas para descobrir onde começa e onde termina cada palavra da quadrinha.
O professor corrigirá as quadrinhas, escrevendo no quadro e aproveitará para perguntar : “Por quê?” Em seguida, irá sugerir que os alunos digam se concordam ou não com a resposta dada pela dupla. Desta forma, as crianças se apropriam dos critérios de segmentação e regularidades observadas.
Realize um sorteio das quadrinhas trabalhadas e cada dupla irá ler ou recitar para o restante da turma. Prepare um espaço diferente, pode ser no pátio da escola, debaixo da sombra de uma árvore ou no teatro da escola. O importante será fazer deste momento algo de especial e divertido para os alunos.
Professor, se desejar grave ou filme os alunos recitando ou se preferir organize um encontro com os familiares dos alunos para recitarem quadrinhas, resgatando assim a nossa cultura popular.
Sites para consulta:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadrinha
http://www.jangadabrasil.com.br/revista/julho68/cn68007c.asp
http://www.terrabrasileira.net/folclore/manifesto/poesia.html
Livros:
Castelinho Magico De Trovas - Livro/cd – Dulce Auriemo – D.A. Produções Artist.
O tesouro das cantigas para crianças vol. 2 - Ana Maria Machado –Nova Fronteira.
Meu Livro de Trovas - Albertina Moreira Pedro - Scortecci Editora.
Folclore Brasileiro Infantil – Celia Ruiz Ibanez e outros – Girassol.
O professor avaliará a participação dos alunos através das respostas orais e escritas e principalmente as hipóteses sugeridas por cada dupla, na resolução da missão.
Desta forma será possível, elaborar outras atividades de segmentação de palavras ou de ortografia. Isto dependerá das respostas observadas, durante a correção do desafio.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!